Fiscalização interdita produção clandestina de embutidos

Objetivo foi coibir a comercialização de carnes sem procedência, resultando na interdição do local que funcionava de maneira irregular

17 de julho, 9h48min

divulgação
Produção de embutidos ocorria de forma clandestina

Na quarta-feira, dia 15 de julho, o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e a Vigilância Sanitária de Teutônia, juntamente com a Polícia Civil, realizaram a fiscalização em uma fábrica de embutidos clandestina no Bairro Canabarro, a partir de denúncia anônima feita aos órgãos de fiscalização. Além de coibir a comercialização de carnes sem procedência, a ação resultou na interdição do local, que funcionava de maneira irregular.

Durante a ação, os policiais civis e os agentes de fiscalização se depararam com funcionando de uma fábrica de produtos cárneos que funcionava em um local improvisado de madeira e chão batido, nos fundos da residência do denunciado. Além disso, as ferramentas e equipamentos utilizados encontravam-se não higienizados e, alguns, enferrujados.

Produção de embutidos ocorria de forma clandestina

No local, foram apreendidos 70 quilos de embutidos impróprios para o consumo humano, pelo risco iminente à saúde. Toda a quantia foi doada para a alimentação de animais em situação de vulnerabilidade no município de Teutônia. O processo seguirá na Polícia Civil.

O Serviço de Inspeção Municipal e a Vigilância Sanitária reforçam que o consumo de produtos sem procedência representam risco sério à saúde. “Por isso, opte por produtos de origem animal que sejam inspecionados e com origem comprovada. Ressaltamos que as agroindústrias de Teutônia contam, em sua grande maioria, com mão de obra predominantemente familiar e todas passam rotineiramente por uma revisão nas medidas de segurança, visando a qualidade dos produtos comercializados ao consumidor”, pontuam a coordenadora do SIM, Candice Schmidt, e o coordenador da Vigilância Sanitária, Evandro do Canto Borba.