HORÁRIO DE ATENDIMENTO De segundas às sextas-feiras,
das 7h30min às 11h30min, 13h às 17h

Ernesto Fagundes leva a cultura gaúcha aos alunos da Escola Sonho de Criança

Momento de interação do músico com as crianças procurou fazer o resgate do tradicionalismo gaúcho

19 de setembro, 12h53min

Paulo Sérgio Rosa
Ernesto Fagundes interagiu com os alunos da EMEI Sonho de Criança
Ernesto Fagundes interagiu com os alunos da EMEI Sonho de Criança

Os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Sonho de Criança, do Bairro Canabarro, em Teutônia, tiveram uma tarde diferenciada, de resgate da cultura tradicionalista gaúcha. O músico Ernesto Fagundes esteve no educandário na terça-feira, dia 17, e interagiu com as crianças, através de uma conversa descontraída e, logicamente, muita música.
A escola vem trabalhando, ao longo do mês, o tradicionalismo gaúcho, culminando com a vinda de Ernesto Fagundes, que trouxe consigo o seu bombo leguero, marca registrada do músico. Durante quase uma hora, ele cantou músicas já conhecidas, além de resgatar clássicos tradicionalistas.

Foto: Paulo Sérgio Rosa
Ernesto Fagundes interagiu com os alunos da EMEI Sonho de Criança
Foto: Paulo Sérgio Rosa
Ernesto Fagundes interagiu com os alunos da EMEI Sonho de Criança

Segundo a diretora da escola, Eliane Girelli, o objetivo da atividade foi resgatar as tradições e costumes na cultura, na diversidade, com os princípios básicos do que foi e do que é ser gaúcho. “As crianças ficaram encantadas quando perceberam que o Ernesto Fagundes era o mesmo homem que viram na televisão. O seu bombo leguero foi a atração da tarde, todos queriam tocá-lo”, observa.
A diretora ainda acrescenta a importância do resgate do tradicionalismo. “A nossa cultura é uma soma das tradições, dos costumes e dos valores sociais. Eu, como gestora da escola, me sinto na obrigação de, alguma forma, trazer essa vivência para as crianças”, frisa.
Ernesto Fagundes observa que o tradicionalismo é de suma importância para as crianças. “Como diz Luís Meneses, ‘a tradição não tem medo do tempo’. É plantando a semente na criançada que cada vez mais teremos a cultura do nosso Rio Grande com garantia de futuro. É através da educação, é através das escolas valorizando a nossa história que vamos construir um município, um estado e um país melhor”, afirma.
A atividade integrou o projeto “Os Fagundinhos – brincando com a gurizada”. “O projeto Os Fagundinhos visa justamente falar com a gurizada, de colocar a importância da família, de estar próximo dos irmãos e dos pais. Esta também é uma mensagem que queremos deixar aos quatro cantos do Rio Grande”, enaltece Ernesto Fagundes.
A interação também foi acompanhada pela Secretaria de Educação. Estiveram presentes a titular da pasta, Rosana Schneider Rührwiem, o subsecretário Carlos Evandro Schneider e a coordenadora da Educação Infantil, Alessandra Surkamp, além do coordenador campeiro do 3º Acampamento Farroupilha de Teutônia, Maciel Wiebusch.

Foto: Paulo Sérgio Rosa
Iniciativa integrou as atividades voltadas à Semana Farroupilha

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer