HORÁRIO DE ATENDIMENTO De segundas às sextas-feiras,
das 7h30min às 11h30min, 13h às 17h

Empresa faz sondagem do solo para elaboração do projeto de construção de nova ponte

Sondagem de reconhecimento do solo tem como finalidade possibilitar a elaboração futura do projeto da nova ponte sobre o Arroio Boa Vista

1 de março, 17h15min

Paloma Driemeyer Valandro/AI Westfália
Sondagem é executada pela empresa Geotec Sondagem e Transporte Eireli
Sondagem é executada pela empresa Geotec Sondagem e Transporte Eireli

Nesta semana, mais um importante passo para a construção de uma nova ponte sobre o Arroio Boa Vista, que faz divisa entre os municípios de Westfália e Teutônia, foi dado: a execução da sondagem de reconhecimento do solo. O levantamento foi realizado pela empresa Geotec Sondagem e Transporte Eireli, sendo que o laudo técnico deverá ser emitido até o final da próxima semana.

A execução da sondagem tem o objetivo de, futuramente, possibilitar a elaboração do projeto da nova ponte sobre o Arroio Boa Vista. Nos locais indicados pelos Municípios, a empresa realizou um total de quatro furos com profundidade mínima de dois metros (solo) e cinco metros (rocha), sondagem esta que garantirá a segurança da nova estrutura. Os serviços foram acompanhados pelo secretário de Obras de Westfália, Paulo Bagatini, pelo secretário de Obras de Teutônia, Marcelo Walter, e pelo diretor do Departamento de Trânsito de Teutônia, Carlos Alberto da Silva.

O prefeito de Westfália, Otávio Landmeier, considera este mais um importante passo para a concretização desta obra histórica. “A sondagem é uma etapa fundamental para depois elaborar o projeto da nova ponte. Tenho certeza que esta é uma obra que ficará na história de Westfália e de Teutônia por se tratar de um grande anseio dos moradores próximos e dos motoristas que transitam pelo local com frequência”, enaltece Landmeier, que acompanhou os trabalhos de sondagem na manhã de quarta-feira, dia 27 de fevereiro.

Através do projeto da nova estrutura, a intenção é aumentar a largura (transformando-a em pista dupla, mais uma faixa para pedestres e ciclistas), o comprimento e a altura da ponte. Dessa forma, o bloqueio da via em dias de muita chuva, quando o arroio transborda e passa por cima da ponte, será evitado.

Por mais que os municípios sigam pleiteando recursos federais, a probabilidade de a obra ser executada com recursos próprios é grande. Inclusive, o convênio entre os municípios já irá prever reserva de recursos para a construção da ponte. A previsão é concluir a obra até o final do mandato, no ano de 2020.

Convênio

No mês de janeiro, os municípios de Westfália e Teutônia assinaram convênio para a construção da nova ponte sobre o Arroio Boa Vista, responsável por interligar a localidade de Linha Frank (Westfália) ao Bairro Boa Vista (Teutônia). A atual ponte, construída na década de 50, registra trânsito intenso de veículos no local, tanto para o escoamento da produção quanto para o deslocamento de um município para outro.

O convênio, que prevê as obrigações de cada Município, tem como objetivo a conjugação de esforços visando a construção da nova ponte sobre o Arroio Boa Vista, compreendendo a elaboração de projeto completo de engenharia e de seu respectivo projeto de licenciamento ambiental, bem como a contratação de empreiteira para execução das obras. A celebração do convênio entre as duas Prefeituras foi aprovada pelas Câmaras de Vereadores de Westfália e Teutônia ainda no final de 2018.

Foto: Paloma Driemeyer Valandro/AI Westfália
Previsão é de que a sondagem esteja concluída até o final desta semana – CRÉDITOS DA FOTO: Paloma Driemeyer Valandro/AI Westfália

CRÉDITOS DO TEXTO: Paloma Driemeyer Valandro/AI Westfália