HORÁRIO DE ATENDIMENTO De segundas às sextas-feiras,
das 7h30min às 11h30min, 13h às 17h

Lista de Espera por cirurgias poderá ser acessada pelo Portal da Transparência

Iniciativa é pioneira na região da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde. O objetivo é dar transparência e tornar ainda mais confiável o processo de inclusão e espera à lista de cirurgias eletivas.

12 de fevereiro, 11h10min

Imprensa Teutônia
Reunião entre Secretaria Municipal de Saúde, Hospital Ouro Branco e 16ª Coordenadoria Regional de Saúde
Reunião entre Secretaria Municipal de Saúde, Hospital Ouro Branco e 16ª Coordenadoria Regional de Saúde

No início desta semana, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) se reuniu com os representantes do Hospital Ouro Branco (HOB) e da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (16ª CRS) para definir o novo fluxograma das cirurgias eletivas das referências de especialidades em cirurgia vascular, cirurgia geral, otorrinolaringologia, traumatologia e proctologia do Sistema Único de Saúde (SUS) na microrregião, que atende aos municípios de Teutônia, Paverama, Poço das Antas e Westfália.

Esta foi a primeira reunião em que todos os profissionais integrantes da Gestão Plena tiveram a oportunidade de participar do processo de construção, que visa melhorias ao serviço público que será prestado à comunidade. São mais de 930 cirurgias na fila de espera entre os municípios da microrregião.

A mudança é necessária para que se tenha um controle maior e mais eficaz com relação aos repasses federais, estaduais e municipais.

O objetivo principal foi de informar e orientar quanto ao novo fluxo, que passará a ser informatizado, o que dará mais transparência e fidedignidade à lista de espera por cirurgias eletivas. Com a informatização, a população, futuramente, terá acesso à lista, via portal da transparência, onde as pessoas que integram a lista de espera terão login e senha de acesso para acompanhar sua posição na fila. Trata-se de uma iniciativa pioneira na região da 16ª CRS. A fila de espera seguirá três critérios, que serão acompanhados e controlados pelo médico regulador, designado para a função. Os critérios serão de acordo com a especialidade, necessidade de urgência e data da solicitação do laudo de AIH.

A reunião também serviu para estabelecer uma maior aproximação entre o município e o prestador de serviço, a fim de trocar informações, estabelecer fluxo, expor situações que precisam ser readequadas e melhoradas para que o resultado chegue de fato a população teutoniense. A próxima reunião, que visa definir as metas, está marcada para o dia 08 de março de 2021.

O Secretário de Saúde, Juliano Renato Körner, explicou que este acesso será disponibilizado à população a partir do momento que todos os cadastros estiverem informatizados e o processo alinhado entre o município e HOB. “A população precisa ser bem atendida, com qualidade e agilidade. Esse é o objetivo da informatização, quanto mais transparentes forem os processos, mais credibilidade e confiança as pessoas terão no serviço público”, ressalta.

O subsecretário, Alisson Saldanha da Costa, ressalta a importância desta iniciativa pioneira na região da 16ªCRS. “Estamos dando um grande passo rumo a reconquistar a confiança e a credibilidade das pessoas quanto a prestação dos serviços públicos. A informatização representa transparência, respeito e tranquilidade para nossa população. Com o cadastro sistematizado, reduzimos as chances de ocorrer erros, além de agilizar o processo e proporcionar mais segurança ao trabalho dos profissionais de saúde”, conclui.

O Prefeito Celso Aloísio Forneck enfatizou que a meta principal de seu governo, neste momento, é solucionar o problema da lista de espera por cirurgia. “São mais de 500 pessoas aguardando por cirurgia em Teutônia, com demandas acumuladas desde 2017. Nossa meta é buscar recursos e batalhar para resolver essa deficiência o mais breve possível. Não é possível ficar usando a pandemia como desculpa, precisamos resolver a situação, ajudar essas pessoas que estão sofrendo com dor diariamente, para que possam voltar a ter qualidade de vida”, afirma.

 

IMPRENSA TEUTÔNIA