HORÁRIO DE ATENDIMENTO De segundas às sextas-feiras,
das 7h30min às 11h30min, 13h às 17h

Em 2019, 5.866 embalagens de agrotóxicos foram recolhidas

As embalagens serão destinadas corretamente, evitando que as mesmas fossem descartadas ao aterro sanitário

28 de junho, 11h07min

Édson Luís Schaeffer
Recolhimento de embalagens de agrotóxicos ocorreu entre os dias 12 e 14 de junho
Recolhimento de embalagens de agrotóxicos ocorreu entre os dias 12 e 14 de junho

Entre os dias 12 e 14 de junho, ocorreu mais uma edição do recolhimento de embalagens de agrotóxicos tríplice-lavadas no interior de Teutônia. A ação foi coordenada pela Fundação Pró-Rio Taquari e executada pela Cooperativa Languiru, com o apoio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Emater/RS-Ascar e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
Neste ano, foram recolhidas 5.866 embalagens de agrotóxicos nos 16 pontos de coleta, em propriedades e entidades que cederam seus espaços por algumas horas, para que o recolhimento pudesse ocorrer. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente agradece a todos que entregaram suas embalagens tríplice-lavadas nos pontos de coleta. “Ficamos muito gratos, pois demonstra que há um comprometimento da população, devido à quantidade recolhida e do comprometimento na realização da tríplice-lavagem em 4.966 embalagens, pois tal medida é muito importante para a destinação correta deste tipo de resíduo”, ressaltam Márcio Mügge e Nara Regina Nichterwitz, secretário e subsecretária da pasta, respectivamente.
O recolhimento contemplou todas as localidades e evitou o descarte incorreto destas 5.866 embalagens no aterro sanitário. “Temos que reconhecer o belo comprometimento dos nossos produtores, por não enviarem estas embalagens junto com o lixo domiciliar que vai ao aterro sanitário, mas, sim, reservarem estas embalagens para descartar corretamente na data que anualmente é firmada e divulgada. Infelizmente, muitas embalagens de agrotóxicos ainda vão parar no aterro sanitário. Por isso, muito obrigado aos agricultores que deram exemplo, destinando corretamente estas embalagens”, enaltecem.
A próxima edição do recolhimento das embalagens tríplice-lavadas ocorre em 2020, durante o mês de junho. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente solicita aos produtores para que armazenem, desde já, as embalagens, preferencialmente lavadas três vezes, evitando, assim, o descarte incorreto das mesmas.

Foto: Édson Luís Schaeffer
Recolhimento de embalagens de agrotóxicos ocorreu entre os dias 12 e 14 de junho

RECOLHIMENTO DE EMBALAGENS DE AGROTÓXICOS EM TEUTÔNIA

>> Tríplice-lavadas

– Embalagem 1 litro: 2.755
– Embalagem 5 litros: 1.652
– Embalagem 20 litros: 559
– Total tríplice-lavadas: 4.966

>> Embalagens não lavadas

– Embalagem 1 litro: 681
– Embalagem 5 litros: 181
– Embalagem 20 litros: 38
– Total embalagens não lavadas: 900

 

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer