Prefeitura de Teutônia lança página no site com lista de medicamentos disponíveis nos postos de saúde

Página lista medicamentos disponíveis e que estão em falta. Criação da página partiu da indicação do vereador Juliano Körner, por meio de Projeto de Lei Legislativo, agora Lei Municipal nº 5.168/2019

2 de março, 15h29min

Página foi colocada no ar nesta segunda-feira

Em mais uma ação para aprimorar os serviços de saúde no município, a Prefeitura de Teutônia anunciou mais um mecanismo para facilitar a vida dos usuários das farmácias dos postos de saúde. Através do site da Prefeitura, os pacientes podem consultar a listagem de medicamentos disponíveis para serem entregues a população. A consulta pode ser feita através do link: https://www.teutonia.rs.gov.br/lista-de-medicamentos/.
O ato de lançamento ocorreu na tarde desta segunda-feira, dia 2 de março, junto ao Centro Avançado de Saúde, no Bairro Canabarro. “Através desse nova ferramenta, as pessoas podem fazer o acompanhamento de todo medicamento que é disponibilizado pelos postos de saúde. Apesar de hoje estarmos disponibilizando quase todos os tipos de medicação básica, essa iniciativa evita que o paciente vá até o estabelecimento e não encontre seu remédio”, explicou o prefeito, Jonatan Brönstrup.

Seja no computador, seja no celular, página pode ser acessada de qualquer dispositivo

A página pode ser acessada diretamente pelo link https://www.teutonia.rs.gov.br/lista-de-medicamentos/ ou acessando o site da Prefeitura, https://www.teutonia.rs.gov.br/ e clicar em “Lista de medicamentos” na barra de menus localizada abaixo das notícias em destaque ou no menu “Acesso rápido”, no lado direito da página. Na página “Lista de medicamentos”, que terá atualização semanal, há três abas.
Na aba “Informações”, há um texto introdutório, com informações para o cidadão e links que direcionam às listas de medicamentos disponibilizados pelo Estado e pelo programa Farmácia Popular. Quando o medicamento não faz parte da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume), o usuário pode conferir se esse medicamento pode ser fornecido pelo Estado ou está disponível pelo programa Farmácia Popular em farmácias conveniadas de forma gratuita ou com desconto.
Na aba “Horários”, há relação dos telefones, endereços e horários de atendimento das farmácias dos postos de saúde. E na aba “Medicamentos”, está a lista dos medicamentos disponíveis nas farmácias básicas municipais, dos medicamentos controlados e antimicrobianos disponíveis nas farmácias do Centro Avançado de Saúde e do Posto de Saúde do Bairro Languiru e dos medicamentos em falta.

Foto: Leo Wiebusch
Site da Prefeitura conta com lista de medicamentos disponíveis nos postos

A relação dos medicamentos disponibilizados é regulamentada pelo Decreto Municipal nº 2.543, de 28 de fevereiro de 2019, que dispõe sobre a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume). Todos os munícipes de Teutônia, com seu cadastro no Sistema Único de Saúde (SUS) em dia no município, têm direito à retirada dos medicamentos prescritos nas unidades de saúde. Para retirar os medicamentos é necessário trazer o cartão do SUS do paciente, o RG da pessoa que está retirando e o receituário médico.
Conforme a farmacêutica Juliana Andréa Dörr, a disponibilização da lista de medicamentos é uma solicitação antiga da comunidade. “Agora, os usuários das unidades de saúde poderão consultar a lista atualizada utilizando o seu celular, sem precisar telefonar para o posto de saúde ou se deslocar até ele. O acesso rápido à informação é primordial nos dias de hoje e as tecnologias se tornam aliadas para melhorarmos cada vez mais os serviços oferecidos à população”, frisou.
A criação da página com a lista de medicamentos partiu da indicação do vereador Juliano Körner, por meio de Projeto de Lei Legislativo, agora Lei Municipal nº 5.168/2019. “Estamos democratizando, assim, a informação e o acesso do cidadão a estes medicamentos. Isso irá melhorar a qualidade deste serviço e propiciar tranquilidade aos cidadãos que dependem da distribuição gratuita de medicamentos”, avaliou o vereador.

Prefeito destaca que página vai dar mais transparência na distribuição de medicamentos