HORÁRIO DE ATENDIMENTO De segundas às sextas-feiras,
das 7h30min às 11h30min, 13h às 17h

NOTA OFICIAL – DETERMINAÇÃO DO ESTADO PARA FORMAS DE FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO

Comércio pode funcionar no formato take away, drive-thru ou tele-entrega

1 de maio, 19h22min

Conforme anunciado pelo Governador do Estado nesta quinta-feira, dia 30 de abril, foi publicado nesta sexta-feira, dia 1º de maio, o decreto estadual que regulamenta o funcionário do comércio nos municípios do Vale do Taquari, região que foi classificada com a bandeira vermelha, devido aos altos índices de contágio do novo coronavírus, principalmente em Lajeado. Conforme o decreto do Estado, somente os serviços e comércios essenciais poderão funcionar, com todas as medidas de higienização, sendo que aos demais estabelecimentos poderão atender de portas fechadas, por tele-entrega ou take away (venda online com a retirada na loja, mediante agendamento) ou drive-thru. Confira orientações na cartilha.

Por se tratar de determinação estadual, cabe aos municípios seguir, na integralidade o decreto, conforme já previsto no Decreto Municipal 2.752/2020, que prevê que a “superveniência de novas regulamentações por parte do Estado do Rio Grande do Sul serão recepcionadas integralmente em âmbito municipal”. Ou seja, os municípios não tem poder de ir contra o decreto estadual.

O Município entende que o momento é delicado, principalmente no viés econômico, mas o momento é de preservar vidas. A facilidade de contágio pelo novo coronavírus é a principal preocupação, doença que pode levar a óbitos, que já foram registrados na nossa região. Por isso, não é momento de relaxar os cuidados. Usar máscara, higienização constante com álcool gel e água e sabão e manter o distanciamento mínimo de 1,5 metro são algumas medidas que eficazes de frear o contágio.

Reiteramos que não há outro caminho a não ser seguir as determinações do Estado. Temos ciência dos impactos destas medidas no dia a dia dos estabelecimentos e dos trabalhadores, impactos estes que já se refletem em diversas frentes no Município.

Se todos fizerem a sua parte, o quanto antes vamos diminuir o contágio e o número de casos de novo coronavírus na nossa região. Consequentemente, podemos ter uma nova classificação por parte do Estado e, com isso, medidas menos restritivas. O Município Está buscando formas de auxiliar a indústria e comércio, dentro da legalidade, que em breve devem ser anunciadas em nossos meios oficiais.