Prefeitura de Teutônia assina contrato para início das obras na rótula do Bairro Languiru

Drenagem e terraplanagem estão sendo feitas pela Secretaria de Obras. Já as obras na rótula do Bairro Canabarro estão na fase final

9 de abril, 15h20min

Paulo Sérgio Rosa
Assinatura do contrato ocorreu na manhã desta quinta-feira

Na manhã desta quinta-feira, dia 9 de abril, a Prefeitura de Teutônia assinou o contrato de prestação de serviços com a empresa que venceu o processo licitatório para as obras da rótula fechada na ERS-128 (Via Láctea), junto ao acesso da Rua Major Bandeira, via que interliga os bairros Languiru e Alesgut. As obras de terraplanagem e drenagem estão sendo feitas pela Secretaria de Obras.

Para o prefeito, Jonatan Brönstrup, a construção das rótulas fechadas foi um compromisso assumido. “São obras históricas, pois foram muitas tratativas com o Estado e a comunidade aguardava ansiosamente por uma solução nestes locais. Não temos dúvidas de que as rótulas fechadas trarão mais segurança para quem passar por aqui. São vidas que estaremos salvando com estas rótulas, além de estarmos reduzindo os acidentes nestes locais”, afirmou.

Foto: Paulo Sérgio Rosa
Secretaria de Obras iniciou a terraplanagem e drenagem na rótula do Bairro Languiru

Enquanto ocorriam os trâmites licitatórios para a contratação da empresa que executará a base e o pavimento, a Secretaria de Obras, com maquinário e pessoal próprios, iniciou a terraplanagem e drenagem no local, assim como ocorreu na rótula do Bairro Canabarro. O trevo da Rua Major Bandeira também é o principal acesso à rodovia ERS-419, que interliga Teutônia a Poço das Antas.

As obras serão executadas pela empresa RGS Engenharia S.A., de Porto Alegre, num investimento previsto de R$ 614.964,75, custeado com recursos próprios da Prefeitura de Teutônia, que assumiu a responsabilidade pelas obras das rótulas na rodovia, que é de competência do Estado. A intenção é iniciar as obras ainda nos próximos dias.

Foto: Paulo Sérgio Rosa

Já as obras na rótula do Bairro Canabarro, na interseção da ERS-128 com a Rua 17 de Junho e estrada da Linha Ribeiro, estão em fase final. O investimento é de R$ 808.014,40, também em recursos próprios municipais, sendo que R$ 600 mil foram devolvidos pela Câmara de Teutônia à Prefeitura com a finalidade de investir nas rótulas.

Ambos os trevos que estão sendo transformados em rótulas fechadas têm fluxo intenso de veículos, além de concentrar um alto número de acidentes, inclusive fatais. Com as rótulas fechadas, espera-se diminuir consideravelmente o número de ocorrências nos locais. A Prefeitura tem a autorização da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) para executar as obras.

Obras na rótula do Bairro Canabarro estão em fase final