HORÁRIO DE ATENDIMENTO De segundas às sextas-feiras,
das 7h30min às 11h30min, 13h às 17h

Professores das cooperativas escolares de Teutônia participam de qualificação na Serra Gaúcha

Grupo teutoniense participou da 3ª Tertúlia das Cooperativas Escolares, em Vila Flores

3 de março, 11h44min

divulgação
Grupo teutoniense que participou do evento
Grupo teutoniense que participou do evento

Os professores orientadores das 10 cooperativas escolares de Teutônia iniciaram o ano com qualificação, por meio da vivência de novas experiências de aprendizado, mediação e mobilização. O grupo teutoniense participou da 2ª Tertúlia das Cooperativas Escolares, em Vila Flores, nos dias 27 e 28 de fevereiro, evento que foi uma promoção da Sicredi Ouro Branco, de Teutônia, e Sicredi Serrana, de Carlos Barbosa.
Durante o evento, os participantes trocaram experiências, além de terem momentos de integração e capacitação. A Tertúlia ainda fez um resgate ao termo utilizado na Europa no século XIX, em referência aos locais que reuniam intelectuais, artistas e pensadores para dialogar sobre diversas inquietações e ideias em busca do bem comum.
A programação ainda contemplou três palestras: “Mediação nas Cooperativas Escolares”, com Lui Nörnberg, professor da Universidade Federal de Pelotas; “Mobilização social na comunidade escolar”, com Luci Fornari Abreu, representando a Sicredi Centro Serra; e “Diálogos entre a BNCC e as Cooperativas Escolares”, Everaldo Marini, que assessora pedagogicamente a as cooperativas escolares.

Foto: divulgação
Tertúlia da Cooperativas Escolares ocorreu em Vila Flores

A Secretaria de Educação de Teutônia esteve representada pelo subsecretário, Carlos Evandro Schneider, e pela coordenadora pedagógica Cristiane Hunning Bom. “A participação nas cooperativas escolares oportuniza aos estudantes do nosso município vivências transformadoras, de protagonismo, liderança, cooperação e, sobretudo, humanização, sendo papel do professor orientador mediar este processo”, enaltece Cristiane.
Para Schneider, a ideia de reunir Tertúlia e cooperativismo em um único evento possibilita uma construção inigualável de desenvolvimento humano. “É a solidariedade e democracia vivenciados na prática. São estes valores que queremos passar aos nossos estudantes, e não melhor do que nós, disseminadores desta proposta, participarmos desta experiência”, sublinha.
Também estiveram presentes no evento o presidente do Sistema Ocergs/Sescoop, Vergilio Frederico Perius; presidente da Sicredi Serrana, Marcos André Balbinot; presidente da Sicredi Ouro Branco, Neori Ernani Abel; a analista técnica da área de promoção social da Sescoop/RS, Ubiracy Barbosa Ávila; e Fabiana Bartholomay, representando a Fundação Sicredi.
Teutônia conta atualmente com 10 cooperativas escolares, sendo sete de escolas da rede municipal. O programa é fomentado pela Sicredi Ouro Branco, sendo assessorado pedagogicamente pelo professor Everaldo Marini, e conta com a parceria da Secretaria de Educação.
As cooperativas escolares são associações de estudantes com finalidade educativa, podendo desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos associados. Tem como principal objetivo, oportunizar aos jovens uma formação que contribua com o desenvolvimento de futuros líderes, gestores, empreendedores e cidadãos com senso de responsabilidade e participação, através da vivência de um modelo cooperativo sustentável.

Foto: divulgação
Tertúlia da Cooperativas Escolares ocorreu em Vila Flores

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer