Em época de pandemia, corrente de solidariedade em prol da saúde

Doações da comunidade e de empresas permitem a proteção dos profissionais da saúde e da população que procura atendimento nos postos de saúde

15 de abril, 16h08min

divulgação
Doações são de suma importância para os profissionais de saúde

Desde o final de março, Teutônia tem percebido uma verdadeira corrente de solidariedade em prol da saúde. Diversas doações foram recebidas, como máscaras, luvas, álcool em gel e líquido, aventais e óculos, que permitem a proteção dos profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate ao novo coronavírus (Covid-19), bem como da população que procurar as unidade básicas de saúde.

O prefeito reforça a importância das doações de materiais recebidas até então e que ainda podem ser feitas, que são essenciais para o trabalho das equipes. “Com a união de esforços vamos minimizar o contágio do novo coronavírus no nosso município. E as doações de entidades, empresas e comunidade vão ser fundamentais para que isso ocorra. Com os profissionais de saúde bem protegidos, também se protege a nossa população. O nosso muito obrigado a todos que estão colaborando com esta causa”, agradece.

No dia 24 de março, a Prefeitura disponibilizou o contato de um servidor, que centralizou parte das doações recebidas, retirando-as em várias situações. Empresas, entidades e comunidade doaram diversos materiais, que já estão sendo utilizados pelos profissionais de saúde e que, também, serão de suma importância no Centro Temporário de Atendimento às Doenças Respiratórias, que deve entrar em funcionamento nos próximos dias.

Dentre as doações recebidas, estão:

– Reinigend Química (Teutônia) – 100 litros de álcool gel;

– Piccadilly (com unidade em Teutônia) – 150 máscaras PFF2 e 2.000 luvas de procedimentos;

– Lactalis (com unidade em Teutônia) – 300 litros de álcool 70% glicerinado;

– Adama Brasil (Taquari) – 10 macacões Tyvek;

– Motomecânica Teutocar (Teutônia) – 5 óculos de proteção e 7 máscaras PFF2;

– New Tintas (Colinas) – 15 litros de álcool gel;

– Picky Lanches (Teutônia) – 5 litros de álcool gel;

– Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – 25 protetores faciais;

– entre outras doações.

A Cooperativa Languiru doou 15 pulverizadores à Secretaria de Obras, que está permitindo a sanitização de espaços públicos, visando, também, o combate do novo coronavírus. Além dessas doações, empresas, entidades e voluntários estão confeccionando máscaras para os profissionais de saúde. Dentre as iniciativas envolvidas na confecção das máscaras, estão:

– Confecções Karisma;

– Ruverim Confecções;

– Calçados LDK;

– Equipe de voluntárias da Piccadilly;

– Equipe de voluntárias da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Redentor;

– Equipe de voluntárias da Rede Apostólica Cristã;

– Sindicato dos Municipários de Teutônia.

Devido à grande demanda, não apenas no Município, alguns materiais essenciais para o trabalho das equipes ainda estão em falta ou com poucas unidades em estoque. Assim, a Prefeitura de Teutônia pede a colaboração de empresas e da comunidade, para quem tiver os itens disponíveis para doação, que entre em contato pelo celular (51) 99951-1005, com Valdir Griebeler. Se necessário, servidores da Prefeitura farão o recolhimento.

Dentre os materiais que podem ser doados, estão:

– Máscaras descartáveis;

– Máscaras PFF2 sem válvula ou N95;

– Álcool gel;

– Álcool líquido 70%;

– Avental descartável;

– Óculos de proteção transparente.