Nova ponte sobre o Arroio Boa Vista atende antigo anseio das comunidades

Obra, executada pela Construtora Edil Eireli, segue em andamento na divisa entre Westfália e Teutônia

26 de novembro, 9h31min

Paloma Driemeyer Valandro/AI Prefeitura Westfália
Obra de construção da nova ponte é executada pela Construtora Edil Eireli, vencedora da licitação

No limite entre os municípios de Westfália e Teutônia, a construção da nova ponte sobre o Arroio Boa Vista atende um antigo anseio das comunidades, especialmente de Linha Frank (Westfália) e do Bairro Boa Vista (Teutônia). Além de evitar o bloqueio do trecho em dias de enchente, a obra beneficiará o escoamento da produção primária e promoverá o desenvolvimento de economia.

Executada pela Construtora Edil Eireli, empresa vencedora da licitação, a obra representará um valor de R$ 988.107,13, que será custeado pelas duas Prefeituras. A nova ponte sobre o Arroio Boa Vista será em concreto armado e terá 36,75 metros de extensão e 9,70 metros de largura, contando com duas pistas de rolamento (em sentidos opostos) e duas faixas para pedestres e ciclistas. A estrutura terá capacidade para veículos de até 45 toneladas e terá sua altura elevada em relação à ponte de madeira existente no local.

Foto: Paloma Driemeyer Valandro/AI Prefeitura Westfália
Passagem de veículos ainda é permitida pela ponte de madeira, mas pede-se cautela e atenção

Recentemente, o local recebeu, novamente, serviços de concretagem nos pilares que sustentarão a estrutura. Além de arcar com metade do valor da estrutura, cabe a cada Prefeitura executar os ajustes na cabeceira da ponte no lado que lhe compete. A obra é executada com recursos próprios dos dois municípios.

A atual ponte, de madeira, foi construída na década de 50 e serve de interligação entre a Linha Frank e o Bairro Boa Vista. É considerada uma via importante para o escoamento da produção e para o desenvolvimento econômico, considerando que o trecho integra a Rodovia Transcitrus.

Foto: SMB Engenharia
Projeto da nova ponte sobre o Arroio Boa Vista