Executivo autoriza licitação da rótula fechada no Bairro Languiru

Drenagem e terraplanagem serão feitas pela Secretaria de Obras. Licitação para a base e pavimentação está prevista para o dia 19. Obras na rótula do Bairro Canabarro devem ser concluídas em breve

4 de março, 16h41min

Licitação para as obras da rótula do Bairro Languiru está prevista para o dia 19

Enquanto as obras da rótula fechada na ERS-128 (Via Láctea), no Bairro Canabarro, junto ao acesso à Rua 17 de Junho, seguem a todo vapor, o Executivo de Teutônia autorizou, no final da tarde desta terça-feira, dia 3 de março, a licitação de mais uma importante obra: a rótula fechada no Bairro Languiru, no acesso à Rua Major Bandeira, também na ERS-128.
Para o prefeito, Jonatan Brönstrup, a construção das rótulas fechadas foi um compromisso assumido. “São obras históricas, pois foram muitas tratativas com o Estado e a comunidade aguardava ansiosamente por uma solução nestes locais. Não temos dúvidas de que as rótulas fechadas trarão mais segurança para quem passar por aqui. São vidas que estaremos salvando com estas rótulas, além de estarmos reduzindo os acidentes nestes locais”, afirmou.
A obra foi orçada em R$ 696.971,12 e será executada com recursos com próprios da Prefeitura de Teutônia, que assumiu a responsabilidade pelas obras das rótulas na rodovia, que é de competência do Estado. A licitação, na modalidade tomada de preços, está prevista para a manhã do dia 19 de março.
Enquanto ocorrem os trâmites licitatórios para a contratação da empresa que executará a base e o pavimento, a Secretaria de Obras, com maquinário e pessoal próprios, realizará a terraplanagem e drenagem no local, assim como ocorreu na rótula do Bairro Canabarro. O trevo da Rua Major Bandeira dá acesso aos bairros Alesgut e Languiru, além de ser o principal acesso à rodovia ERS-419, que interliga Teutônia a Poço das Antas.
Ambos os trevos que estão sendo transformados em rótulas fechadas têm fluxo intenso de veículos, além de concentrar um alto número de acidentes, inclusive fatais. Com as rótulas fechadas, espera-se diminuir consideravelmente o número de ocorrências nos locais. A Prefeitura tem a autorização da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) para executar as obras.

Foto: Paulo Sérgio Rosa
Executivo autorizou a licitação das obras rótula do Bairro Languiru