HORÁRIO DE ATENDIMENTO De segundas às sextas-feiras,
das 7h30min às 11h30min, 13h às 17h

Em julho, 1.670 jovens luteranos se reunirão em Teutônia

28 de junho, 15h36min

De 22 a 27 de julho, Teutônia recebe um dos maiores eventos voltados aos jovens da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB): o Congresso Nacional da Juventude Evangélica (Congrenaje), que ocorre em sua 24ª edição. O encontro será realizado na Associação dos Funcionários da Cooperativa Languiru, no Bairro Languiru, e reunirá, pelo menos, 1.670 jovens de todo o Brasil. Representantes de mais de 20 países também confirmaram presença.

Nesta semana, o pastor sinodal do Sínodo Vale do Taquari, Gilciney Tetzner, visitou o prefeito de Teutônia, Jonatan Brönstrup, ocasião em que foi entregue o convite oficial, além de apresentação da programação. A visita foi acompanhada pelo subsecretário de Administração, Silvério Brune. A Administração Municipal, através do Departamento de Trânsito dará suporte ao Grito da Juventude Evangélica, que consiste em uma caminhada pelas principais ruas do Bairro Languiru e celebração em frente à Comunidade Martin Luther.

Brönstrup aproveitou a oportunidade para desejar, desde já, as boas vindas a todos os participantes. “Teutônia se orgulha de receber um evento deste porte, reunindo jovens de todo o Brasil. Que todos possam se sentir acolhidos em nossa cidade. Venham se encantar com Teutônia, conhecer nossas belezas”, enalteceu.

O Congrenaje

O Congrenaje, evento que define os rumos da juventude evangélica frente à IECLB, contará com celebrações diárias, palestras, oficinas e debates. A programação do evento é elaborada pelo Conselho Nacional da Juventude, cabendo ao Sínodo apenas questões da infraestrutura e das duas noites culturais, que são abertas à comunidade. Uma das noites estará sob a responsabilidade das escolas da Rede Sinodal de Educação. Na outra, haverá baile típico da região. Na ocasião, haverá apresentações dos grupos folclóricos da Comunidade Evangélica de Estrela, seguidas de baile com a Banda Happy Brass. A programação cultural ainda contará com teatro e atração tradicionalista.

A temática do Congrenaje para este ano é “Vida digna: nosso compromisso”. O lema bíblico de apoio é “Todas as vezes que vocês deixaram de ajudar uma destas pessoas mais humildes, foi a mim que deixaram de ajudar” (Mateus 25.45b). Conforme o pastor sinodal do Sínodo Vale do Taquari, Gilciney Tetzner, a sociedade se acostumou com a ideia de que vida digna é sinônimo de sucesso pessoal, prosperidade, enriquecimento e conforto. “É destacar-se na multidão, ter mais curtidas e seguidores que seus amigos e amigas. Jesus, porém, contrapõe essa lógica ao nos lembrar que vida digna é garantir que a pessoa sedenta tenha água, a faminta seja alimentada, a nua vestida, a presa visitada, a forasteira acolhida, a enferma ajudada e a morta sepultada”, explica.

A temática do congresso também está diretamente relacionada ao contexto brasileiro e, também mundial, de polarização, radicalização de discursos, intolerância e exclusão de minorias. “Em um ano em que se completam 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, discutir com as pessoas jovens o que é vida digna e por que ela é nosso compromisso torna-se não só oportuno como também necessário, pois são pessoas jovens engajadas na denúncia de toda e qualquer forma de injustiça e promotoras de ações de transformação da realidade. Isso é um chamado de Deus”, afirma Tetzner.

Na abertura do evento, no dia 22 de julho, haverá culto ministrado pelo pastor presidente da IECLB, Nestor Paulo Friedrich. No encerramento, dia 27 de julho, também haverá culto, desta vez ministrado pelo pastor sinodal, Gilciney Tetzner. Teutônia foi escolhida como sede do 24º Congrenaje após mobilização de jovens do Vale do Taquari durante o 23º congresso realizado em Timbó (SC) em 2016.

PROGRAMAÇÃO 24º CONGRENAJE

  • 22/07 (domingo)
    9h: chegada, acomodação e credenciamento
    13h: almoço
    14h: programação livre15h: canto
    15h30min: culto e cerimônia oficial de abertura
    18h: intervalo
    19h: jantar
    20h: teatro
    22h: programação livre
    0h: descanso
  • 23/07 (segunda-feira)
    8h: café
    9h: canto
    9h30min: estudo bíblico
    10h30min: estudo do lema
    13h: almoço
    14h: programação livre e oficinas
    15h: canto e separação para os painéis
    15h30min: painéis
    18h: intervalo
    19h: jantar
    20h: dança, orquestra e percussão
    22h: oração da noite
    0h: descanso
  • 24/07 (terça-feira)
    8h: café
    9h: canto
    9h30min: estudo bíblico
    10h30min: estudo do tema
    13h: almoço
    14h: programação livre e oficinas
    15h: canto e separação para os painéis
    15h30min: painéis
    18h: intervalo
    19h: jantar
    20h: Noite Alemã
    22h: oração da noite
    0h: descanso
  • 25/07 (quarta-feira)
    8h: café
    9h: canto
    9h30min: estudo bíblico
    10h30min: espaço dos sínodos e de representantes de outros países
    13h: almoço
    14h: programação livre, oficinas e assembleia
    15h: programação livre e assembleia
    19h: jantar
    20h: atração a ser divulgada
    0h: descanso
  • 26/07 (quinta-feira)
    8h: café
    9h: canto
    9h30min: estudo bíblico
    10h30min: estudo final do tema e do lema (síntese)
    13h: almoço
    14h: programação livre e oficinas
    15h: preparação para o Grito da Juventude
    16h: início do Grito da Juventude
    18h: oração da noite
    19h: jantar
    20h: programação livre
    0h: descanso
  • 27/07 (sexta-feira)
    8h: café
    9h: assembleia coletiva
    10h30min: culto de encerramento
    13h: almoço

Texto: Édson Luís Schaeffer
Foto:  divulgação