Nova ponte sobre o Arroio Boa Vista: um sonho próximo da concretização

Westfália e Teutônia assinaram ordem de início das obras na manhã desta segunda-feira, em ato junto à ponte

15 de junho, 17h19min

Paulo Sérgio Rosa
Ato foi marcado pela assinatura da ordem de início da construção da ponte sobre o Arroio Boa Vista

Nesta segunda-feira, dia 15 de junho, mais um importante passo para a construção da nova ponte sobre o Arroio Boa Vista foi dado: a assinatura da ordem de início da obra, a qual é considerada histórica tanto para Westfália quanto para Teutônia. O ato, realizado junto à atual ponte, contou com a presença de autoridades westfalianas e teutonienses, da presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Marjorie Kauffmann, de representantes das empresas envolvidas na execução do projeto e da imprensa.

Foto: Paulo Sérgio Rosa

A ponte de madeira, construída na década de 50, serve de interligação entre a Linha Frank (Westfália) e o Bairro Boa Vista (Teutônia). A mesma está localizada em uma via importante para o escoamento da produção primária e para o desenvolvimento da economia dos dois municípios, uma vez que este trecho integra a Rodovia Transcitrus.

Erguida em concreto armado, a construção da nova ponte sobre o Arroio Boa Vista está prevista para iniciar ainda neste mês. O projeto prevê uma estrutura de 36,75 metros de extensão e 9,70 metros de largura, contando com duas pistas de rolamento (em sentidos opostos) e duas faixas para pedestres e ciclistas. A ponte terá capacidade para veículos de até 45 toneladas e terá sua altura elevada, visando evitar o bloqueio do trecho em dias de enchente do Arroio Boa Vista.

Com valor inicial projetado em R$ 1.194.916,16, agora licitada a obra sairá por R$ 988.107,13, representando uma economia de R$ 206.809,03 aos cofres públicos. A estrutura será construída pela Construtora Edil Eireli, de Teutônia.

Foto: Paulo Sérgio Rosa
Nova ponte será construída por meio de parceria entre os dois municípios

Por estar localizada na divisa entre os dois municípios, cada prefeitura irá arcar com metade do valor da estrutura, a exemplo de outras etapas da elaboração do projeto, e será responsável pelos ajustes na cabeceira da ponte no lado que lhe compete. A obra será executada com recursos próprios dos municípios e a previsão é de que a nova ponte sobre o Arroio Boa Vista seja concluída ainda neste ano.

Foto: SMB Engenharia
Projeto da nova ponte sobre o Arroio Boa Vista

Mais segurança e desenvolvimento

O prefeito de Westfália, Otávio Landmeier, lembrou que, já nos anos 90, quando Westfália ainda pertencia à Teutônia, se falava da necessidade de construção de uma nova estrutura no local. “Esta ponte não será importante somente para Teutônia e Westfália, mas para toda a região, já que esta estrada interliga os Vales do Taquari e Caí. É um desafio para os dois Municípios, neste momento, fazer uma obra deste porte, mas esta ponte é muito necessária e, por isso, não podíamos deixar de fazê-la”, enalteceu.

Prefeito de Westfália, Otávio Landmeier

O prefeito de Teutônia, Jonatan Brönstrup, colocou que, por muitos anos, a nova ponte era apenas uma promessa, mas que, agora, sairá do papel e se tornará realidade. “A atual ponte ainda representa o modelo arcaico, enquanto as propriedades estão trabalhando com robôs, com eficiência em produção e com diversos implementos para aumentar a qualidade de seu produto. Então, cabe a nós aumentar a qualidade da infraestrutura”, sublinhou.

Prefeito de Teutônia, Jonatan Brönstrup

A presidente da Fepam, Marjorie Kauffmann, destacou que o ato desta segunda-feira representa um exemplo de bom andamento do licenciamento ambiental. “Este projeto nada mais é do que controlar os impactos e, principalmente, ajudar na vida das pessoas. A gente sabe o quanto esta ponte é importante e ficamos felizes em saber que conseguimos atender os prazos, contribuindo com o desenvolvimento desta região”, frisou.

Presidente da Fepam, Marjorie Kauffmann

O representante da SMB Engenharia, empresa responsável pela elaboração do projeto, Samir Marcos Battisti, ressaltou que a atual ponte de madeira representa riscos constantes e que a nova estrutura trará mais segurança. “Toda as pontes são iguais, mas a gente se sente orgulhoso em fazer um projeto como este, pelos benefícios que trará às inúmeras famílias que moram nas proximidades e a todos aqueles que utilizam esta via”, pontuou.

Etapas importantes

No primeiro semestre de 2017, o município de Westfália já iniciou a mudança do leito e aterro da estrada, fazendo com que famílias residentes no Travessão não mais ficassem ilhadas em dias de cheia do Arroio Boa Vista. A segunda etapa, até próximo à ponte, foi executada no ano de 2018. Posteriormente, parte do trecho elevado também recebeu pavimentação asfáltica.

Concluída a primeira parte, de responsabilidade do município de Westfália, iniciaram-se as tratativas para a construção da nova ponte em parceria com o município de Teutônia. Após reuniões técnicas, tiveram andamento diversas etapas necessárias e importantes para a execução desta obra histórica: assinatura do convênio entre Westfália e Teutônia; sondagem do solo para elaboração do projeto; elaboração do projeto estrutural por empresa especializada; contratação de empresa para o licenciamento ambiental; análise e aprovação do licenciamento pela Fepam; e licitação da construção da ponte em concreto armado.

Foto: Paulo Sérgio Rosa
Nova ponte é um antigo anseio da comunidade

TEXTO: Édson Luís Schaeffer/AI Teutônia e Paloma Driemeyer Valandro/AI Westfália