HORÁRIO DE ATENDIMENTO De segundas às sextas-feiras,
das 7h30min às 11h30min, 13h às 17h

Ladeira pronta para a adrenalina do skate downhill

Askavata Teutônia Pro 2019 ocorre de 24 a 26 de maio, na descida da Linha Harmonia. Grandes nomes do downhill nacional e internacional estão confirmando presença

24 de maio, 10h26min

Édson Luís Schaeffer
Ladeira da Linha Harmonia receberá as feras do skate downhill neste final de semana
Ladeira da Linha Harmonia receberá as feras do skate downhill neste final de semana

Entre esta sexta-feira, dia 24 de maio, e domingo, dia 26, Teutônia volta a ser sede de uma das principais competições de skate downhill do mundo. É o Askavata Teutônia Pro 2019 na a ladeira-mãe, como é carinhosamente chamada a descida da Linha Harmonia, marcando o retorno do percurso ao calendário de competições nacionais. A organização do evento é da Associação dos Skatistas do Vale do Taquari (Askavata) e conta com o apoio da Prefeitura de Teutônia, através da Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer.
A adrenalina é a marca forte do evento, afinal, “é onde o filho chora e a mãe não vê”, como definem os próprios competidores ao descer a ladeira da Linha Harmonia, das ladeiras mais rápidas do mundo. Considera monstruosa rápida e, até, insana, com asfalto perigoso, cada descida promete um espetáculo à parte. Cada bateria terá dois atletas descendo ao mesmo tempo, chegando a velocidades superiores a 120 km/h.
E os atletas já estão chegando à ladeira, oriundos de diversos estados e países. Daan Rous, o “Daan Gerous” veio de Doetiwchem (Holanda) e se prepara para enfrentar a descida da Linha Harmonia pela segunda vez pela categoria Luge. “É algo único estar aqui. Esta ladeira é mais que especial, que mexe com a nossa adrenalina, com as nossas emoções. Ela é monstruosa, que nos coloca entre a vida e a morte. Teutônia é Teutônia, com uma hospitalidade maravilhosa”, enaltece.

Foto: Édson Luís Schaeffer
Daan “Ge”Rous, da Holanda

Da mesma forma, Thiago Lessa, de Belo Horizonte (MG), está com a “adrenalina a mil” para descer a ladeira na categoria Open. “Esse lugar é o que me fez começar a andar de skate. Em 2010 estive aqui para assistir e fiquei impressionado, pois vi que dava para descer a ladeira de forma segura. Fiquei feliz em poder voltar, desta vez mais preparado, para testar o meu melhor. A adrenalina está a mil”, frisa.

Foto: Édson Luís Schaeffer
Thiago Lessa, de Minas Gerais

A competição terá as seguintes categorias: Downhill Open, Downhill Feminino, Downhill Master 35+, Downhill Grand Master 40+, Luge, Inline, Dirt Surf e Sled, além do Amador 1 e 2. As categorias Amador, Master 35+, Grand Master 40+, Feminino, Luge e Sled serão seletivas para a final do Campeonato Brasileiro da Confederação Brasileira dos Skatistas (CBSK). O evento também é válido para o ranking da Federação Gaúcha de Skate.
A estimativa é reunir em torno de 120 a 150 competidores, de mais de 10 países. A presença do atual bicampeão Tiago Gomes Lessa já está confirmada. Outros nomes esperados são Douglas Dalua, Guto Negão, Bernardo Brambila, entre inúmeros outros. “Evento está sendo muito comentado e badalado fora e dentro do país”, afirma o presidente da Askavata, Carlos Arend, mais conhecido como Dida.
Segundo Dida, a expectativa é de que o evento deste ano seja o maior já realizados em Teutônia. “As pistas normalmente são em curva, com alta velocidade, o que exige a técnica do drift. Em Teutônia não temos muitas curvas, mas, a história e a velocidade que a lomba impõe são o chamariz para muitos participantes. É uma das lombas que mais impõe respeito, pois é dificuldade de nível 10. Então, descer a ladeira de Teutônia é superar todos os limites. É a adrenalina ao máximo, algo que se consegue só em Teutônia”, coloca.
Para o prefeito, Jonatan Brönstrup, receber um evento deste porte é motivo de orgulho para Teutônia e reforça a tradição iniciada há alguns anos na Linha Harmonia. “Recebemos atletas de todo o Brasil e de outros países, que, consequentemente, divulgam a nossa cidade. Além disso, os participantes oportunizam ao público um verdadeiro espetáculo de velocidade e adrenalina”, frisa.
Conforme o secretário interino de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, Jean Marcos Galvão, o evento promete, novamente, movimentar o município. “É um evento que movimenta rede hoteleira, o comércio, enfim, toda a cidade. Além disso, temos toda a repercussão que o evento gera. Se Teutônia é conhecida internacionalmente, muito se deve a este evento”, salienta.
O dia 24 de maio será dedicado para os treinos livres. Já no dia 25 serão realizadas as tomadas de tempo. E no dia 26, ocorre a competição, quando haverá cobrança de ingresso a R$ 2,00 ou um quilo de alimento não perecível, que serão arrecadados em prol do Hospital Ouro Branco. Durante os treinos livres, tomadas de tempo e as baterias da competição, o trânsito na estrada asfaltada da Linha Harmonia será bloqueado. O evento contará com a locução das baterias, praça de alimentação e show com a Banda Karna. Em caso de chuva, o evento ocorre normalmente, porém com pista diminuída.

CRONOGRAMA ASKAVATA TEUTÔNIA PRO 2019

>> Dia 24 de maio, sexta-feira

8h: Início das inscrições e check-in dos equipamentos
10h: Reunião com atletas, fechamento da via para trânsito e inicio dos treinos livres
12h: Término das inscrições, parada para almoço e liberação da via
13h30min: Fechamento da via e reinício dos treinos livres
18h: Término dos treinos livres e liberação da via para o trânsito

>> Dia 25 de maio, sábado

8h: Fechamento da via e treinos livres
9h: Início das tomadas de tempo
12h: Parada para almoço e liberação da via
13h30min: Fechamento da via e reinício das tomadas de tempo
17h30min: Término tomadas de tempo
17h45min: Liberação da via para o trânsito

>> Dia 26 de maio, domingo

8h: Fechamento da via e treinos livres
9h: Início das baterias de dois atletas
12h: Parada para almoço
13h30min: Reinício das baterias
17h: Término do campeonato
17h30min: Premiação
18h: Liberação da via para o trânsito.

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer