Em Teutônia, turismo pauta encontro com Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo

Encontro ocorreu nesta sexta-feira, na Lagoa da Harmonia, reunindo lideranças, autoridades regionais e estaduais, empresários e empreendedores do turismo

13 de setembro, 9h45min

Paulo Sérgio Rosa
Encontro ocorreu na Lagoa da Harmonia

Um dos pontos turísticos mais visitados no Vale do Taquari, a Lagoa da Harmonia, em Teutônia, sediou um encontro com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo nesta sexta-feira, dia 13 de setembro. Na pauta, justamente o turismo no Vale do Taquari, que tem estado em evidência nas últimas semanas, devido aos passeios do trem turístico na Ferrovia do Trigo entre Muçum e Guaporé, mas que beneficiaram toda a região.
O encontro, reuniu que lideranças, autoridades regionais e estaduais, empresários e empreendedores do turismo, fez parte de uma série de agendas do secretário estadual Ruy Irigaray na região. Além de Irigaray, também integraram a comitiva do Estado representantes do Badesul e da Junta Comercial.
O objetivos das agendas foi apresentar à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo o potencial turístico do Vale do Taquari, para que ações possam ser executadas nesta área e projetar a região para todo o Estado e, também, o país. Antes dos pronunciamentos, foi servido almoço aos presentes. No cardápio, o prato típico de Teutônia, o Schweinebraten (assado de porco).

Foto: Paulo Sérgio Rosa
Encontro teve como pauta o turismo regional

O presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Leandro Arenhart, colocou que a região vive um momento único para o turismo. “Somos um lugar de belezas únicas e incríveis. Somos o Vale que possui o passeio de trem mais espetacular do Brasil. Por isso, os empreendedores estão ansiosos e preparados para receber os turistas. Só faltam as ações por parte do Estado para que o turismo no Vale do Taquari cresça e traga cada vez mais renda e valores para a região. Somos um vale acolhedor”, frisou.
O prefeito de Teutônia e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), Jonatan Brönstrup, reforçou que a região tem um grande potencial no que refere ao turismo. “Estamos trabalhando as potencialidades do nosso Vale, para transformá-lo, cada vez mais, num protagonista do desenvolvimento no Estado. Estamos mostrando ao Estado que estamos preocupados com o desenvolvimento econômico e a potencialização das nossas virtudes na área turística. Temos muito o que mostrar. E, por isso, queremos ser enxergados como potencializadores de desenvolvimento no Estado”, enalteceu.
A diretora-presidente do Badesul, Jeanette Halmenschlager Lontra, colocou que a autarquia, agora, possui linhas de crédito voltadas ao turismo. “Estamos num Vale tão fértil, com muitas parcerias em andamento. Estamos trabalhando também muito forte com o turismo, para quem investir nesta área tão importante para o desenvolvimento econômico”, salientou.
O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ruy Irigaray, colocou que o Vale do Taquari já tem se destacado pela sua riqueza cultural. “A principal riqueza do nosso Estado são os imigrantes italianos e alemães, virtude que o Vale possui em sua essência. Onde tem imigrantes, temos locais pujantes. Por isso, acredito no potencial turístico do Vale do Taquari. O trem vem para qualificar o turismo regional, pois toda a região é beneficiada”, frisou.
Irigaray acrescentou que a pasta tem buscado alternativas para atrair investimentos, seja na área econômica, seja no turismo. O secretário colocou ainda que protocolou na Assembleia Legislativa do Estado o projeto de lei que institui a Lei de Incentivo ao Turismo, que é semelhante à Lei de Incentivo à Cultura. “Temos muitas pessoas que querem investir no turismo, mas para isso é preciso recursos e isso é possível através da iniciativa privada”, pontuou.

Foto: Paulo Sérgio Rosa
Secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ruy Irigaray