HORÁRIO DE ATENDIMENTO De segundas às sextas-feiras,
das 7h30min às 11h30min, 13h às 17h

Encontro Regional de Saúde Mental amplia e fortalece a discussão sobre a luta antimanicomial

20ª edição do encontro ocorreu em Teutônia e reuniu mais de 1 mil pessoas na Associação dos Funcionários da Cooperativa Languiru

25 de outubro, 15h42min

Édson Luís Schaeffer
Encontro Regional de Saúde Mental ocorreu em sua 20ª edição
Encontro Regional de Saúde Mental ocorreu em sua 20ª edição

Com o tema “A música como dispositivo de cuidado em Saúde Mental”, Teutônia sediou nesta sexta-feira, dia 25 de outubro, o 20º Encontro Regional de Saúde Mental. A programação contou com atividades de integração, show de talentos, além de ampliar e fortalecer a discussão sobre a luta antimanicomial. Mais de 1.000 pessoas de 32 municípios participaram do encontro.
A programação foi organizada pela Comissão do Fórum Regional de Saúde Mental, 16ª Coordenadoria Regional de Saúde e Prefeitura de Teutônia, por meio do Centro de Atendimento em Saúde (Casa) Mental, com apoio das secretarias de Saúde dos 37 municípios abrangidos pela 16ª CRS e demais colaboradores.

Foto: Édson Luís Schaeffer
Encontro Regional de Saúde Mental ocorreu em sua 20ª edição

O Encontro Regional de Saúde Mental do Vale do Taquari ocorre anualmente e, em 2019, está completando 20 anos de existência. Dentre os objetivos estão ampliar e fortalecer a discussão sobre a luta antimanicomial e a reforma psiquiátrica na região e as diferentes formas de cuidado que, ao longo dos anos, foram implantadas/implementadas, bem como promover maior visibilidade para os serviços de Saúde Mental e as ações de promoção de saúde que ocorrem nas cidades da região.
Pela manhã, os participantes foram recepcionados com café e ao som da Orquestra Jovem de Teutônia, evidenciando a tradição musical de Teutônia, e pelo Grupo de Danças Movimentu’s. Em seguida, houve a abertura oficial. O coordenador do Casa Mental, Enrico Neiss, lembrou que era um desejo antigo do serviço sediar o encontro. “E hoje estamos aqui comemorando a vida, a união, a luta pela igualdade, liberdade e cuidado em saúde mental. Que o dia de hoje seja vivido em sua plenitude”, afirmou.

Foto: Édson Luís Schaeffer
Autoridades enalteceram a importância do evento

O coordenador regional de Saúde em exercício da 16ª CRS, Sérgio Luiz Schmidt, destacou a importância do trabalho realizado pelas equipes de saúde mental. “Há muitos anos, no meu tempo de juventude, não tínhamos este tipo de evento. Por isso, quero parabenizar todas as equipes de saúde mental, pois se trabalha com a prevenção. Nossa coordenadoria é referência nacional em saúde mental graças a este trabalho realizado aqui”, colocou.
A coordenadora regional de Saúde Mental da 16ª CRS, Ariane Jacques Arenhart, da mesma forma, enalteceu o trabalho de saúde mental. “Cada momento que nós vamos viver aqui, cada sorriso que vamos receber dessas pessoas compensa todo o trabalho que realizamos. Se faz saúde mental com muitas mãos. A prova disso é que chegamos a este vigésimo encontro. Parece que 20 anos passaram num piscar de olhos, mas sabemos que é um trabalho árduo”, ressaltou.

Foto: Édson Luís Schaeffer
Autoridades enalteceram a importância do evento

O prefeito de Teutônia, Jonatan Brönstrup, destacou a grandeza do evento. “Somos todos diferentes. Uns precisam de suporte e apoio maior, outros menos. É igual a uma banda. Um instrumento se diferencia do outro. Mas, todos juntos, formam uma bonita melodia. E é exatamente isso que está acontecendo aqui hoje. As diferenças estão fazendo com que Teutônia tenha um evento histórico”, sublinhou.
Em seguida, houve o Show de Talentos. Foi a oportunidade dos usuários dos serviços de saúde mental mostrarem os seus talentos na música, dança, teatro entre outras manifestações. Já durante a tarde, iniciou o baile, marcando, com chave de ouro, a integração e os 20 anos do Encontro Regional de Saúde Mental.

Foto: Édson Luís Schaeffer
Show de Talentos foi um dos destaques da programação
Foto: Édson Luís Schaeffer
Show de Talentos foi um dos destaques da programação
Foto: Édson Luís Schaeffer
Show de Talentos foi um dos destaques da programação

O encontro foi dirigido para a comunidade, profissionais de saúde, gestores municipais, usuários dos serviços de saúde mental e seus familiares e equipes de outras secretarias que realizam o trabalho de intersetorialidade com a saúde. A média de público desses encontros tem sido de 1.100 pessoas, o que não foi diferente em Teutônia este ano.

Saiba mais

O Encontro Regional de Saúde Mental nasceu em 2000, quando, em Lajeado, um grupo de 30 pessoas se reuniu para discutir e pensar temas como “O que é loucura”, “Legislação em Saúde Mental” e “Inserção da Saúde Mental nos serviços municipais de saúde”. Assim, nascia a semente do Encontro Regional de Saúde Mental no Vale do Taquari, num momento em que se discutia a Reforma Psiquiátrica Brasileira e o atendimento de Saúde Mental nos hospitais gerais – e não mais nos manicômios.
O Encontro Regional de Saúde Mental passa a se configurar como um movimento que tem objetivo de ampliar e fortalecer a discussão sobre a Reforma Psiquiátrica e as diferentes formas de cuidado oferecidas na região, reconhecer e valorizar o trabalho realizado pelas equipes em seus territórios e proporcionar um momento de integração, reflexão, diversão e cultura para usuários e todos os envolvidos na rede de atenção psicossocial.
A partir daí, o encontro foi crescendo. Diversos temas foram discutidos, 13 diferentes municípios sediaram o evento, o número de participantes passou de 30 para 1 mil e o cuidado em liberdade que todos almejavam para a Saúde Mental foi rompendo barreiras. E assim, o encontro chegou à 20ª edição em 2019.

Foto: Édson Luís Schaeffer
Encontro Regional de Saúde Mental ocorreu em sua 20ª edição
Foto: Édson Luís Schaeffer
Encontro Regional de Saúde Mental ocorreu em sua 20ª edição

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer