Projeto Sorrindo para o Futuro atenderá aproximadamente 2.500 alunos

Iniciativa é desenvolvida pela Secretaria de Educação e pelo Sesc, em parceria com a Secretaria de Saúde, com o objetivo de melhorar o bem-estar das crianças a partir da formação de hábitos saudáveis. Alunos estão recendo, durante o mês de maio, kits de higiene bucal

20 de maio, 7h30min

Matheus Prates
Joca, mascote do projeto, auxiliou na entrega dos kits

Melhorar o bem-estar das crianças a partir da formação de hábitos saudáveis. Este é o objetivo de uma iniciativa iniciada no mês de maio nas escolas da rede municipal de ensino de Teutônia e que atenderá aproximadamente 2.500 alunos do Pré ao 5º ano. Trata-se do projeto Sorrindo para o Futuro, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e Serviço Social do Comércio (Sesc), em parceria com a Secretaria de Saúde. O programa também estimula e incentiva as escolas públicas a construírem uma rotina de hábitos de higiene bucal, alimentação e atividades físicas mais benéficas à saúde.
Desde a segunda semana de maio, os kits, compostos por um estojo com escova, creme e fio-dental começaram a ser distribuídos nos educandários de Teutônia pelos representantes das secretarias de Educação e Saúde, acompanhados da técnica em saúde bucal e coordenadora projeto Sorrindo para o Futuro do Sesc Lajeado, Neusa Fátima Gall, e do Joca, mascote do programa.

Foto: Matheus Prates
Durante entrega dos kits, alunos aprenderam sobre a importância da saúde bucal

Para o prefeito, Jonatan Brönstrup, que acompanhou a entrega dos kits em algumas escolas, a iniciativa não beneficia somente os alunos atendidos. “Tão importante quando tratar é cuidar. Neste sentido, o programa beneficia alunos de forma direta e eles se tornam multiplicadores do conceito e, assim, contribuem para a sociedade como um todo”, enaltece.

Foto: Matheus Prates
Executivo acompanhou a entrega dos kits em algumas escolas

A titular da Secretaria de Educação, Rosana Schneider Rührwiem, ressalta a importância das escolas incentivarem as crianças a ter hábitos saudáveis. “É desde cedo que as crianças devem aprender a manter uma higiene bucal adequada. Inúmeros benefícios acontecem quando se tem práticas saudáveis de saúde, como prevenção de doenças e melhora na qualidade de vida”, frisa.
A entrega dos aproximadamente 2.500 kits ocorre até o final do mês de maio. No momento, o dentista da Secretaria de Saúde está percorrendo os educandários para realizar a avaliação odontológica. Assim, em casos em que há necessidade de procedimentos odontológicos, os mesmos serão encaminhados para o atendimento junto à Unidade Móvel de Saúde, que cumprirá roteiro nos educandários de Teutônia.
O Projeto Sorrindo para o Futuro é pioneiro no Brasil e é realizado desde 2003 pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc em parceria com as prefeituras. A iniciativa visa trabalhar na prevenção de fatores de risco comuns às doenças crônicas, estimulando a formação de escolas promotoras de saúde e gerando motivação e envolvimento da comunidade escolar.

CRÉDITOS DO TEXTO: Larissa Santos e Édson Luís Schaeffer