Passeio da Bombacha evidencia as tradições e o amor ao Rio Grande do Sul

20 de setembro, 12h57min

Desfile coloriu as ruas de Teutônia nas cores do Rio Grande do Sul

As principais ruas do Bairro Languiru e a Avenida 1 Leste foram tomadas pelas cores do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, dia 20 de setembro. Mais de 700 pessoas, dentre eles, aproximadamente 350 cavalarianos, mostraram todo o seu amor ao Estado durante o Passeio da Bombacha, um dos pontos máximos do 3º Acampamento Farroupilha de Teutônia.
O desfile iniciou em frente ao Agrocenter Languiru, no Bairro Languiru. De lá, seguiram pelas principais ruas do bairro, ingressando na Avenida 1 Leste. De lá, o desfile prosseguiu até o local do Acampamento Farroupilha, no Centro Administrativo.

Desfile coloriu as ruas de Teutônia nas cores do Rio Grande do Sul

Um dos destaques do desfile foi a participação dos cavalarianos. Aproximadamente 350 cavalarianos, de todas as idades, evidenciaram as tradições e orgulho de ser gaúcho. Alguns tiveram a honra de levar as bandeiras, dentre elas, a do Rio Grande do Sul.

Mais de 350 cavalarianos foram destaque à parte
Mais de 350 cavalarianos foram destaque à parte

Junto ao palanque oficial, em frente à Prefeitura, cada CTG, CCT e Piquete participante do desfile ganhou um troféu de participação. Após o desfile, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer e prestigiar o Acampamento Farroupilha, montado junto ao Centro Administrativo, onde, em cada piquete, tradicionalistas mantêm vivos os costumes, saberes e sabores dos antepassados.

Cad entidade recebeu troféu de participação

O prefeito, Jonatan Brönstrup abriu o desfile dos cavalarianos, trazendo a bandeira do município, acompanhado do vice-prefeito, Valdir Oliveira do Amaral, que trouxe a bandeira do Estado. Em suas palavras agradeceu ao público em geral e, emocionado, lembrou a importância em manter o tradicionalismo. “Dentro de cada um de nós, precisamos que a Chama Crioula se mantenha acesa, para que possamos, a cada ano, tornar nosso evento ainda mais forte. Aqui, através do Acampamento Farroupilha, criamos um ambiente para as famílias”, destacou.

Desfile contou com participação de cavalarianos das mais diversas idades
Desfile contou com participação de cavalarianos das mais diversas idades

O Acampamento Farroupilha de Teutônia

As cores do Rio Grande do Sul estão colorindo o Centro Administrativo de Teutônia. A programação do 3º Acampamento Farroupilha de Teutônia, iniciou dia 13 e segue até esta sexta-feira, dia 20, evidenciando os saberes, sabores e costumes do tradicionalismo, com desfiles, shows, fandangos, costelão solidário, comidas campeiras, rodas de chimarrão e muito mais.
Na quadra das avenidas 1 Leste, 1 Sul e 1 Oeste e Rua 2 Sul, estão os 18 piquetes – galpões de madeira – de entidades tradicionalistas e empresas, além do Galpão Farroupilha, que concentrou algumas atrações da programação oficial, como a chegada da Chama Crioula e a abertura.
O evento contou com shows, fandangos, desfiles, entre outras ações, evidenciando os saberes, sabores e costumes do tradicionalismo. Dentre os shows e fandangos – que ocorrerão no Pavilhão Multiuso – ainda estão Tchê Guri e Luz de Candieiro. O Acampamento Farroupilha tem como objetivos resgatar e difundir os hábitos e costumes do povo gaúcho, além de despertar nas pessoas o culto à tradição e à cultura e proporcionar o acesso da população a show de talentos regionais e estaduais. Toda a programação terá entrada franca.
A realização do Acampamento Farroupilha é da Prefeitura de Teutônia e das entidades tradicionalistas do município. O patrocínio é de Certel, Cooperativa Languiru, Sicredi, TeutoNet, Cabanha BMW, Cabanha da Eternidade, Supra e Recanto Gaúcho Pilchas e Selaria.

PROGRAMAÇÃO DO 3º ACAMPAMENTO FARROUPILHA DE TEUTÔNIA

SEXTA-FEIRA – 20/09