HORÁRIO DE ATENDIMENTO De segundas às sextas-feiras,
das 7h30min às 11h30min, 13h às 17h

Nova Corte da Melhor Idade de Teutônia é conhecida durante Encontro Municipal do Idoso

Foram escolhidos Maria Cristina Motta Freisleben como soberana e Ildamar e Adi Lutz como rei e rainha

26 de setembro, 16h45min

Édson Luís Schaeffer
Nova corte foi escolhida durante o Encontro Municipal do Idoso
Nova corte foi escolhida durante o Encontro Municipal do Idoso

A quinta-feira, dia 26 de setembro, foi especial para a Melhor Idade de Teutônia. Isto porque foi momento de conhecer a nova Corte da Melhor Idade 2019/2020, que foi escolhida nesta quinta-feira, durante o Encontro Municipal da Melhor Idade, junto ao Centro Comunitário Martim Luther, no Bairro Languiru.
Coube ao corpo de jurados a difícil missão de escolher os sucessores da Corte 2018/2019, integrada pela soberana Isolde Livena Lenhard, rei Verno Kleinhaus e rainha Emilda Feiden. Três casais concorreram para Rei e Rainha. Já para soberana, eram quatro candidatas. Eles participaram de entrevista com os jurados, bem como desfilaram para o público.

Foto: Édson Luís Schaeffer
Autoridades também estiveram presentes

Logo após o almoço e após muito suspense, a nova Corte da Melhor Idade foi conhecida. Como soberana, foi escolhida Maria Cristina Motta Freisleben, do grupo Edelweiss, da Linha Catarina. Já como rei e rainha foi escolhido o casal Ildamar e Adi Lutz, do grupo Bem Me Quer, do Bairro Teutônia.
A nova Corte da Melhor Idade representará Teutônia em encontros e bailes de idosos do município e região. O corpo de jurados foi integrado pela vice-prefeita de Westfália, Evanete Inês Horst Grave; repórter Jenifer Beckenbach, do Jornal Informativo; comunicador Fabiano Eckel, da Rádio Germânia; Adriana Moreira, da Diersmann Assistência Familiar; Ana Caroline Schneider, da Assistência Social de Imigrante; Liria Maria Barth, do Cras de Estrela; e Candida Severo, coordenadora do Projeto Maturidade Esportiva, de Santa Cruz do Sul.

Foto: Édson Luís Schaeffer
Jurados tiveram a dificil missão de escolher os representantes da nova corte

A escolha da nova Corte integrou o Encontro Municipal do Idoso, que ocorreu em sua 35ª edição, em alusão ao Dia do Idoso, comemorado no dia 1º de outubro. O evento foi uma promoção da Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer de Teutônia, através do Departamento da Melhor Idade, em parceria com a Associação dos Grupos da Melhor Idade do município.
Assim como nas edições anteriores, os 15 grupos da Melhor Idade de Teutônia participaram do encontro, que reuniu cultura e lazer num só espaço. O evento ainda contou com a presença do grupo Alegria de Viver, de Santa Cruz do Sul, além de grupos de outros municípios da região.

Foto: Édson Luís Schaeffer
Encontro Municipal do Idoso movimentou o Centro Comunitário Martin Luther

A programação iniciou com apresentação do Grupo Instrumental de Boa Vista do Sul, sob coordenação de Elias Staggemeier. Em seguida, houve pronunciamentos e mensagem religiosa ministrada pelo pastor Márcio Frank e padre Eduardo Schuster. Ainda houve a apresentação do Coral Municipal Anos Dourados, integrado por idosos do município, sob a regência do maestro Martin Altevogt, e do Grupo Danças & Ritmos da Melhor Idade, coordenado por Sônia Gomes.
O vice-prefeito no exercício de prefeito, Valdir Oliveira do Amaral, frisou a importância de proporcionar momentos de convívio para a Melhor Idade. “Vocês acreditam no nosso município. Muito vocês já fizeram e ainda fazem por Teutônia. Se hoje Teutônia é a cidade que canta e encanta, é porque vocês não deixaram esta chama apagar. Aqui mostramos, mais uma vez, a nossa proposta, de investir nas pessoas”, sublinhou.

Foto: Édson Luís Schaeffer
Corte que entregou a faixa com a Madrinha da Melhor Idade de Teutônia (d)

À tarde, houve baile animado pelo Musical Monte Azul. Durante o encontro, ainda houve homenagem à ex-soberana Silma Lang Marques, que foi escolhida como Madrinha da Melhor Idade de Teutônia. Outro momento de emoção foi a entrada surpresa de filhos e netos de idosos presentes, que homenagearam seus pais e avós com flores ou outras lembranças.

Foto: Édson Luís Schaeffer
Filhos e netos homenagearam seus pais e avós

PERFIL DA CORTE DA MELHOR IDADE 2018/2019

Foto: Édson Luís Schaeffer
Nova Corte da Melhor Idade de Teutônia

> Soberana Maria Cristina Motta Freisleben

– Grupo que representa: Edelweiss, de Linha Catarina
– Data de nascimento: 15/02/1954
– Onde reside: Linha Gamela
– O que significa participar do Grupo da Melhor Idade? Significa encontro de amigos e momento de fazer novas amizades.
– Por que gostaria de ser soberana da Melhor Idade? Para ter novas experiências e dar novos incentivos aos idosos.
– Mensagem para as pessoas da sua faixa etária: Convido a todas as pessoas a participarem dos grupos da Melhor Idade.

> Rei Ildamar e rainha Adi Lutz

– Grupo que representam: Bem Me Quer, do Bairro Teutônia
– Data de nascimento: Ildamar, 07/09/1953; e Adi, 22/06/1956
– Onde residem: Bairro Languiru
– O que significa participar do Grupo da Melhor Idade? Significa, em resumo, convivência, alimentar o sentimento de pertencimento, apresentar algo novo, realizar atividades de lazer, manter e fazer amizades e sentir-se feliz.
– Por que gostariam de ser rei e rainha da Melhor Idade? Para poder levar o nome dos 15 grupos e a cultura da cidade de Teutônia para outros municípios.
– Mensagem para as pessoas da sua faixa etária: O valor das pessoas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer