HORÁRIO DE ATENDIMENTO De segundas às sextas-feiras,
das 7h30min às 11h30min, 13h às 17h

Prefeitura possibilita ampliação de estrutura de leitos de isolamento para atendimentos do Covid-19 no Hospital Ouro Branco

Casa de saúde passa a ter 18 leitos clínicos, além de três leitos semicríticos junto à Sala Amarela do Pronto Atendimento

13 de maio, 11h56min

Édson Luís Schaeffer/arquivo
Prefeitura de Teutônia auxiliou o Hospital Ouro Branco na ampliação dos leitos de isolamento Covid-19
Prefeitura de Teutônia auxiliou o Hospital Ouro Branco na ampliação dos leitos de isolamento Covid-19

O Hospital Ouro Branco ampliou a estrutura de leitos de isolamento para o atendimento aos casos de Covid-19 (Coronavírus). Desde segunda-feira, dia 11, são 18 leitos clínicos, além de três leitos semicríticos junto à Sala Amarela do Pronto Atendimento (dotados de respirador e utilizados apenas por pacientes que necessitam de respiração mecânica enquanto aguardam por leito de UTI). A criação dos oito novos leitos recebeu aporte financeiro da Prefeitura de Teutônia que totaliza mais de R$ 85 mil mensais.

O Município atendeu à solicitação da casa de saúde, que requereu, de forma temporária, o pagamento pelo teto mensal o complemento da clínica médica, não vinculado à quantidade de atendimentos realizados, nas competências de maio, junho e julho, perfazendo um total de R$ 85.840,00 por mês. Este valor será aplicado à despesas adicionais previstas para o custeio dos profissionais de saúde que atuarão nesta unidade.

O prefeito, Jonatan Brönstrup, ressalta a importância do trabalho realizado pelo hospital. “Estamos empenhados para que o Hospital Ouro Branco possa continuar prestando, com excelência, o seu atendimento à população teutoniense, especialmente neste período de pandemia, onde a casa de saúde mostra ainda mais a sua importância”, frisa.

A estrutura anterior, com dez leitos clínicos, atingiu 100% da sua ocupação na tarde do dia 7. “A ampliação foi definida pela direção do HOB considerando o crescimento da procura e da necessidade de internações registradas ao longo daquela semana”, destaca o diretor-executivo do hospital, André Lagemann.

A segunda ala de isolamento do HOB possui oito novos leitos. A casa de saúde também irá estruturar equipes assistenciais de enfermagem e médica exclusivas para atender esses pacientes. “Considerando que ainda teremos um período bastante crítico pela frente, com a chegada dos dias mais frios e do Inverno, estamos nos precavendo e ampliando a estrutura para esse atendimento do Covid-19”, confirma Lagemann.

O setor de isolamento também conta com antessala, onde as equipes assistenciais se paramentam com todos os EPIs necessários para a assistência aos pacientes, considerando o alto índice de contágio do vírus.

Foto: divulgação
Hospital conta com oito novos leitos de isolamento