HORÁRIO DE ATENDIMENTO De segundas às sextas-feiras,
das 7h30min às 11h30min, 13h às 17h

Orquestra de Teutônia traz repertório tradicionalista ao Acampamento Farroupilha

Grandes clássicos da música nativista foram apresentados no show inédito da Orquestra de Teutônia, integrando o espetáculo Acampamento Farroupilha Instrumental, financiado pela Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, que ainda contou com a apresentação de Robison Boeira

15 de setembro, 20h59min

Édson Luís Schaeffer
Orquestra de Teutônia trouxe show inédito tradicionalista
Orquestra de Teutônia trouxe show inédito tradicionalista

Neste domingo, dia 15 de setembro, junto ao 3º Acampamento Farroupilha, no Centro Administrativo, a comunidade teutoniense foi presenteada com um show inédito da Orquestra de Teutônia, que trouxe ao evento o seu repertório farroupilha. O show integrou o espetáculo Acampamento Farroupilha Instrumental, financiado pela Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, que ainda contou com a apresentação de Robison Boeira.

Foto: Édson Luís Schaeffer
Orquestra de Teutônia trouxe show inédito tradicionalista

A Orquestra de Teutônia tem levado o nome do município para os diversos cantos do Rio Grande do Sul e, inclusive, outros países, perpetuando a tradição teutoniense na música. Sob a regência do maestro Astor Jair Dalferth, os músicos, com sua vibração, energia e balanço, trouxeram ao palco do Acampamento Farroupilha diversos temas consagrados da cultura e música tradicionalista, como “Não chora minha china véia”, “Guri”, “Querência Amada”, “Canto Alegretense” e “Céu, Sol, Sul, Terra e Cor”. Durante o show, também não faltou a interação com o público.

Foto: Édson Luís Schaeffer
Orquestra de Teutônia trouxe show inédito tradicionalista

Para o maestro, se apresentar em casa, trazendo à comunidade teutoniense e regional um repertório farroupilha inédito, é motivo de alegria e, ao mesmo tempo, é desafiador. “É desafiador, porque estamos mostrando um repertório que é naturalmente trabalhado com acordeon, violão ou guitarra, percussão e vocais. Desta vez, estamos introduzindo a este repertório os saxofones, os trompetes, os trombones, além de uma sessão rítmico-harmônica. Estávamos com saudades de tocar para o nosso público de Teutônia. Então é recompensador estar aqui”, frisou.

Foto: Édson Luís Schaeffer
Orquestra de Teutônia trouxe show inédito tradicionalista

Em seguida, subiu ao palco o acordeonista Robison Boeira, de Caxias do Sul, que se apresentou pela primeira vez em Teutônia. Com seu acordeon, Boeira fez uma viagem pelo Estado através dos clássicos do tradicionalismo, além de músicas de seus mais recentes trabalhos, como “Canto da Cordeona” e “Motivos do Campo”.

Foto: Édson Luís Schaeffer
Robison Boeira foi a segunda atração da noite de domingo

Para Boeira, se apresentar em um Acampamento Farroupilha vai ao encontro do seu trabalho, de exaltar o tradicionalismo. “Quero parabenizar a Prefeitura e todos os envolvidos. O Acampamento Farroupilha é o momento de alegria, de grande festa no Rio Grande do Sul. Ficamos honrados de estar aqui para cantar e valorizar as coisas tão bonitas do nosso Rio Grande. Os Acampamentos cumprem o seu papel ao atraírem as famílias, os amigos e valorizam, incentivam a nossa cultura do Rio Grande do Sul, que é uma das mais belas do mundo”, afirmou.

Foto: Édson Luís Schaeffer
Robison Boeira foi a segunda atração da noite de domingo

O espetáculo Acampamento Farroupilha Instrumental foi financiado pela Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, por meio da Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania, com doação da Calçados Beira Rio. O produtor cultural foi MJ Produtora de Eventos.

O Acampamento Farroupilha de Teutônia

As cores do Rio Grande do Sul estão colorindo o Centro Administrativo de Teutônia. A programação do 3º Acampamento Farroupilha de Teutônia, iniciou nesta sexta-feira, dia 13, e segue até o dia 20, evidenciando os saberes, sabores e costumes do tradicionalismo. Desfiles, shows, fandangos, costelão solidários, comidas campeiras, rodas de chimarrão – e muito mais – estarão à disposição.
Na quadra das avenidas 1 Leste, 1 Sul e 1 Oeste e Rua 2 Sul, estão os 18 piquetes – galpões de madeira – de entidades tradicionalistas e empresas, além do Galpão Farroupilha, que concentrará algumas atrações da programação oficial, como a chegada da Chama Crioula e a abertura.

Foto: Édson Luís Schaeffer
Acampamento Farroupilha de Teutônia foi movimentado no final de semana

Durante os dias de evento, os tradicionalistas resgatarão os costumes da cultura e história gaúcha, através de rodas de chimarrão, comidas campeiras e muita música. A programação interna ficará por conta de cada entidade. Em evidência, estarão os saberes, sabores e costumes do tradicionalismo. A programação interna nos piquetes ficará por conta de cada entidade, enquanto as atrações musicais e shows serão no Pavilhão Multiuso.
O evento contará com shows, fandangos, desfiles, entre outras ações, evidenciando os saberes, sabores e costumes do tradicionalismo. Dentre os shows e fandangos – que ocorrerão no Pavilhão Multiuso – ainda estão Chiquito & Bordoneio, César Oliveira e Rogério Melo, Alma Crioula, Tchê Guri, Luz de Candieiro, e Os Centauros. Também estão previstas apresentações do Coral Municipal de Teutônia e das entidades tradicionalistas.

Foto: Édson Luís Schaeffer
Acampamento Farroupilha de Teutônia foi movimentado no final de semana

Na segunda-feira, dia 16, está prevista a visitação das escolas ao Acampamento Farroupilha. Na ocasião, diversas atividades estão previstas, como introdução aos costumes e cultura tradicionalista, brincadeiras e acesso a ferramentas e elementos que fazem parte do tradicionalismo. Na quarta-feira, dia 18, às 19h, ocorre o Costelão Solidário em prol de Lívia Teles.
O Acampamento Farroupilha tem como objetivos resgatar e difundir os hábitos e costumes do povo gaúcho, além de despertar nas pessoas o culto à tradição e à cultura e proporcionar o acesso da população a show de talentos regionais e estaduais. Toda a programação terá entrada franca.
A realização do Acampamento Farroupilha é da Prefeitura de Teutônia e das entidades tradicionalistas do município. O patrocínio é de Certel, Cooperativa Languiru, Sicredi, TeutoNet, Cabanha BMW, Cabanha da Eternidade, Supra e Recanto Gaúcho Pilchas e Selaria.

PROGRAMAÇÃO DO 3º ACAMPAMENTO FARROUPILHA DE TEUTÔNIA

SEGUNDA-FEIRA – 16/09

19h30min – Torneio de vaca parada com o Piquete Aporreados do Sovéu, no Acampamento Farroupilha

TERÇA-FEIRA – 17/09

18h30min – Sessão Câmara de Vereadores, no Galpão Farroupilha
20h – Apresentação do Coral Municipal, no Pavilhão Multiuso
20h30min – Fandango com Chiquito & Bordoneio, no Pavilhão Multiuso

QUARTA-FEIRA – 18/09

15h – Resenha coletiva de cavalos crioulo com técnico da ABCCC (Informações: (51) 99883.9622, com Maciel), no Acampamento
> Noite do Churrasco em todo o Acampamento
19h – Costelão Solidário em prol de Lívia Teles, no Pavilhão Multiuso
19h30min – Palestra “Alimentação Saudável de Equínos” com o veterinário e gerente técnico de Equinos da Supra Vinícius Abreu, no Galpão Farroupilha
19h30min – Programa Gente da Terra, da Rádio Campeira FM, no Acampamento
20h30min – Palestra com técnico da ABCCC, no Galpão Farroupilha

QUINTA-FEIRA – 19/09

20h – Jantar com churrasco e saladas (promoção do Piquete Popular), no Galpão Farroupilha
21h – Apresentação artística do CTG Porteira dos Pampas, no Pavilhão Multiuso
21h30min – Show com César Oliveira e Rogério Melo, no Pavilhão Multiuso
23h – Fandango com Alma Crioula, no Pavilhão Multiuso

SEXTA-FEIRA – 20/09

9h30min – Passeio da Bombacha, com saída no Agrocenter Languiru, até o Centro Administrativo
12h – Costelão, no CTG Rincão das Coxilhas
17h – Show com Tchê Guri, no Pavilhão Multiuso
18h – Extinção da Chama Crioula, no Pavilhão Multiuso
20h – Fandango com Luz de Candieiro, no Pavilhão Multiuso

Mais detalhes da programação em www.teutonia.rs.gov.br/acampamentofarroupilha/ e www.facebook.com/events/454887478700380/

 

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer