Fepam emite licença para obra de ponte entre Teutônia e Westfália

Os dois Municípios solicitaram agilidade na emissão da licença durante visita da presidente do órgão. Dois dias após, licença foi emitida

2 de março, 11h07min

SMB Engenharia/reprodução
Projeção da ponte na divisa de Teutônia (lado direito) e Westfália (lado esquerdo)

Dois dias após reunião com a presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Marjorie Kauffmann, a licença ambiental para a construção da nova ponte sobre o arroio Boa Vista, entre o Bairro Boa Vista (Teutônia) e Linha Frank (Westfália), já foi emitida pelo órgão estadual. Durante o encontro na quarta-feira, dia 26 de fevereiro, os prefeitos de Teutônia e Westfália, Jonatan Brönstrup e Otávio Landmeier, respectivamernte, solicitaram agilidade na licença ambiental.
Na sexta-feira, dia 28, a Prefeitura de Westfália, que, conforme o convênio firmado entre os dois Municípios, ficou responsável pelo encaminhamento da licença ambiental, recebeu o documento. Com a licença, será possível dar andamento aos próximos trâmites para que a ponte venha a ser construída.
A emissão da licença foi comemorada pelos dois prefeitos. “De forma inédita, já temos em mãos a licença emitida pela Fepam para a construção da ponte na divisa com Teutônia. Temos que reconhecer o empenho da presidente Marjorie Kauffmann para que possamos prosseguir com esta importante obra”, afirmou Otávio Landmeier. “Durante a reunião, a presidente da Fepam entendeu a importância desta obra, que oferecerá mais segurança aos usuários da via. Unimos forças para atender um pleito de muitos anos e que beneficiará os dois municípios, não somente em mobilidade, mas também economicamente”, acrescentou Jonatan Brönstrup.

Foto: Paulo Sérgio Rosa/arquivo
Teutônia e Westfália solicitaram à Fepam agilidade na licença ambiental na semana passada

A ponte atual, construída na década de 50 em pista única, concentra trânsito intenso de veículos, seja para o escoamento da produção, seja para o deslocamento de um município para outro, e oferece riscos aos usuários. A intenção é aumentar a largura (transformando-a em pista dupla, mais uma faixa para pedestres e ciclistas), o comprimento e a altura da ponte. Assim, se evitará o bloqueio da via em dias de muita chuva, quando o arroio transborda e passa por cima da ponte.

Foto: SMB Engenharia/reprodução
Foto: Paloma Driemeyer Valandro/arquivo
Nova ponte sobre o Arroio Boa Vista é um antigo anseio dos moradores de Linha Frank e Boa Vista