HORÁRIO DE ATENDIMENTO De segundas às sextas-feiras,
das 7h30min às 11h30min, 13h às 17h

Executivo encaminha processo licitatório do projeto de videomonitoramento

Seleção visa a contratação de empresa especializada para a instalação do sistema de videomonitoramento, mediante o fornecimento de equipamentos e softwares necessários para implantação da solução em regime de comodato

25 de abril, 8h01min

divulgação/imagem ilustrativa
Inicialmente, serão 15 a 20 pontos contemplados
Inicialmente, serão 15 a 20 pontos contemplados

Já está em processo licitatório o projeto de videomonitoramento de Teutônia. O certame será na modalidade concorrência – sistema de registro de preços. Seleção visa a contratação de empresa especializada para a instalação do sistema de videomonitoramento, mediante o fornecimento de equipamentos e softwares necessários para implantação da solução em regime de comodato, semelhante à Estrela.
Segundo o prefeito, Jonatan Brönstrup, a contratação de empresa para prestação de serviços de instalação e manutenção dos equipamentos foi o modelo mais viável. “As tecnologias se atualizam muito rápido e como é preciso manutenção constante do sistema, entendemos que terceirizar a instalação e manutenção nos trará maior custo-benefício. Assim, podemos ter equipamentos de ponta que vão nos auxiliar a inibir a criminalidade”, destaca.
O projeto completo prevê 33 pontos estratégicos, que estão sujeitos à alteração, para a instalação das câmeras, como entradas principais do município e vias de maior movimento, num investimento total previsto de R$ 1.043.658,48. No entanto, inicialmente serão de 15 a 20 pontos que serão implantados. Conforme disponibilidade financeira, o número de pontos poderá aumentar.
A central de videomonitoramento será instalada junto à Brigada Militar de Teutônia, que já tem sala reservada para tal finalidade. O sistema estará interligado ao Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) Vale do Taquari, em Lajeado, uma vez que Teutônia aderiu ao o Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM).
O subsecretário de Planejamento e Mobilidade Urbana, Clemir Tavares de Jesus, destaca que a parceria com o Consepro e a Brigada Militar foi fundamental para a elaboração do projeto. “É através das parcerias que conseguimos resultados mais efetivos. Juntos, estamos dando um importante passo para aumentar a segurança do nosso município”, enaltece.
O presidente do Consepro de Teutônia, Frederico Dahmer, coloca que o videomonitoramento é uma ferramenta que será muito utilizada no combate à criminalidade, tanto na questão da investigação de furtos e roubos quanto no monitoramento de ruas e trevos de acesso ao município, auxiliando a Brigada Militar, a Polícia Civil e a Polícia Rodoviária Estadual. “Além disso, os principais municípios do Vale já implantaram essa ferramenta e a criminalidade tende a migrar para os municípios que ainda não possuem o videomonitoramento. Por isso, é muito importante que Teutônia tenha o videomonitoramento em execução”, frisa.

Foto: Édson Luís Schaeffer
Projeto de videomonitoramento está em processo licitatório

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer