HORÁRIO DE ATENDIMENTO De segundas às sextas-feiras,
das 7h30min às 11h30min, 13h às 17h

Maratona de Profissões: oportunidade para discutir o futuro profissional em Teutônia

Evento mobilizou estudantes e comunidade em geral

6 de setembro, 11h00min

Matheus Prates
Roda de conversa Educação - Da vida acadêmica ao profissional
Roda de conversa Educação - Da vida acadêmica ao profissional

Nesta quinta-feira, dia 5 de setembro, foi realizada a 1ª Maratona de Profissões de Teutônia, com o objetivo ampliar o conhecimento das pessoas acerca do seu futuro profissional, proporcionando informações que possibilitem identificar seus gostos, oportunidades e sonhos, esclarecendo suas dúvidas quanto à sua escolha. O evento foi uma realização da Administração Municipal, através da Secretaria de Educação.
O Coral Municipal Infanto-Juvenil de Teutônia, sob regência de Marlon Gausmann, fez a abertura da programação, que ocorreu no turno diurno. Durante o dia, os alunos dos Ensinos Fundamental e Médio, das redes públicas e privadas do município, participaram da roda de conversa “Educação – Da vida acadêmica ao profissional”, no auditório da Cooperativa Sicredi Ouro Branco.

Foto: Matheus Prates
Ensinos Fundamental e Médio das redes públicas e privadas de Teutônia, participaram da primeira Maratona de Profissões do município

Em pauta estavam assuntos como os riscos da evasão escolar, a vida acadêmica desde o momento da matrícula até a conclusão de um curso, os receios, medos e inseguranças ao decidir sobre o futuro profissional, graduação EAD e a exigibilidade que o ensino à distância traz. Foi comentado ainda sobre as profissões do futuro, onde as áreas que vem crescendo bastante são as de gestão e as ligadas à informática.
Em uma conversa descontraída, os estudantes ainda puderam dar suas opiniões e fazer questionamentos. A roda de discussão foi composta pela psicóloga Fernanda Marques, a coordenadora do polo EAD da Univates em Teutônia, Tânia Maria Schardong, o subsecretário de Educação e pedagogo Carlos Evandro Schneider, e a supervisora executiva do CIEE – RS, Kátia Raquel Böhmer.

Foto: Matheus Prates
Coral Infanto-Juvenil de Teutônia fez a abertura da programação do diurno da Maratona de Profissões

Já à noite, estudantes e comunidade em geral puderam prestigiar a Feira de Profissões, junto ao Centro Cívico da Prefeitura. Vinte e um profissionais formados nas áreas de humanas e sociais, exatas e saúde conversaram com alunos e demais presentes sobre o seu curso e o dia a dia profissional. Ainda houve testes vocacionais e estandes com universidades e escolas profissionalizantes, a fim de indicar as formas de ingresso nas instituições, bem como as opções de cursos e bolsas.

Foto: Matheus Prates
Pela noite, alunos puderam fazer teste vocacional

O prefeito, Jonatan Brönstrup, colocou a importância da Maratona de Profissões. “Muitos jovens, ao chegarem ao fim de sua vida escolar, têm suas incertezas sobre o seu futuro. Muitas escolhas certas se fazem na primeira tentativa. Mas, muitas vezes, isso não acontece. Por isso, criamos esta oportunidade, para vocês verem as inúmeras possibilidades pós vida escolar que existem”, enalteceu.
Para a secretária de Educação, Rosana Schneider Rührwiem, a Maratona de Profissões mostrou aos jovens e adultos formas de iniciar a vida profissional. “A Maratona oportunizou um momento de reflexão para as pessoas que estão concluindo ou já concluíram o Ensino Médio e estão em dúvida sobre a profissão que querem seguir. Foi uma forma de incentivar e promover o trabalho profissional, baseando-se no aprendizado adquirido através do estudo”, expôs.

Foto: Matheus Prates
Organização do evento, profissionais que participaram da roda de conversa e alunos

CRÉDITOS DO TEXTO: Larissa Santos