Lançamento de livro, rodas de conversa e atividades para as crianças marcam segundo dia da Feira do Livro de Teutônia

Programação ocorre no ginásio da Comunidade Católica do Bairro Canabarro

25 de outubro, 23h45min

Feira do Livro está movimentando o ginásio da Comunidade Católica do Bairro Canabarro

A programação da 8ª Feira do Livro de Teutônia segue até este sábado, dia 26 de outubro, com diversas atrações para todos os públicos. Já a sexta-feira, dia 25, teve atividades voltadas às crianças, além de contar com lançamento de livro e rodas de conversa com escritores do Vale do Taquari. Comercialização de livros também foi um dos destaques.
Diversas atrações estão à disposição da comunidade. Além da comercialização de livros, há exposição de trabalhos desenvolvidos pelos alunos em sala de aula, espetáculos de dança, música, teatro, além de bate-papo com escritores, entre outras atrações. O patrono da feira é o historiador e escritor teutoniense Guido Lang.
Pela manhã e tarde desta sexta-feira, alunos da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental puderam se divertir com as contações de histórias da Cia do Riso e com a escritora Cléia Haubert. Ainda houve apresentações musicais de alunos sob coordenação do professor Jean Rossa.

Atividades para as crianças marcaram a sexta-feira

Já à noite, a programação iniciou com a apresentação do Coral Municipal Infanto-Juvenil de Teutônia. Em seguida, houve o lançamento do livro “Palavras que brotam, florescem e inspiram”. Trata-se de uma coletânea elaborada a partir da realização de um concurso literário só para mulheres de Teutônia. A promoção da coletânea foi do Programa Mais Elas, da Rádio Popular FM. São 36 textos de temáticas variadas, elaborados por 26 mulheres.

Feira do Livro contou com o lançamento de livro com coletânia de 36 textos de 26 mulheres
Cada escritora recebeu o livro em primeira mão

Logo após, foi a realizada a roda de conversa “O poder das palavras”, organizado pela Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat). Participaram do momento os escritores Lucildo Ahlert, Luciana Brune, Deoli Graff, Juliano Schwarz, Edilaine Cagliari e João Marcos Graeff Bastos.
O presidente da Alivat, Deoli Graff, ressaltou que a roda de conversa teve justamente o objetivo de falar sobre as palavras. “Quanto mais conhecemos as palavras, melhor nos comunicamos. Toda mensagem tem uma palavra. E cada mensagem tem um efeito”, refletiu. Em seguida, cada escritor falou sobre suas reflexões sobre o poder e o uso das palavras.

Roda de conversa refletiu sobre o uso e o poder das palavras

A Feira do Livro de Teutônia tem entrada gratuita e segue até este sábado. A comercialização de livros ocorre no subsolo, enquanto no ginásio ocorre a programação artístico-cultural. Nos dois ambientes ainda ocorre a exposição de trabalhos desenvolvidos nos educandários.
Dentre os objetivos estão promover um espaço para apreciação/contato com obras literárias e não literárias, incentivando o hábito da leitura, bem como o reconhecimento de uma comunidade leitora em Teutônia; divulgar a cultura local por meio de suas diversas manifestações; criar situações de aprendizagem num espaço lúdico de comunicação; e incluir e integrar diferentes segmentos da sociedade em torno de uma reflexão sobre a importância do conhecimento através do hábito da leitura.
O evento é uma realização da Prefeitura de Teutônia, por meio da Secretaria de Educação. São parceiros da Feira do Livro: Associação dos Professores Municipais de Teutônia, Comunidade Católica Nossa Senhora do Rosário, Grupo A Hora, Livraria Wessel, Livraria Kadernus, Grupo Popular de Comunicação, Sesc, Sesi e TeutoNet.

Foto:
Coral Municipal Infanto Juvenil abriu a programação

PROGRAMAÇÃO 8ª FEIRA DO LIVRO DE TEUTÔNIA

>> 26/10 (sábado)

*Durante todo o dia, brinquedos infláveis e ervateira
– 9h – Coral Municipal de Teutônia
– 9h15 – Grupo de Danças Amizade
– 9h30 – Painel “O que temos de registro sobre a nossa Teutônia”. Mediação: Rosana Schneider Rührwiem. Painelistas: Selby Wallauer, Guido Lang, Carlos Campos e mais nomes a confirmar.
10h30 – intervenção artística, com o Grupo de Danças Movimentu’s
10h45 – Apresentação da invernada pré-mirim do CTG Porteira dos Pampas