HORÁRIO DE ATENDIMENTO De segundas às sextas-feiras,
das 7h30min às 11h30min, 13h às 17h

Prefeitura de Teutônia publica decreto que recepciona a classificação da bandeira laranja

Mesmo com a mudança da bandeira, as medidas de proteção e higienização seguem em vigor

18 de maio, 13h51min

A Prefeitura de Teutônia publicou na manhã desta segunda-feira, dia 18 de maio, o novo decreto que acolhe, na integralidade, as determinações do Estado no que se refere ao modelo de distanciamento controlado, que desta vez classificou o Vale do Taquari com a bandeira laranja. Mesmo com a mudança da bandeira, as medidas de proteção e higienização seguem em vigor, como o uso da máscara.

O decreto recepciona a classificação da Bandeira Laranja fixada pelo Estado do Rio Grande do Sul para a Região de Lajeado, nos termos do Decreto Estadual nº 55.248, de 17 de maio de 2020. As determinações devem ser seguidas por todos os municípios da região de Lajeado, o que inclui Teutônia.

 



CONFIRA OS DECRETOS (basta clicar nos arquivos para visualizá-los):

DEC 2762 2020 5ec28b0f9d3b6

DEC 2763 2020 B388b54c8288b



 

Com a mudança, é possível flexibilizar o funcionamento de diversas atividades, principalmente o comércio e a prestação de serviços. “Na semana passada, nos reunirmos, de forma virtual, com a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, para apresentar o que o Vale está fazendo no combate ao coronavírus e também pedir mudanças na análise dos índices, que classificam a cor da bandeira de cada região”, coloca o prefeito, Jonatan Brönstrup.

Brönstrup ainda salienta que o esforço coletivo de lideranças políticas, empresariais e comerciais que sensibilizou o Estado, modificando a classificação da região. “O Vale do Taquari sempre foi exemplo de desenvolvimento econômico e social, agora, mostra sua capacidade no enfrentamento da pandemia. Os municípios se uniram para estruturar suas unidades de saúde, investiram na compra de testes e investimentos na área social. Vamos seguir os cuidados, para que em breve possamos vencer o coronavírus”, frisa.

Ainda foi publicado um segundo decreto, que altera o Decreto nº 2.757, de 11 de maio de 2020, que recepciona, no âmbito do Município de Teutônia, o Sistema de Distanciamento Controlado instituído pelo Estado do Rio Grande do Sul através do Decreto nº 55.240/2020 com fins de prevenção e de enfrentamento à epidemia causada pelo novo Coronavírus (Covid-19), e reitera a declaração de estado de calamidade pública em todo o território municipal. Este texto traz algumas determinações a mais a serem observadas pelos estabelecimentos.

Para saber como cada segmento pode funcionar, basta acessar www.distanciamentocontrolado.rs.gov.br, escolher a opção de cidade Teutônia e selecionar a atividade a qual você se enquadra. A seguir também estão os arquivos em PDF de cada setor econômico.

 

Cuidados devem permanecer

A mudança da bandeira para laranja no Vale do Taquari não pode significar relaxamento das medidas de proteção e higienização contra o novo coronavírus:

– Use máscara sempre que sair de casa, inclusive para caminhadas e prática de outras atividades físicas;

– Lave as mãos com água e sabão frequentemente, por mais de 20 segundos;

– Use álcool gel seguidamente e sempre que tiver contato com algum objeto ou superfície compartilhada e pessoas com síndrome gripal;

– Mantenha o distanciamento mínimo de 1,5 a 2 metros das outras pessoas;

– Se possível, fique em casa;

– Evite aglomerações desnecessárias. Em supermercados, bancos ou outros locais necessários e essenciais, faça a sua parte, mantenha o distanciamento seguro e, se preciso, exija do estabelecimento o cumprimento das medidas de proteção;

– Não se baseie no comportamento dos outros, que eventualmente não seguem as medidas. Nada melhor que estar com a consciência tranquila, de estar fazendo a tua parte, protegendo a tua saúde e a do próximo.

 



CONFIRA OS ARQUIVOS EM PDF DE CADA SETOR ECONÔMICO (Basta clicar em cima do arquivo para visualizá-lo):
Administracao Publica LARANJA 1

Agropecuaria LARANJA 1

Alojamento E Alimentacao LARANJA 2

Comercio LARANJA

Industria LARANJA

Saude LARANJA

Servicos LARANJA 4

Servicos De Informacao LARANJA

Servicos De Utilidade Publica LARANJA

Transporte LARANJA



 

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer