Manutenção dos empregos: ateliês calçadistas recebem incentivo da Prefeitura

Contrapartida das empresas será a manutenção dos empregos. Concessão de incentivo ao Desenvolvimento Econômico e Social beneficia 18 ateliês

15 de maio, 13h31min

Paulo Sérgio Rosa
Ateliês calçadistas têm importante contribuição na empregabilidade da mão de obra teutoniense

Os impactos causados pela pandemia do novo coronavírus são inegáveis. Por isso, com o foco na manutenção dos empregos, a Prefeitura de Teutônia está concedendo incentivo ao Desenvolvimento Econômico e Social a 18 ateliês calçadistas do município, por meio de repasse mensal de R$ 50,00 por funcionário ativo, que pode ser aplicado no aluguel e manutenção da empresa. A assinatura dos contratos de incentivo ocorreu nesta semana.

O prefeito, Jonatan Brönstrup, lembra que o setor calçadista representa mais de um terço dos empregos formais no município. “Sabemos do momento delicado que estamos passando, especialmente no setor calçadistas. Por isso, criamos este programa de incentivo aos ateliês, para que possamos garantir os empregos atuais nestes estabelecimentos. Assim, estamos cuidado da saúde e dos empregos do nosso município”, frisa.

Assinatura dos contratos ocorreu nesta semana

O incentivo tem duração de três meses, podendo ser prorrogado por igual período. O recurso de R$ 50,00 por vínculo de emprego ativo será liberado às empresas mediante apresentação da Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP) e diagnóstico sobre a manutenção dos empregos.

O incentivo está sendo possível devido à aplicação dos recursos destinados à Festa de Maio 2020, que foi transferida para o ano que vem, nas secretarias de Saúde e de Indústria, Comércio e Turismo. Cada pasta recebeu R$ 100 mil, sendo que o recurso para a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo teve como finalidade a concessão deste incentivo aos ateliês, que têm importante contribuição na empregabilidade da mão de obra teutoniense.

Assinatura dos contratos ocorreu nesta semana

Os ateliês contemplados com o incentivo e que em sua maioria prestam serviços às empresas Beira Rio e Piccadilly são os seguintes:

– IVW Indústria de Calçados Eireli, Bairro Canabarro;

– Weiand Calçados Eireli, Bairro Canabarro;

– Daiana Helena Weiand, Bairro Canabarro;

– Atelier de Costura DF Ltda, Bairro Teutônia;

– GWA Indústria de Artefatos Ltda, Bairro Canabarro;

– Calçados LDK Ltda, Bairro Canabarro;

– CS Indústria de Calçados Eireli, Bairro Canabarro;

– Calçados Cardoso e Souza Ltda – unidade Rua Guilherme Roloff, Bairro Canabarro;

– Calçados Cardoso e Souza Ltda – unidade Rua Arno Feldens, Bairro Canabarro;

– Appia Calçados Eireli, Bairro Canabarro;

– New Horizont Indústria de Calçados Eireli, Bairro Canabarro;

– CR Atelier de Calçados Ltda, Bairro Boa Vista;

– Serigrafia El Shaddai Eireli, Bairro Canabarro;

– MM – Atelier de Costura Ltda, Bairro Canabarro;

– Solados e Costura Oliveira Ltda, Bairro Canabarro;

– Valmir Oliveira do Amaral Eireli, Bairro Canabarro;

– Fátima Cristina Costa Eirelli, Bairro Canabarro;

– Solados e Costura Amaral Ltda, Bairro Canabarro.

O governo municipal ainda está editando dois projetos de lei direcionados à Piccadilly e à Beira Rio, por meio de auxílio financeiro. O valor deve ser definido a partir de quatro critérios: retorno financeiro ao Município; tamanho da indústria em termos de área construída; número de empregos formais; e número de empregos indiretos. Da mesma forma, o Município está estudando formas de incentivo aos demais setores econômicos.

Foto: Paulo Sérgio Rosa