Prefeitura inicia obras de nova via de interligação entre os bairros Centro Administrativo e Canabarro

Via interligará a Avenida 1 Leste até a Rua Hatto Brönstrup, margeando a ferrovia. Pela Rua Erno Beckmann ocorrerá interligação entre as ruas Hatto Brönstrup e Arnaldo Krug. Também será aberto um trecho da Rua José de Anchieta, entre as ruas Hatto Brönstrup e Ewaldo Schaeffer

28 de janeiro, 10h12min

Máquinas da Prefeitura trabalham na abertura da via

Teutônia vem crescendo significativamente nos últimos anos. Consequentemente, o fluxo de veículos também aumenta, sendo um desafio encontrar vias alternativas para o fluxo de veículos. Um dos principais gargalos para a mobilidade urbana é a ferrovia que corta o município, dividindo o Bairro Canabarro em duas partes, concentrando o fluxo de veículos nas ruas Dom Pedro II e Carlos Arnt.
Diante da necessidade de se ter uma via alternativa entre os bairros Centro Administrativo e Canabarro e atendendo a uma demanda antiga da comunidade teutoniense, a Prefeitura iniciou no sábado, dia 25 de janeiro, as obras de prolongamento da Avenida 1 Leste, que será interligada à Rua Hatto Brönstrup, margeando a ferrovia. Já pela Rua Erno Beckmann ocorrerá interligação entre as ruas Hatto Brönstrup e Arnaldo Krug, que possibilita o acesso às ruas Guilherme Schneider Sobrinho e 31 de Março.
Na mesma região ainda, haverá o prolongamento da Rua José de Anchieta, entre as ruas Hatto Brönstrup e Ewaldo Schaeffer, facilitando o acesso e saída no Ieceg/CNEC Teutônia, bem como ao Loteamento Brönstrup. Com isso, visa-se diminuir o fluxo de veículos nas ruas Dom Pedro II e Carlos Arnt e, consequentemente, dar mais mobilidade entre as duas partes do Bairro Canabarro divididas pela ferrovia.

Foto: reprodução
Em vermelho, as vias que serão abertas, viabilizando nova via de interligação entre os bairros Canabarro e Centro Administrativo

O prefeito, Jonatan Brönstrup, endossa que essas obras serão de extrema importância para a mobilidade no município. “Serão vias alternativa à Rua Dom Pedro II, que hoje atende boa parte do fluxo que vem do Bairro Languiru via Avenida e via Estrada Velha. É mais uma obra que irá ao encontro à nossa proposta de investir nas pessoas”, sublinha.
A Secretaria de Planejamento e Mobilidade Urbana, desde 2017, vem conversando e negociando com proprietários de terras da área, realizando desapropriações e permutas de terrenos. “Há muitos anos se fala de vias alternativas entre os bairros Canabarro e Centro Administrativo. Através de diálogo com os proprietários, que entenderam a necessidade destas vias, estamos atendendo a esta antiga reivindicação da comunidade teutoniense”, afirma o titular da pasta, Clemir Tavares de Jesus.

Foto: Paulo Sérgio Rosa
Executivo acompanhou as obras nesta segunda-feira

Desde sábado, as máquinas da Prefeitura começaram a trabalhar no prolongamento da Avenida 1 Leste. Já as ruas Erno Beckmann e José de Anchieta estão em fase de licenciamento ambiental, o que deve ser concluído nos próximos dias, para então iniciar as obras. Inicialmente, as novas ruas não receberão pavimentadas, mas entram na lista de vias prioritárias, especialmente no que tange à mobilidade urbana.

Via interligará a Avenida 1 Leste à Rua Hatto Brönstrup