HORÁRIO DE ATENDIMENTO De segundas às sextas-feiras,
das 7h30min às 11h30min, 13h às 17h

Legislações teutonienses de incentivo ao setor primário são referência para a Prefeitura de São Jerônimo

Executivo do município da Região Metropolitana esteve em Teutônia e conheceu as legislações vigentes

8 de novembro, 14h18min

Édson Luís Schaeffer
Comitiva de São Jerônimo esteve em Teutônia na manhã desta sexta-feira
Comitiva de São Jerônimo esteve em Teutônia na manhã desta sexta-feira

O setor primário de Teutônia coloca o município como referência no Vale do Taquari e no Estado. Neste sentido, diversas ações e programas estão sendo desenvolvidos pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, visando a qualidade de vida no campo e a sucessão nas propriedades. E este trabalho está servindo de referências para outros municípios, como São Jerônimo, na Região Metropolitana.
Nesta sexta-feira, dia 8 de novembro, uma comitiva de São Jerônimo esteve em Teutônia para conhecer as legislações de incentivo ao setor primário vigentes. Na oportunidade, o prefeito, Evandro Heberle, o procurador jurídico João Antônio Ávila, o assessor técnico Fábio Medeiros de Freitas e o técnico agrícola Filipe Ramos tomaram conhecimento do Pacote Agrícola e demais incentivos prestados pela Prefeitura de Teutônia.
O prefeito de Teutônia, Jonatan Brönstrup, lembrou que os incentivos “Oportunizam aos produtores empreenderem em suas atividades, oferecendo renda e qualidade de vida a toda a família. “Consequentemente, estamos oportunizando para que as famílias permaneçam em suas atividades, garantindo a sucessão na propriedade. É uma atenção que o nosso homem do campo necessita. E, hoje, com muita alegria, este trabalho vem sendo reconhecido e servindo de referência”, enalteceu.
O prefeito de São Jerônimo, Evandro Heberle, ficou impressionado com os inúmeros incentivos oferecidos aos produtores rurais de Teutônia. “Essas legislações de incentivo são exemplo para todo o Estado. São incentivos muitos bons, que possibilitam o desenvolvimento do setor primário. Por isso, vamos estudar formas de implantar essas legislações no nosso município, tendo como base o que é feito em Teutônia”, afirmou.
Desde 2017, a Administração Municipal de Teutônia tem dado atenção especial ao setor primário. Ainda em 2017, reajustou em mais de 15% o valor das faixas de subsídios concedidos pelo Pacote Agrícola. No mesmo ano, também foi ampliado o leque de opções para investir o recurso, que antes era restrito a sementes e adubos. Agora, os produtores podem investir, também, na aquisição de mudas, insumos, sementes, materiais e até maquinário para a produção.
Também há o incentivo à criação de aves, suínos e bovinos. Através deste programa, produtores rurais, dentre eles, muitos jovens, tem investido em suas propriedades, uma vez que recebem auxílio financeiro de R$ 16,00 por metro quadrado para ampliação ou construção de aviários, pocilgas e tambos de leite. Inicialmente o incentivo era de R$ 10,00 por metro quadrado. No entanto, em dezembro do ano passado, o valor do incentivo foi reajustado em 60%.
E os incentivos não param por aí. Dentre os demais incentivos, estão: programa de inseminação artificial; programa de assistência veterinária; auxílio às agroindústrias; brita e saibro; horas máquina (escavadeira hidráulica, motoniveladora, retroescavadeira e pá carregadeira); enterro de animais; fechamento de silos; e Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

Foto: Édson Luís Schaeffer
Prefeito de São Jerônimo, Evandro Heberle (e), integrou a comitiva

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer