HORÁRIO DE ATENDIMENTO De segundas às sextas-feiras,
das 7h30min às 11h30min, 13h às 17h

Prefeitura determina suspensão temporária das atividades da Educação Infantil e Ensino Fundamental

Nesta quarta-feira escolas atenderão de maneira facultativa, sendo que a suspensão entra em vigor na quinta-feira

17 de março, 11h25min

Édson Luís Schaeffer
Definições ocorreram durante reunião nesta terça-feira
Definições ocorreram durante reunião nesta terça-feira

A Prefeitura de Teutônia determinou, na manhã desta terça-feira, dia 17 de março a suspensão temporária das atividades da Educação Infantil  e do Ensino Fundamental nas escolas municipais e no CEMEF. Nesta quarta-feira, dia 18, as escolas ainda atenderão de maneira facultativa, sendo que, a partir de quinta-feira, dia 19, as atividades estarão suspensas. A suspensão temporária, a partir de quinta-feira, também atinge o transporte escolar.

As novas determinações ocorreram durante reunião que orientou empresas sobre o assunto. “Solicitamos a compreensão das empresas quanto a funcionários que tem filhos matriculados nas escolas de Educação Infantil. É momento de pensarmos no coletivo, é questão de saúde pública”, afirmou o prefeito, Jonatan Brönstrup.

A decisão de suspensão das aulas do Ensino Fundamental e das atividades da Educação Infantil levam em conta a informação divulgada pela Organização Mundial da Saúde nesta segunda-feira, dia 16, de que já foram registrados casos de mortalidade de crianças devido à doença.

Participaram do encontro representantes do Executivo, das maiores empresas do município e o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus. Durante a reunião, ainda foram repassadas orientações para que as empresas adotem medidas protetivas e que orientem os seus funcionários a procurarem os profissionais médicos das próprias empresas.

Segue nota atualizada da Prefeitura de Teutônia.

Foto: Édson Luís Schaeffer
Definições ocorreram durante reunião nesta terça-feira

 

NOTA OFICIAL – SUSPENSÃO DE SERVIÇOS DEVIDO AO CORONAVÍRUS

Diante da Emergência em Saúde Pública declarada pela Organização Mundial da Saúde por doença respiratória causada pelo agente novo coronavírus e por determinação da Secretaria Estadual de Saúde, bem como a existência de quatro casos suspeitos no município, a Prefeitura de Teutônia determina:

– suspensão temporária das aulas do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Ensino e das atividades da Educação infantil a partir de quinta-feira, dia 19 de março. As escolas atenderão de maneira facultativa nesta quarta-feira;

– suspensão temporária dos encontros, reuniões e bailes voltados à Melhor Idade;

– suspensão temporária dos grupos em geral da Administração Pública, dentre eles os grupos do CRAS  e CREAS, de sáude, dos Núcleos de Cultura, e dos demais projetos sociais, incluindo Teutônia Futsal e Juventus;

– suspensão temporária do Campeonato Municipal de Teutônia;

– e suspensão temporária de eventos em geral, diante da orientação de evitar aglomerações de público.

Também fica definido que servidores públicos que lidam com atendimento ao público e que se enquadrem nos grupos a seguir serão realocados, com a opção de homeoffice (trabalho em casa): mais de 60 anos, gestantes, lactantes e portadores de doenças crônicas.

Durante o período de suspensões acima citadas, profissionais poderão ser realocados de setor conforme necessidade, para auxiliar nas medidas de prevenção ao coronavírus. Servidores da saúde em férias estão sendo chamados de volta para auxiliar no atendimento à população. Mudanças estruturais no atendimento à população poderão ser implantadas nos próximos dias conforme necessidade.

Ainda solicita-se que cada pessoa faça a sua parte e tome os cuidados necessários, dentre eles:

– Higienizar as mãos com frequência: o álcool gel ou a higiene com água e sabão são eficazes para o combate do vírus;

– Evitar tocar a boca, nariz e olhos: caso seja necessário, higienize as mãos imediatamente antes e depois;

– Utilize a etiqueta da tosse: se for tossir ou espirrar não utilize as mãos ou lenços de tecido. Utilize preferencialmente lenço descartável e, se não for possível o lenço, utilize o antebraço para proteção da boca e nariz;

– Evitar aglomerações e locais fechados;

– Manter os ambientes higienizados e ventilados em casa e no trabalho;

– Não compartilhar objetos pessoais;

– Somente ir às unidades de saúde quando houver necessidade.

Pessoas que viajaram para regiões em que foram registrados casos nos últimos 14 dias e que estejam apresentando sintomas do novo coronavírus (tosse, febre, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dor de garganta, coriza, falta de ar) devem comunicar a ocorrência para a Vigilância em Saúde, para que os profissionais possam orientar a conduta a ser adotada. Os contatos podem ser feitos pelos telefones (51) 3762-7810 e 3762-7820.

A Prefeitura de Teutônia reforça que o momento não é de pânico. Todas as medidas visam retardar ou, até eliminar, qualquer chance de propagação da doença. Cada um fazendo sua parte, iremos vencer esta batalha. Prevenção é o melhor remédio!

 

 

 

 

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer