Formação para professores incentiva a vivência de Círculos de Construção de Paz

14 de dezembro, 9h34min

divulgação
Formação abordou os Círculos de Construção de Paz

Entre os dias 9 e 11 de dezembro, a Secretaria de Educação de Teutônia promoveu a Formação de Facilitadores da Paz, tendo a participação de 15 profissionais de diferentes escolas do município, junto ao Centro Municipal de Ensino Fundamental Leonel de Moura Brizola, no Bairro Centro Administrativo. A formação de facilitadores da paz visa aplicar a Justiça Restaurativa no município, baseada na metodologia dos Círculos de Construção de Paz.

O conteúdo programático da formação contemplou: conceito, princípios, fundamentos e valores da Justiça Restaurativa e dos Círculos de Construção de Paz; elementos estruturais dos Círculos de Construção de Paz: valores e diretrizes, cerimônias de abertura e de encerramento, objeto da palavra, check-in e check-out e perguntas norteadoras, contação de histórias e a construção de consensos; vivência do papel de Facilitador no planejamento de Círculos; e o processo dos círculos nas escolas, com base no livro “Círculos em movimento: construindo uma comunidade escolar restaurativa”, de Carolyn Boyes-Watson & Kay Pranis.

Formação abordou os Círculos de Construção de Paz

A formação foi ministrada pela pedagoga Susiane Elise Drehmer, mestre em Educação e facilitadora voluntária dos Círculos de Construção de Paz no Centro Judiciário de Solução de Conflitos de Lajeado e na Promotoria de Justiça de Lajeado desde março de 2018.  A formação foi de caráter vivencial e intensivo, como o objetivo de valorizar os valores humanos, melhorar as relações no ambiente escolar e a ação pedagógica no contexto atual.

A Justiça Restaurativa baseia-se, principalmente, na solução de conflitos por meio do diálogo. Em funcionamento há praticamente 10 anos no Brasil, tem como objetivo formar facilitadores capacitados a atuar nos círculos de construção de paz, por meio do fortalecimento dos relacionamentos e nas vivências em comunidade. “O trabalho contribui para um processo produtivo e de reintegração à sociedade, em lugar da simples pena punitiva”, reforçou Susiane.

A aplicação da Justiça Restaurativa no município, com base na metodologia dos Círculos de Construção de Paz tem o intuito de colaborar numa comunidade mais pacífica, mudando o olhar na forma de pensar e de agir os conflitos e na prevenção destes, através da promoção do diálogo e fortalecimento de relacionamentos saudáveis. “Esta proposta oferece uma ferramenta que contribui no bem-estar dos munícipes, possibilitando o acolhimento e escuta. Sabe-se das dificuldades de relacionamento que as pessoas possuem nos diferentes espaços de circulação, principalmente dentro das famílias. Portanto, esta prática vem colaborar para uma sociedade menos punitiva e mais educativa, de paz e harmonia nas relações”, explicou a pedagoga.

Conforme a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação Kátia Cilene Rex, a formação contribui muito para a articulação da Rede Municipal de Atendimento nas políticas públicas e sociais, principalmente na comunidade escolar, nas escolas infantis e de ensino regular, pais, alunos, professores, equipes diretivas e funcionários na participação de círculo de construção de paz. “Os Círculos de Construção de Paz serão realizados com os professores do Município e utilizar-se-ão de práticas restaurativas que valorizam a empatia, o respeito, a igualdade, a responsabilidade e a reparação de danos, ajudam no (re)descobrimento de sua autoestima e o valor que eles têm para si mesmos, para as suas famílias e para o mundo ao seu redor”, salienta.

Formação abordou os Círculos de Construção de Paz

Kátia ainda complementa outros benefícios dos Círculos de Construção de Paz. “O objetivo dessa prática também colabora na melhora das relações do ambiente escolar e as relações aluno e professor, aluno e sua família, desenvolvem um ambiente cooperativo e o senso de comunidade na escola, resolvem problemas que interferem no clima da escola e nos processos de educação, ao contrário dos métodos punitivos que pouco fazem para reduzir a reincidência ou os comportamentos negativos nas escolas”, frisa.

Entre os participantes da formação, o sentimento de gratidão pela oportunidade de aprender mais sobre os benefícios da Justiça Restaurativa e dos Círculos de Construção de Paz. “Obrigada pela oportunidade de participar deste momento único e de muita aprendizagem”, destacou a supervisora Janifer da Rosa Lang.

Formação foi ministrada por Susiane Elise Drehmer