HORÁRIO DE ATENDIMENTO De segundas às sextas-feiras,
das 7h30min às 11h30min, 13h às 17h

Mais de 1.700 jovens de todo o Brasil manifestam sua fé em Teutônia

24 de julho, 7h50min

Teutônia está vivenciando, esta semana, inúmeras manifestações de fé. Isto porque mais de 1.700 jovens de todo o Brasil estão participando do 24º Congresso Nacional da Juventude Evangélica (Congrenaje). Considerado o maior evento voltado aos jovens da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e pela primeira vez no Vale do Taquari, o Congrenaje iniciou no domingo, dia 22 de julho, e segue até sexta-feira, dia 27.

A programação principal, bem como praça de alimentação e tendas de exposições, está concentrada na Associação dos Funcionários da Cooperativa Languiru, no Bairro Languiru. Mas a movimentação ocorre em inúmeros centros comunitários do município, seja para alojamento, seja para sediar os painéis, oficinas e debates em grupos. É a oportunidade dos jovens mostrarem a sua voz e dizer o que esperam de sua igreja. Sendo assim, o evento é uma importante formação de futuras lideranças.

Fábio Mase, 22 anos, e Eduarda Holz, 17 anos, vieram de Domingos Martins e Vila Pavão, respectivamente, ambas as cidades do Espírito Santo. Fábio participa pela segunda vez do Congrenaje, enquanto Eduarda veio pela primeira vez ao evento. “O Congrenaje permite, a nós jovens, dizer que igreja queremos. Aqui temos uma estrutura ótima para nos receber. Toda a comissão organizadora está de parabéns por nos tão bem acolher”, expôs Fábio. “Eu não conhecia ainda o Congrenaje, mas de tanto o pessoal falar do evento, decidi vir participar. Achei a cidade muito bonita e acolhedora, as pessoas muito simpáticas. Estou me sentindo em casa aqui”, acrescentou Eduarda.

Abertura mostra a força da juventude
A abertura do Congrenaje ocorreu na tarde de domingo, no ginásio de esportes da Associação dos Funcionários da Cooperativa Languiru, que ficou pequeno para tantos jovens que transmitiam toda a sua energia e arrepiavam ao cantar em uma só voz. A solenidade iniciou com culto, com pregação do pastor presidente da IECLB, Nestor Paulo Friedrich, seguido de pronunciamentos.

O prefeito de Teutônia, Jonatan Brönstrup, enalteceu a importância do município sediar um evento deste porte. “Temos uma Teutônia antes e uma Teutônia depois do Congresso. Um evento que fala de vida digna, que fala de compromisso. Tenho certeza que este evento fará vocês saírem daqui melhores do que quando chegaram. Muito obrigado a todos vocês que vieram dos mais diversos recantos do Brasil para Teutônia, para juntos manifestarem a sua fé”, frisou.

O presidente da Paróquia Teutônia Centro, Nestor Frederico Borgelt, desejou as boas vindas a todos os presentes. “Queremos desejar um ótimo evento a todos vocês. Sejam bem vindos à nossa Paróquia. Sintam-se em casa”, enalteceu.

O pastor sinodal do Sínodo Vale do Taquari, Gilciney Tetzner, lembrou que a organização do Congrenaje 2018 iniciou há dois anos. “Em todos os lugares visitados, tivemos o Sim para sediar o Congrenaje. Isso significa duas coisas. Primeiro, temos uma dívida de gratidão por todas as pessoas que estão nos acolhendo. Segundo, todos vocês são bem vindos aqui em Teutônia. Quem está dizendo é toda a cidade, é todo o Vale do Taquari. Desejo que o evento seja transformador na vida de vocês”, ressaltou.

O pastor presidente da IECLB, Nestor Paulo Friedrich, enalteceu a importância do Congrenaje. “Estamos vivendo um tempo em que abraçamos a causa de Deus, a causa da dignidade humana nesta sociedade na qual estamos ou vamos perder o trem da história. Quando vejo todos vocês aqui, vejo um sinal de esperança muito bonito para a nossa igreja. Quero desafiar vocês, para que sejam protagonistas, já agora, nas comunidades de vocês, sejam propositivos, façam valer a voz de vocês”, frisou.

A coordenadora do Conselho Nacional da Juventude Evangélica da IECLB, Martina Wrasse Scherer, lembrou todo o processo de organização do Congrenaje, que envolveu inúmeras mãos. “Tudo que foi feito até agora e o que será feito por nós esta semana é, de fato, inspirador. Nossa juventude é protagonista, que tem mostrado garantir o seu espaço dentro e fora da igreja, sempre motivada pelo amor de Deus”, colocou.

Programação segue durante a semana
O Congrenaje, evento que define os rumos da juventude evangélica frente à IECLB, segue durante a semana e contará com celebrações diárias, palestras, oficinas e debates. A temática do Congrenaje para este ano é “Vida digna: nosso compromisso”. O lema bíblico de apoio é “Todas as vezes que vocês deixaram de ajudar uma destas pessoas mais humildes, foi a mim que deixaram de ajudar” (Mateus 25.45b).

A programação do evento é elaborada pelo Conselho Nacional da Juventude, cabendo ao Sínodo apenas questões da infraestrutura e das duas noites culturais. Na noite desta segunda-feira, dia 23, haverá apresentações da Rede Sinodal de Educação. Já na noite desta terça-feira, dia 24, haverá baile típico da região. Na ocasião, se apresentam os grupos folclóricos da Comunidade Evangélica de Estrela, com baile com a Banda Happy Brass na sequência. A programação cultural ainda contará atração tradicionalista nesta quarta-feira, dia 25.

Um dos pontos altos será na tarde desta quinta-feira, dia 26: o Grito da Juventude. Na oportunidade, os jovens caminharão pelas ruas 25 de Julho, Evaldo Hilgemann e Major Bandeira, culminando com celebração em frente à igreja da Comunidade Martin Luther, no Bairro Languiru. Esta atividade contará com o suporte da Administração Municipal, através do Departamento de Trânsito. O encerramento ocorre na manhã de sexta-feira, dia 27, com a assembleia e culto.

PROGRAMAÇÃO 24º CONGRENAJE

>>> 23/07 (segunda-feira)
8h: café
9h: canto
9h30min: estudo bíblico
10h30min: estudo do lema
13h: almoço
14h: programação livre e oficinas
15h: canto e separação para os painéis
15h30min: painéis
18h: intervalo
19h: jantar
20h: dança, orquestra e percussão
22h: oração da noite
0h: descanso

>>> 24/07 (terça-feira)
8h: café
9h: canto
9h30min: estudo bíblico
10h30min: estudo do tema
13h: almoço
14h: programação livre e oficinas
15h: canto e separação para os painéis
15h30min: painéis
18h: intervalo
19h: jantar
20h: Noite Alemã
22h: oração da noite
0h: descanso

>>> 25/07 (quarta-feira)
8h: café
9h: canto
9h30min: estudo bíblico
10h30min: espaço dos sínodos e de representantes de outros países
13h: almoço
14h: programação livre, oficinas e assembleia
15h: programação livre e assembleia
19h: jantar
20h: atração a ser divulgada
0h: descanso

>>> 26/07 (quinta-feira)
8h: café
9h: canto
9h30min: estudo bíblico
10h30min: estudo final do tema e do lema (síntese)
13h: almoço
14h: programação livre e oficinas
15h: preparação para o Grito da Juventude
16h: início do Grito da Juventude
18h: oração da noite
19h: jantar
20h: programação livre
0h: descanso

>>> 27/07 (sexta-feira)
8h: café
9h: assembleia coletiva
10h30min: culto de encerramento
13h: almoço

Texto: Édson Luís Schaeffer
Foto: Édson Luís Schaeffer