HORÁRIO DE ATENDIMENTO De segundas às sextas-feiras,
das 7h30min às 11h30min, 13h às 17h

Equipe da Saúde realiza ação em Lar de Idosos com surto de COVID-19

Objetivo foi realizar uma avaliação técnica da situação in loco e evitar o deslocamento dos idosos com sintomas leves ao hospital.

22 de janeiro, 16h56min

Divulgação

Na reunião do Comitê de Atenção e Enfrentamento ao novo Coronavírus, que ocorreu no dia 19, algumas situações foram debatidas, principalmente quanto ao surto de COVID-19 em uma das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) em Teutônia. Por iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, foi decidido que a equipe técnica realizaria uma avaliação técnica de todos os moradores do lar. O Coordenador da Vigilância Sanitária, Evandro Borba, e do Dr. Humberto de Alencar Oliveira da Costa, médico nas Unidades Básicas de Saúde, responsável pelo atendimento aos pacientes suspeitos e positivos para Coronavírus, se colocaram à disposição realizar uma análise clínica no local e verificar as condições sanitárias da instituição.

A visita foi realizada na quarta-feira, dia 20, com o objetivo de alinhar e definir ações que visam amenizar o impacto causado no lar, disponibilizar atendimento técnico e estrutura necessária para que possam, com segurança e conforto, receber atendimento no local, ao invés de deslocá-los ao hospital, em casos que o paciente apresenta sintomas leves. Dessa forma, é possível preservar a saúde física e mental dos idosos.

O médico realizou a verificação e avaliação dos moradores e funcionários. Além disso, foi dado o encaminhamento para solicitação de exames para uma funcionária que já estava afastada e, também, foram prescritas receitas para moradores do lar que apresentavam sintomas clínicos relacionado ao COVID-19.

O Coordenador da Vigilância Sanitária, Evandro Borba, ressaltou importância da ação e o comprometimento para melhorar a situação “O Dr. Humberto e eu nos comprometemos em trabalhar fortemente para melhorar o quadro, que já apresenta sinais positivos, mas ainda requer esforços por nossa parte e por toda a equipe de trabalho do local. Estão sendo tomadas todas as previdências e precauções necessárias pensando no bem comum e na saúde dos envolvidos. É importante frisar que este é um trabalho em equipe, onde todos os profissionais da vigilância em saúde e secretaria da saúde estão empenhados e focados em controlar as situações relacionadas ao surto”, destacou.

 

IMPRENSA TEUTÔNIA