Município se reúne com Governo do Estado para tratar sobre Abaixo-Assinado do comércio

Os pedidos dos comerciantes e prestadores de serviços de Teutônia foram entregues na quarta-feira, dia 10, e a reunião para expor as sugestões de alteração de protocolo ocorreu na sexta-feira.

15 de março, 15h54min

Imprensa Teutônia

Na sexta-feira, dia 12, o prefeito, Celso Aloísio Forneck, a vice-prefeita, Aline Röhrig Kohl e o presidente da CIC Teutônia, Airton Roque Kist, participaram de uma reunião online com o Secretário de Articulação e Apoio aos Municípios, Agostinho Meirelles.

Na oportunidade, foram discutidas as solicitações dos comerciantes e prestadores de serviços de Teutônia, assim como, apresentação das propostas alternativas para retomada parcial e controlada dos estabelecimentos, elaboradas pelo grupo de empresários, levando em consideração o alto nível de propagação do vírus da Covid-19, e a classificação do Rio Grande do Sul na bandeira preta no Modelo de Distanciamento Controlado do Estado, sem cogestão. Outra demanda apresentada foi relacionada aos restaurantes e lancherias, que visava a flexibilização na capacidade do atendimento presencial.

O Secretário Estadual, Agostinho Meirelles, informou que, até o momento, está garantido o retorno da cogestão aos municípios a partir do dia 22 de março. O Comitê de Crise se reuniu na tarde de sexta-feira, dia 12, para uma reunião de organização e planejamento, que debateu as demandas encaminhadas pelos municípios, quanto à flexibilização parcial dos lojistas e prestadores de serviços, mas acabou decidindo pelo manutenção das medidas impostas, alterando apenas o modo de atendimento nas academias e petshops. O Governo do Estado autorizou o pegue e leve em petshops e atendimento individual para reabilitação em academias.