Pandorga da Lua traz as tradições gaúchas aos alunos teutonienses

22 de março, 11h10min

Larissa Santos
Elenco de Pandorga da Lua divertiu as crianças com seu musical em Teutônia

Na tarde desta quinta-feira, dia 21 de março, o ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leopoldo Klepker, no Bairro Alesgut, recebeu o musical Pandorga da Lua. Os estudantes do Pré B da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Teutônia puderam cantar e se divertir com músicas infantis tocadas no ritmo da milonga, chamamé e chimarrita, estilos tradicionalistas gaúchos.
As crianças interagiram, riram e aprenderam, com o musical que tinha como objetivo principal valorizar a cultura gaúcha. Teutônia fez parte da turnê de cidades gaúchas que recebeu o musical, assim como Vera Cruz, no dia 19 de março, e Cachoeira do Sul, no dia 20 de março. Vale do Sol recebeu o “Pandorga da Lua” nesta sexta-feira, dia 22 de março.

Foto: Larissa Santos
Musical Pandorga da Lua tinha como objetivo principal valorizar a cultura gaúcha – CRÉDITOS DA FOTO: Larissa Santos

Conforme os organizadores, o projeto traz possibilidades para que os participantes – crianças, pais, educadores – reflitam sobre as palavras e a poesia como instrumento de ensino e educação. As poesias foram escritas pelo poeta e psiquiatra Jaime Vaz Brasil, e as músicas, compostas por Ricardo Freire.
O vice-prefeito de Teutônia, Valdir Oliveira do Amaral, esteve presente durante a apresentação e em seu discurso ressaltou a importância de se trabalhar as tradições gaúchas nas escolas. “Que vocês nunca esqueçam da nossa cultura, valorizem no canto e na dança as nossas tradições. Vocês são o nosso futuro. Todos podem ser algum dia professores, vereadores, vice-prefeito e prefeito. Para isso, é preciso obediência e respeito”, afirmou.
O Pandorga da Lua existe desde 2004 e, em 2007, foi lançado o CD/livro homônimo. No mesmo ano o musical ganhou o Prêmio Açorianos de Música na Categoria Infantil. Em 2010, pelo Rumos Cultural Itaú, ficou dentre os 10 melhores musicais infantis do país. O espetáculo faz parte do projeto Arte, Cultura e Alegria, uma ação cultural que envolve 18 municípios e 20 apresentações, realizadas desde setembro do ano passado.
O elenco é composto por Ricardo Veríssimo Freire, Ângela Gomes, Tuny Brum, Denise Copetti, Sérgio Rosa e Luciano Gabbi. O projeto Arte, Cultura e Alegria tem o patrocínio da Dickow Alimentos – Arroz Rei Arthur e o financiamento do Sistema Pró-Cultura RS. A produção executiva é da Chili. Em Teutônia, o projeto contou com o apoio da Secretaria de Educação.

Foto: Larissa Santos
Alunos da Educação Infantil e Fundamental se divertiram com Musical realizado na EMEF Leopoldo Klepker – CRÉDITOS DA FOTO: Larissa Santos

CRÉDITOS DO TEXTO: Larissa Santos