HORÁRIO DE ATENDIMENTO De segundas às sextas-feiras,
das 7h30min às 11h30min, 13h às 17h

Prefeitura de Teutônia lança programa de castração e chipagem de cães e gatos

Serão castrados e chipados: animais resgatados por grupos de protetores de animais, que resta configurada a situação de abandono e vulnerabilidade; encaminhados por agentes de saúde, mediante relatório de encaminhamento; e/ou pertencentes a beneficiários do Programa Bolsa Família e usuários do Cras e Creas

12 de julho, 16h06min

Édson Luís Schaeffer
Programa de castração e chipagem foi lançado nesta sexta-feira
Programa de castração e chipagem foi lançado nesta sexta-feira

A Prefeitura de Teutônia lançou na tarde desta sexta-feira, dia 12 de julho, o programa de castração e chipagem de cães e gatos, considerado pioneiro na região. O ato ocorreu junto à clínica credenciada, Gigi Pet Clínica Veterinária, no Bairro Languiru, reunindo autoridades e representantes da empresa. Na ocasião, ocorreu a assinatura simbólica do contrato entre Prefeitura e a clínica credenciada.
Conforme o prefeito, Jonatan Brönstrup, a castração felina e canina atende um anseio antigo da comunidade teutoniense, bem como de entidades protetoras dos animais. “Trata-se de um procedimento indispensável para o controle populacional de cães e gatos, em que, consequentemente, teremos a diminuição de animais abandonados em nosso município. Trabalhar com castração é trabalhar com prevenção”, enalteceu.

Foto: Édson Luís Schaeffer
Programa de castração e chipagem foi lançado nesta sexta-feira

A médica-veterinária Renata Bortoluzzi Madeira, da Gigi Pet, agradeceu a confiança e afirmou que fica feliz em contribuir com esta iniciativa. “Já tenho 12 anos de caminhada na castração. Aqui estamos falando de saúde pública, pois eliminamos a natalidade e a ploriferação. É um trabalho formiguinha, mas estamos no caminho certo e vou dar o melhor de mim para executar este trabalho”, frisou.
A presidente da Câmara de Vereadores, Keetlen Link, enalteceu a importância do programa, que é considerado um dos pioneiros no Vale do Taquari. “Parabéns, Renata, por assumir este desafio e pelo teu empenho e carinho com os animais. Teutônia é modelo em muitas áreas. E, hoje, nos tornamos novamente referência”, afirmou.
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Márcio Mügge, ressaltou que a pasta prevê um montante de R$ 60 mil destinados a este serviço ao longo de um ano. “Estamos felizes em poder iniciar esses procedimentos, pois damos um grande passo neste anseio da nossa comunidade. Além da castração, a chipagem será importante para termos um maior controle sobre os animais”, colocou, agradecendo, ainda, a parceria com a Associação Protetora dos Animais de Teutônia (Apante) e o Grupo Patas Solidárias.

Foto: Édson Luís Schaeffer
Renata Madeira será a profissional responsável pela castração dos animais

Os serviços médicos-veterinários deverão contemplar a recepção do animal; exame clínico e coleta de material para realização de exames laboratoriais quando o profissional julgar necessário; medicação pré-anestésica miorrelaxante, tranquilizante e analgésico; anestesia; cirurgia; medicação pós-cirúrgica; e liberação do animal. Os cães e gatos castrados também receberão um chip, com informações do animal, como nome do proprietário, permitindo a rastreabilidade. O investimento previsto na chipagem é de aproximadamente R$ 20 mil, com recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente, cuja aplicação foi aprovada pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente.
A prestação de serviço será sob demanda da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Teutônia. As castrações obedecerão as seguintes condições:
– Animais resgatados por grupos de protetores de animais, que resta configurada a situação de abandono e vulnerabilidade;
– Animais encaminhados por agentes de saúde, mediante relatório de encaminhamento;
– Animais pertencentes a beneficiários do Programa Bolsa Família, a usuário do Centro de Referência Especializada da Assistência Social (Creas) ou Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Teutônia, sendo que a Secretaria de Assistência Social fornecerá documento comprobatório, informando as famílias que atendem tais requisitos.

Foto: Édson Luís Schaeffer
Ato ocorreu junto à Gigi Pet, clínica veterinária credenciada

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer