HORÁRIO DE ATENDIMENTO De segundas às sextas-feiras,
das 7h30min às 11h30min, 13h às 17h

Prefeitura de Teutônia apresentará projeto de tratamento de esgoto durante almoço empresarial

Projeto foi elaborado pela Prefeitura e pela Associação Pró-Desenvolvimento de Languiru. Almoço Empresarial da CIC, no dia 24 de maio, marcará o 38º aniversário de Teutônia

17 de maio, 10h44min

No dia 24 de maio Teutônia completa 38 anos de emancipação político-administrativa. E é nesta data que a Prefeitura de Teutônia, juntamente com a Associação Pró-Desenvolvimento de Languiru, apresentará o projeto de tratamento de esgoto do município, elaborado de forma conjunta e que contempla toda a cidade. A apresentação do projeto, considerado inédito na região, ocorre junto ao Almoço Empresarial da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) Teutônia.
O evento inicia às 11h no Salão Social da Associação Pró-Desenvolvimento, no Bairro Languiru. Na pauta estarão a importância do tratamento de esgoto para a saúde pública, detalhes do projeto (redes de coleta e estação de tratamento), volume de investimentos e execução das obras.
A palestra contará com a participação do prefeito de Teutônia, Jonatan Brönstrup; presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Ronaldo Nogueira; secretário municipal interino de Planejamento e Mobilidade Urbana, Clemir Tavares de Jesus; diretor de geração da Certel Energia e presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas, Júlio Salecker; presidente e vice-presidente da APDL, Gerson Redecker e Rudimar Landmeier, respectivamente; e diretor da TSA Tecnologia Saneamento Ambiental, Vilmar Viegas.
Conforme o prefeito, Jonatan Brönstrup, Teutônia avança a passos largos na área de saneamento, com a elaboração de um projeto único, para todo o município, relativo à coleta e tratamento de esgotos. “Investir em saneamento básico é investir em qualidade de vida, que refletirá num desenvolvimento não somente econômico, mas, também social. Estamos indo ao encontro daquilo que propusemos: investir nas pessoas”, sublinha.
O secretário de Planejamento e Mobilidade Urbana, Clemir Tavares de Jesus, da mesma forma, enfatiza que o trabalho conjunto entre Prefeitura de Teutônia e Associação Pró-Desenvolvimento na elaboração do projeto foi de extrema importância. “Assim, aceleramos o processo de elaboração do projeto. O Almoço Empresarial, portanto, será a oportunidade da comunidade teutoniense conhecer, em primeira mão, o projeto que é fruto de parceria inédita na região”, frisa.
As discussões acerca do assunto iniciaram, com maior intensidade, em 2017. Para elaborar o projeto, a Administração Municipal e Associação Pró-Desenvolvimento executaram um plano de trabalho único, que consistiu no levantamento topográfico, contratação de empresa especializada em projetos na área de saneamento e a revisão do Plano de Saneamento Municipal. Mais detalhes do projeto serão apresentados durante o evento.
O investimento para o Almoço Empresarial é de R$ 45,00 por participante associado à CIC e de R$ 55,00 para os demais interessados. Inscrições podem ser feitas pelo fone (51) 3762-1233 ou pelo e-mail comercial@cicteutonia.com.br. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Teutônia e APDL, com o patrocínio de Certel, Colégio Teutônia, Evoluir Gestão Empresarial, Global-Eco Consultoria Ambiental, Cooperativa Languiru, Poolseg, Rivin Moda e Decoração, Sicredi e Univates.

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer