HORÁRIO DE ATENDIMENTO De segundas às sextas-feiras,
das 7h30min às 11h30min, 13h às 17h

Mais de 1.700 atletas disputam a 14ª Copa Teutônia Cooperativa Languiru de Futebol

Tradicional certame de categorias de base segue até dia 24, reunindo equipes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e da Argentina

18 de janeiro, 14h24min

Édson Luís Schaeffer
Competidores prestaram o juramento do atleta
Competidores prestaram o juramento do atleta

Mais de 1.700 atletas, 86 equipes, 30 clubes, 163 partidas, 11 campos e seis categorias. Estes são os números da 14ª Copa Teutônia Cooperativa Languiru de Futebol, que teve início na noite de sexta-feira, dia 17 de janeiro, e segue até o dia 24 de janeiro, movimentando as praças esportivas do município, além das escolas e sedes de entidades comunitárias que estão servindo de alojamento. A Copa Teutônia, considerada um dos maiores certames de categoria do Brasil, reúne equipes do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além da Argentina.

Foto: Édson Luís Schaeffer
Mais de 1.700 atletas participam da competição
Foto: Édson Luís Schaeffer
Mais de 1.700 atletas participam da competição

A abertura oficial da competição ocorreu na noite desta sexta-feira, tendo como local a sede esportiva da SER Gaúcho, no Bairro Teutônia. Na ocasião, ocorreu o tradicional desfile das equipes participantes, seguido de pronunciamentos das autoridades. Ao final da cerimônia, foi realizado o primeiro jogo da competição, pela categoria Sub-16 (2004). A equipe CFA Manchister, de Palhoça (SC), saiu na frente e venceu a teutoniense AERC Juventus por 1 a 0. Outro destaque da noite foi a apresentação do Coral Municipal Infantojuvenil e da Orquestra Jovem de Teutônia.

Foto: Édson Luís Schaeffer
Durante a abertura, ocorreu o tradicional desfile das equipes participantes
Foto: Édson Luís Schaeffer
Durante a abertura, ocorreu o tradicional desfile das equipes participantes
Foto: Édson Luís Schaeffer
Juventus e Manchister realizaram o jogo de abertura
Foto: Édson Luís Schaeffer
Juventus e Manchister realizaram o jogo de abertura

O diretor do Planeta Bola Eventos, Rubens Andrade Dias, ressaltou que a competição deve ser pautada pelo respeito. “Continuem semeando os valores do esporte, que vocês vão colher muitas alegrias. Aqui ofereceremos os melhores campos, uma estrutura inigualável que Teutônia oferece, uma alimentação de qualidade superior a qualquer outro evento, além do nosso trabalho, dedicação e experiência. Tenham uma copa inesquecível aqui em Teutônia”, salientou.
O coordenador de esportes da Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, William Marques, destacou que Teutônia recebe com alegria todos os desportistas para a 14ª edição da Copa Teutônia. “Todos querem levar medalha, mas o mais importante é a amizade e o respeito que vocês precisam ter um com o outro, não só no futebol, mas na vida de vocês. Que vocês tenham grandes alegrias e grandes emoções aqui em Teutônia”, colocou.

Foto: Édson Luís Schaeffer
Autoridades prestigiaram a abertura

Representando a Cooperativa Languiru, Alexandre Schneider fez uma relação entre o cooperativismo e o futebol. “Cooperativismo tem tudo a ver com este campeonato. Vocês vão nos dar uma aula de trabalho em equipe. Mesmo perdendo, saímos aplaudidos, pois mostramos uma partida bem jogada. É uma honra receber vocês aqui, em Teutônia”, enalteceu.
O presidente da Câmara de Vereadores, Cleudori Paniz, colocou que Teutônia terá uma semana em que se respirará o esporte. “Acreditamos no esporte, não somente para a formação de atletas, mas, também, para a formação de cidadãos. Que todos se sintam em casa”, frisou.
O prefeito, Jonatan Brönstrup, destacou que Teutônia se transforma, nesta semana, na capital do futebol nas categorias de base. “Teutônia é a Capital Nacional do Canto Coral. Teutônia é a cidade que canta e encanta, além de ser a Terra do Cooperativismo. Não se faz futebol de forma individual. Somente unidos nós conseguiremos vencer grandes desafios. Dentro de campo, teremos muitos desafios, mas, fora do campo, são as relações de amizade que devemos levar para a vida”, sublinhou.

Foto: Édson Luís Schaeffer
Prefeito Jonatan Brönstrup declarou aberta a competição

Em seguida o prefeito declarou aberta a competição. Durante a cerimônia de abertura, ainda houve homenagem ao Grêmio Esportivo Bagé pelos 100 anos do clube, que serão comemorados em 20 de agosto de 2020. Na ocasião, o ex-jogador e atual treinador das categorias de base do Bagé, Jesus Antônio Munhoz Padilha, o Totonho, recebeu um troféu de homenagem da Prefeitura de Teutônia.

Foto: Édson Luís Schaeffer
Grêmio Esportivo Bagé recebeu homenagem pelos 100 anos do clube
Foto: Édson Luís Schaeffer
Coral Municipal Infantojovenil
Foto: Édson Luís Schaeffer
Orquestra Jovem de Teutônia

Mais detalhes da competição

A competição terá duração de uma semana, com 163 partidas, sendo que os jogos não têm cobrança de ingresso. As equipes estarão divididas em seis categorias: Sub-17 (2003), Sub-16 (2004), Sub-15 (2005), Sub-14 (2006), Sub-13 (2007) e Sub-12 (2008). A tabela de jogos estará disponível em http://www.planetabolaeventos.com.br/index.php?op=1&cv=65.
Os 163 jogos estão movimentando as praças esportivas do Gaúcho (Bairro Teutônia), Elegê (Bairro Languiru), Atlético Gaúcho (Bairro Canabarro), União (Linha Germano), Cruzeiro (Bairro Languiru), Esperança (Bairro Languiru), Fluminense (Linha Harmonia), Alto Taquari (Linha São Jacó), Lawi (Linha Wink), Ouro Verde (Bairro Alesgut) e Ribeirense (Linha Ribeiro). Durante este período, os atletas estão recebendo três refeições diárias, tendo como praça de alimentação a Associação Pró-Desenvolvimento do Bairro Languiru.
A realização é da Administração Municipal, através da Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer e Secretaria da Educação, com a organização do Planeta Bola, empresa que realiza as competições de categoria de base em diversas cidades do Brasil. Neste ano, a grande parceira do evento é novamente da Cooperativa Languiru.

 

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer