HORÁRIO DE ATENDIMENTO De segundas às sextas-feiras,
das 7h30min às 11h30min, 13h às 17h

Em Teutônia, turismo pauta encontro com Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo

Encontro ocorreu nesta sexta-feira, na Lagoa da Harmonia, reunindo lideranças, autoridades regionais e estaduais, empresários e empreendedores do turismo

13 de setembro, 9h45min

Paulo Sérgio Rosa
Encontro ocorreu na Lagoa da Harmonia
Encontro ocorreu na Lagoa da Harmonia

Um dos pontos turísticos mais visitados no Vale do Taquari, a Lagoa da Harmonia, em Teutônia, sediou um encontro com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo nesta sexta-feira, dia 13 de setembro. Na pauta, justamente o turismo no Vale do Taquari, que tem estado em evidência nas últimas semanas, devido aos passeios do trem turístico na Ferrovia do Trigo entre Muçum e Guaporé, mas que beneficiaram toda a região.
O encontro, reuniu que lideranças, autoridades regionais e estaduais, empresários e empreendedores do turismo, fez parte de uma série de agendas do secretário estadual Ruy Irigaray na região. Além de Irigaray, também integraram a comitiva do Estado representantes do Badesul e da Junta Comercial.
O objetivos das agendas foi apresentar à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo o potencial turístico do Vale do Taquari, para que ações possam ser executadas nesta área e projetar a região para todo o Estado e, também, o país. Antes dos pronunciamentos, foi servido almoço aos presentes. No cardápio, o prato típico de Teutônia, o Schweinebraten (assado de porco).

Foto: Paulo Sérgio Rosa
Encontro teve como pauta o turismo regional

O presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Leandro Arenhart, colocou que a região vive um momento único para o turismo. “Somos um lugar de belezas únicas e incríveis. Somos o Vale que possui o passeio de trem mais espetacular do Brasil. Por isso, os empreendedores estão ansiosos e preparados para receber os turistas. Só faltam as ações por parte do Estado para que o turismo no Vale do Taquari cresça e traga cada vez mais renda e valores para a região. Somos um vale acolhedor”, frisou.
O prefeito de Teutônia e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), Jonatan Brönstrup, reforçou que a região tem um grande potencial no que refere ao turismo. “Estamos trabalhando as potencialidades do nosso Vale, para transformá-lo, cada vez mais, num protagonista do desenvolvimento no Estado. Estamos mostrando ao Estado que estamos preocupados com o desenvolvimento econômico e a potencialização das nossas virtudes na área turística. Temos muito o que mostrar. E, por isso, queremos ser enxergados como potencializadores de desenvolvimento no Estado”, enalteceu.
A diretora-presidente do Badesul, Jeanette Halmenschlager Lontra, colocou que a autarquia, agora, possui linhas de crédito voltadas ao turismo. “Estamos num Vale tão fértil, com muitas parcerias em andamento. Estamos trabalhando também muito forte com o turismo, para quem investir nesta área tão importante para o desenvolvimento econômico”, salientou.
O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ruy Irigaray, colocou que o Vale do Taquari já tem se destacado pela sua riqueza cultural. “A principal riqueza do nosso Estado são os imigrantes italianos e alemães, virtude que o Vale possui em sua essência. Onde tem imigrantes, temos locais pujantes. Por isso, acredito no potencial turístico do Vale do Taquari. O trem vem para qualificar o turismo regional, pois toda a região é beneficiada”, frisou.
Irigaray acrescentou que a pasta tem buscado alternativas para atrair investimentos, seja na área econômica, seja no turismo. O secretário colocou ainda que protocolou na Assembleia Legislativa do Estado o projeto de lei que institui a Lei de Incentivo ao Turismo, que é semelhante à Lei de Incentivo à Cultura. “Temos muitas pessoas que querem investir no turismo, mas para isso é preciso recursos e isso é possível através da iniciativa privada”, pontuou.

Foto: Paulo Sérgio Rosa
Secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ruy Irigaray

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer