HORÁRIO DE ATENDIMENTO De segundas às sextas-feiras,
das 7h30min às 11h30min, 13h às 17h

Prefeitura inicia obras de nova via de interligação entre os bairros Centro Administrativo e Canabarro

Via interligará a Avenida 1 Leste até a Rua Hatto Brönstrup, margeando a ferrovia. Pela Rua Erno Beckmann ocorrerá interligação entre as ruas Hatto Brönstrup e Arnaldo Krug. Também será aberto um trecho da Rua José de Anchieta, entre as ruas Hatto Brönstrup e Ewaldo Schaeffer

28 de janeiro, 10h12min

Édson Luís Schaeffer
Máquinas da Prefeitura trabalham na abertura da via
Máquinas da Prefeitura trabalham na abertura da via

Teutônia vem crescendo significativamente nos últimos anos. Consequentemente, o fluxo de veículos também aumenta, sendo um desafio encontrar vias alternativas para o fluxo de veículos. Um dos principais gargalos para a mobilidade urbana é a ferrovia que corta o município, dividindo o Bairro Canabarro em duas partes, concentrando o fluxo de veículos nas ruas Dom Pedro II e Carlos Arnt.
Diante da necessidade de se ter uma via alternativa entre os bairros Centro Administrativo e Canabarro e atendendo a uma demanda antiga da comunidade teutoniense, a Prefeitura iniciou no sábado, dia 25 de janeiro, as obras de prolongamento da Avenida 1 Leste, que será interligada à Rua Hatto Brönstrup, margeando a ferrovia. Já pela Rua Erno Beckmann ocorrerá interligação entre as ruas Hatto Brönstrup e Arnaldo Krug, que possibilita o acesso às ruas Guilherme Schneider Sobrinho e 31 de Março.
Na mesma região ainda, haverá o prolongamento da Rua José de Anchieta, entre as ruas Hatto Brönstrup e Ewaldo Schaeffer, facilitando o acesso e saída no Ieceg/CNEC Teutônia, bem como ao Loteamento Brönstrup. Com isso, visa-se diminuir o fluxo de veículos nas ruas Dom Pedro II e Carlos Arnt e, consequentemente, dar mais mobilidade entre as duas partes do Bairro Canabarro divididas pela ferrovia.

Foto: reprodução
Em vermelho, as vias que serão abertas, viabilizando nova via de interligação entre os bairros Canabarro e Centro Administrativo

O prefeito, Jonatan Brönstrup, endossa que essas obras serão de extrema importância para a mobilidade no município. “Serão vias alternativa à Rua Dom Pedro II, que hoje atende boa parte do fluxo que vem do Bairro Languiru via Avenida e via Estrada Velha. É mais uma obra que irá ao encontro à nossa proposta de investir nas pessoas”, sublinha.
A Secretaria de Planejamento e Mobilidade Urbana, desde 2017, vem conversando e negociando com proprietários de terras da área, realizando desapropriações e permutas de terrenos. “Há muitos anos se fala de vias alternativas entre os bairros Canabarro e Centro Administrativo. Através de diálogo com os proprietários, que entenderam a necessidade destas vias, estamos atendendo a esta antiga reivindicação da comunidade teutoniense”, afirma o titular da pasta, Clemir Tavares de Jesus.

Foto: Paulo Sérgio Rosa
Executivo acompanhou as obras nesta segunda-feira

Desde sábado, as máquinas da Prefeitura começaram a trabalhar no prolongamento da Avenida 1 Leste. Já as ruas Erno Beckmann e José de Anchieta estão em fase de licenciamento ambiental, o que deve ser concluído nos próximos dias, para então iniciar as obras. Inicialmente, as novas ruas não receberão pavimentadas, mas entram na lista de vias prioritárias, especialmente no que tange à mobilidade urbana.

Foto: Édson Luís Schaeffer
Via interligará a Avenida 1 Leste à Rua Hatto Brönstrup

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer