HORÁRIO DE ATENDIMENTO De segundas às sextas-feiras,
das 7h30min às 11h30min, 13h às 17h

É nesta sexta-feira a escolha das Soberanas de Teutônia

Onze candidatas concorrem à corte de Teutônia

7 de novembro, 16h30min

Larissa Santos
Onze candidatas concorrem à corte de Teutônia
Onze candidatas concorrem à corte de Teutônia

A comunidade de Teutônia saberá nesta sexta-feira, dia 8 de novembro, a partir das 20h, na Associação Pró-Desenvolvimento Languiru, no Bairro Centro Administrativo, quem serão as novas soberanas que terão como missão representar o município no biênio 2020-2021. E a semana que antecede a escolha está sendo de intensa preparação para as 11 candidatas que concorrem à corte, composta por rainha e duas princesas.
Na terça-feira, dia 5, no auditório da CIC, aconteceu uma roda de conversa sobre etiqueta contemporânea com a consultora de imagem e professora e coordenadora do curso de Design de Moda da Universidade do Vale do Taquari (Univates), Josiane da Costa. Na oportunidade, a consultora explicou sobre comportamento social, imagem, etiqueta e deu dicas de passarela e tudo que envolve o mundo de soberanas. Josiane já foi rainha da Expovale, em 2008. Ainda, as atuais princesas de Teutônia, Maiara Datch e Adriane Redecker, responderam dúvidas das candidatas e contaram um pouco sobre suas experiências e vivências durante e após a escolha das soberanas.

Foto: Larissa Santos
Roda de conversa sobre etiqueta contemporânea também integrou a preparação das candidatas
Foto: Larissa Santos
Atuais soberanas também conversaram com as candidatas

Na quarta-feira, dia 6, também na CIC, foi realizado o teste cultural, que compõe 40% da nota do concurso. Assuntos como cooperativismo, saneamento básico, turismo e sustentabilidade, voluntariado e canto coral foram abordados pelo corpo de jurados formados por Rudimar Landmeier, Leandro Arenhart, Margarete Mallmann, Rosita Schneider, Lucas Brune e Isabel Schaeffer. As candidatas tinham até 10 minutos para mostrar, de forma clara e coesa, seu conhecimento a cerca do tema sorteado e perguntas realizadas pelos jurados.
Antes do teste cultural, o prefeito de Teutônia, Jonatan Brönstrup, desejou boa sorte às 11 meninas que concorrem ao título de soberanas. “Independente do trio escolhido, sintam-se todas convocadas a representar o município, por onde passarem. Que a nova corte utilize, no decorrer do seu reinado, todos os aprendizados que tiveram durante as etapas do concurso”, frisou.

Foto: Larissa Santos
Teste cultural ocorreu nesta quarta-feira
Foto: Larissa Santos
Prefeito conversou com as candidatas antes do teste cultural

Na quinta-feira, dia 7, pela tarde, foi realizado um mini curso de maquiagem, ministrada pela maquiadora Patricia Perin. A carreata com as candidatas a nova corte e as atuais soberanas pelas principais ruas de Teutônia, prevista para esta quinta-feira, foi cancelada devido à instabilidade do clima.
E a noite desta sexta-feira, dia 8, promete ser grandes emoções. Já no início do evento, às 20h, o público será recepcionado pela Orquestra Jovem e Coral Municipal Infanto-Juvenil do município. Haverá ainda, apresentações artísticas do grupo de danças Movimentu’s, solo de Bernardo Hunecke com seu sax e, para finalizar, acústico com Vini Bilhar. O desfile das candidatas e o anúncio da nova corte acontecerá durante a noite.
A primeira-dama Jaqueline Musskopf, explica que todas as atividades realizadas foram pensadas de forma com que pudessem servir de aprendizado, não só para o concurso, mas para a vida. Ela ainda comenta que ser soberana é representar muito mais do que beleza e simpatia. “É conhecer a história de Teutônia. É saber do compromisso e da seriedade que os cargos exigem. É ser o reflexo dos teutonienses, um povo alegre, hospitaleiro, forte, humilde e trabalhador”, completa.

CRÉDITOS DO TEXTO: Larissa Santos