HORÁRIO DE ATENDIMENTO De segundas às sextas-feiras,
das 7h30min às 11h30min, 13h às 17h

Prefeitura e Associação Pró-Desenvolvimento ajustam parceria para projeto de tratamento de esgotos

20 de julho, 16h52min

Nesta quarta-feira, dia 18 de julho, a Administração Municipal de Teutônia, representada pelo prefeito, Jonatan Brönstrup, e pelo subsecretário de Planejamento e Mobilidade Urbana, Clemir Tavares de Jesus, se reuniu com a diretoria da Associação Pró-Desenvolvimento (APDL) do Bairro Languiru para tratar do projeto para coleta e tratamento de esgotos no município. Na oportunidade, foram ajustados os próximos passos da parceria entre a entidade e o poder público.

No final de 2017 e início de 2018, a Associação Pró-Desenvolvimento realizou o levantamento topográfico do município, para então dar início à elaboração do projeto de coleta e tratamento de esgotos. Na reunião desta quarta-feira, ficou definido que a entidade contratará a empresa para fazer o projeto. Para auxiliar no custeio do projeto, a Administração Municipal fará um termo de fomento, que viabilizará o repasse de recursos à APDL.

A Prefeitura ainda disponibilizará uma equipe técnica, composta por profissionais dos setores de Engenharia, Meio Ambiente e Obras, para integrar o Plano de Trabalho e disponibilizar informações necessárias para a elaboração do documento. A intenção é concluir o projeto até janeiro de 2019, tendo em vista que entre abril e maio devem abrir as cartas-consultas da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), visando recursos para executá-lo.

O secretário de Planejamento e Mobilidade Urbana, Clemir Tavares de Jesus, enfatiza a importância da parceria com a Associação Pró-Desenvolvimento. “Assim, aceleramos o processo de elaboração do projeto, se comparado aos trâmites burocráticos se o projeto fosse contratado pelo Poder Público”, frisa.

Conforme o prefeito, Jonatan Brönstrup, a parceria com a Associação Pró-Desenvolvimento tem sido fundamental para o Município avançar na questão da coleta e tratamento de esgotos. “Investir em saneamento básico é investir em qualidade de vida, que refletirá num desenvolvimento não somente econômico, mas, também social. Por isso, essa parceria vai ao encontro daquilo que propusemos para o nosso governo: investir nas pessoas”, sublinha.

O presidente da Associação Pró-Desenvolvimento, Gerson Redecker, avalia positivamente a parceria com o Município. “A parceria com poder público está sendo muito satisfatória, pois o compromisso e a obrigação são tanto da nossa entidade quanto da Prefeitura. Primeira etapa, que foi o levantamento topográfico, já foi concluída. Agora definimos que uma empresa terceirizada será contratada para que faça o projeto prevendo o saneamento para todo o município. As etapas estão acontecendo, para prosseguirmos no projeto do saneamento de Teutônia”, coloca.

Texto: Édson Luís Schaeffer
Foto: Édson Luís Schaeffer