Ladeira pronta para a adrenalina do skate downhill

Askavata Teutônia Pro 2019 ocorre de 24 a 26 de maio, na descida da Linha Harmonia. Grandes nomes do downhill nacional e internacional estão confirmando presença

24 de maio, 10h26min

Ladeira da Linha Harmonia receberá as feras do skate downhill neste final de semana

Entre esta sexta-feira, dia 24 de maio, e domingo, dia 26, Teutônia volta a ser sede de uma das principais competições de skate downhill do mundo. É o Askavata Teutônia Pro 2019 na a ladeira-mãe, como é carinhosamente chamada a descida da Linha Harmonia, marcando o retorno do percurso ao calendário de competições nacionais. A organização do evento é da Associação dos Skatistas do Vale do Taquari (Askavata) e conta com o apoio da Prefeitura de Teutônia, através da Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer.
A adrenalina é a marca forte do evento, afinal, “é onde o filho chora e a mãe não vê”, como definem os próprios competidores ao descer a ladeira da Linha Harmonia, das ladeiras mais rápidas do mundo. Considera monstruosa rápida e, até, insana, com asfalto perigoso, cada descida promete um espetáculo à parte. Cada bateria terá dois atletas descendo ao mesmo tempo, chegando a velocidades superiores a 120 km/h.
E os atletas já estão chegando à ladeira, oriundos de diversos estados e países. Daan Rous, o “Daan Gerous” veio de Doetiwchem (Holanda) e se prepara para enfrentar a descida da Linha Harmonia pela segunda vez pela categoria Luge. “É algo único estar aqui. Esta ladeira é mais que especial, que mexe com a nossa adrenalina, com as nossas emoções. Ela é monstruosa, que nos coloca entre a vida e a morte. Teutônia é Teutônia, com uma hospitalidade maravilhosa”, enaltece.

Daan “Ge”Rous, da Holanda

Da mesma forma, Thiago Lessa, de Belo Horizonte (MG), está com a “adrenalina a mil” para descer a ladeira na categoria Open. “Esse lugar é o que me fez começar a andar de skate. Em 2010 estive aqui para assistir e fiquei impressionado, pois vi que dava para descer a ladeira de forma segura. Fiquei feliz em poder voltar, desta vez mais preparado, para testar o meu melhor. A adrenalina está a mil”, frisa.

Thiago Lessa, de Minas Gerais

A competição terá as seguintes categorias: Downhill Open, Downhill Feminino, Downhill Master 35+, Downhill Grand Master 40+, Luge, Inline, Dirt Surf e Sled, além do Amador 1 e 2. As categorias Amador, Master 35+, Grand Master 40+, Feminino, Luge e Sled serão seletivas para a final do Campeonato Brasileiro da Confederação Brasileira dos Skatistas (CBSK). O evento também é válido para o ranking da Federação Gaúcha de Skate.
A estimativa é reunir em torno de 120 a 150 competidores, de mais de 10 países. A presença do atual bicampeão Tiago Gomes Lessa já está confirmada. Outros nomes esperados são Douglas Dalua, Guto Negão, Bernardo Brambila, entre inúmeros outros. “Evento está sendo muito comentado e badalado fora e dentro do país”, afirma o presidente da Askavata, Carlos Arend, mais conhecido como Dida.
Segundo Dida, a expectativa é de que o evento deste ano seja o maior já realizados em Teutônia. “As pistas normalmente são em curva, com alta velocidade, o que exige a técnica do drift. Em Teutônia não temos muitas curvas, mas, a história e a velocidade que a lomba impõe são o chamariz para muitos participantes. É uma das lombas que mais impõe respeito, pois é dificuldade de nível 10. Então, descer a ladeira de Teutônia é superar todos os limites. É a adrenalina ao máximo, algo que se consegue só em Teutônia”, coloca.
Para o prefeito, Jonatan Brönstrup, receber um evento deste porte é motivo de orgulho para Teutônia e reforça a tradição iniciada há alguns anos na Linha Harmonia. “Recebemos atletas de todo o Brasil e de outros países, que, consequentemente, divulgam a nossa cidade. Além disso, os participantes oportunizam ao público um verdadeiro espetáculo de velocidade e adrenalina”, frisa.
Conforme o secretário interino de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, Jean Marcos Galvão, o evento promete, novamente, movimentar o município. “É um evento que movimenta rede hoteleira, o comércio, enfim, toda a cidade. Além disso, temos toda a repercussão que o evento gera. Se Teutônia é conhecida internacionalmente, muito se deve a este evento”, salienta.
O dia 24 de maio será dedicado para os treinos livres. Já no dia 25 serão realizadas as tomadas de tempo. E no dia 26, ocorre a competição, quando haverá cobrança de ingresso a R$ 2,00 ou um quilo de alimento não perecível, que serão arrecadados em prol do Hospital Ouro Branco. Durante os treinos livres, tomadas de tempo e as baterias da competição, o trânsito na estrada asfaltada da Linha Harmonia será bloqueado. O evento contará com a locução das baterias, praça de alimentação e show com a Banda Karna. Em caso de chuva, o evento ocorre normalmente, porém com pista diminuída.

CRONOGRAMA ASKAVATA TEUTÔNIA PRO 2019

>> Dia 24 de maio, sexta-feira

8h: Início das inscrições e check-in dos equipamentos
10h: Reunião com atletas, fechamento da via para trânsito e inicio dos treinos livres
12h: Término das inscrições, parada para almoço e liberação da via
13h30min: Fechamento da via e reinício dos treinos livres
18h: Término dos treinos livres e liberação da via para o trânsito

>> Dia 25 de maio, sábado

8h: Fechamento da via e treinos livres
9h: Início das tomadas de tempo
12h: Parada para almoço e liberação da via
13h30min: Fechamento da via e reinício das tomadas de tempo
17h30min: Término tomadas de tempo
17h45min: Liberação da via para o trânsito

>> Dia 26 de maio, domingo

8h: Fechamento da via e treinos livres
9h: Início das baterias de dois atletas
12h: Parada para almoço
13h30min: Reinício das baterias
17h: Término do campeonato
17h30min: Premiação
18h: Liberação da via para o trânsito.