HORÁRIO DE ATENDIMENTO De segundas às sextas-feiras,
das 7h30min às 11h30min, 13h às 17h

NOTA OFICIAL SOBRE O RETORNO ÀS AULAS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

21 de janeiro, 16h41min

Divulgação

A Administração Municipal de Teutônia, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), está planejando e organizando o retorno presencial das atividades escolares nas escolas de educação infantil municipais, levando em consideração a situação de pandemia que ainda nos encontramos. O Plano de Ação está sendo elaborado e será encaminhado ao Conselho Municipal de Educação para aprovação.

O atendimento presencial, nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI’s), retornará no dia 25 de janeiro para as crianças que já frequentavam a escola no final do ano de 2020, ou que não precisam passar por processo de adaptação. Já o ano letivo terá início, oficialmente, no dia 08 de fevereiro.

O principal objetivo da SME é oferecer aos alunos o melhor ensino aprendizagem, observando também a necessidade e importância da socialização e interação no meio escolar.

Para que se possa retornar com as aulas, com segurança nas escolas de educação infantil, foi preciso se adaptar à realidade desta faixa etária, bem como a legislação municipal e estadual vigentes, assim como ao plano de contingência, através do qual estão definidos os protocolos sanitários e epidemiológicos.

 

COMO FUNCIONARÁ?

A procura dos pais pela volta às aulas tem crescido muito nos últimos dias, e em virtude dessa alta demanda não haverá atendimento integral, ou seja, a criança permanecerá na escola apenas em um dos dois turnos (manhã ou tarde) conforme cronograma de cada escola. É preciso ressaltar que esta decisão foi tomada com base na legislação estadual, que restringe a capacidade de ocupação nas salas de aula.

Cada turma será organizada de modo que 50% dos alunos sejam atendidos no turno da manhã (grupo 1) e 50% no turno da tarde (grupo 2). Na semana seguinte estes grupos serão invertidos, para que se possa contemplar as atividades oferecidas pelas escolas em sua integralidade, sem prejuízo ao aprendizado das crianças. Essa medida se faz necessária para que se possa oferecer a mesma base pedagógica a todos.

Nas escolas em que a procura pelo retorno às aulas presenciais for abaixo de 50% por turma, os alunos serão atendidos somente no turno da manhã, podendo haver alterações de acordo com a demanda identificada.

Se esta modalidade se tornar inviável para algumas famílias, a SME orienta que a criança participe, ao menos, três vezes na semana das aulas presenciais que ocorrem no período da manhã (na semana em que o grupo da criança estiver programado para o turno da manhã). Essa participação se torna necessária para que os alunos tenham contato com a professora titular da turma e possa acompanhar as atividades pedagógicas, evitando que o processo de aprendizagem seja prejudicado.

 

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE 25/01/21 ATÉ 05/02/21

7:30 até 11:30 Projeto “Brincando nas férias”

13:30 até 17:30 Projeto “Brincando nas férias”

 

Previsão do horário de atendimento nas Escolas Municipais de Educação Infantil a partir de 8 de fevereiro:

MANHÃ:

7:00 até 7:30 momento de recepção e higienização

7:30 até 11:30 atividades escolares

11:30 até 12:00 momento de saída e higienização

 

TARDE:

13:00 até 13:30 momento de recepção e higienização

13:30 até 17:30 atividades escolares

17:30 até 18:00 momento de saída e higienização

 

PROTOCOLO PARA AULAS PRESENCIAIS

O protocolo sanitário continuará sendo cumprido. A temperatura será aferida na entrada da escola. Se estiver igual ou superior a 37,8 graus ou apresentar sintomas gripais, a orientação é acompanhar a evolução do caso e procurar o serviço de saúde. Os responsáveis serão chamados e deverão buscar seu filho imediatamente.

O acesso dos pais e/ou responsáveis ao interior da escola continua proibido, assim como a aglomeração de pessoas na entrada e na saída do prédio.

É obrigatório o uso de máscara de proteção facial pelos adultos que frequentam e se dirigem à escola. Para crianças menores de 6 anos o uso de máscara não é obrigatório dentro da sala de aula, segundo nota Informativa 27 CEVS/COE/SES -RS, de 14/10/2020, revisada em 12/11/2020.

As famílias deverão assinar um termo de responsabilidade e consentimento, autorizando o estudante a frequentar as aulas de forma presencial, conforme cronograma enviado pela escola.

O atendimento presencial poderá ser suspenso em virtude de alterações nos protocolos de distanciamento social estabelecidos pelo governo estadual e/ou municipal.