HORÁRIO DE ATENDIMENTO De segundas às sextas-feiras,
das 7h30min às 11h30min, 13h às 17h

Projeto Sorrindo para o Futuro atenderá aproximadamente 2.500 alunos

Iniciativa é desenvolvida pela Secretaria de Educação e pelo Sesc, em parceria com a Secretaria de Saúde, com o objetivo de melhorar o bem-estar das crianças a partir da formação de hábitos saudáveis. Alunos estão recendo, durante o mês de maio, kits de higiene bucal

20 de maio, 7h30min

Matheus Prates
Joca, mascote do projeto, auxiliou na entrega dos kits
Joca, mascote do projeto, auxiliou na entrega dos kits

Melhorar o bem-estar das crianças a partir da formação de hábitos saudáveis. Este é o objetivo de uma iniciativa iniciada no mês de maio nas escolas da rede municipal de ensino de Teutônia e que atenderá aproximadamente 2.500 alunos do Pré ao 5º ano. Trata-se do projeto Sorrindo para o Futuro, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e Serviço Social do Comércio (Sesc), em parceria com a Secretaria de Saúde. O programa também estimula e incentiva as escolas públicas a construírem uma rotina de hábitos de higiene bucal, alimentação e atividades físicas mais benéficas à saúde.
Desde a segunda semana de maio, os kits, compostos por um estojo com escova, creme e fio-dental começaram a ser distribuídos nos educandários de Teutônia pelos representantes das secretarias de Educação e Saúde, acompanhados da técnica em saúde bucal e coordenadora projeto Sorrindo para o Futuro do Sesc Lajeado, Neusa Fátima Gall, e do Joca, mascote do programa.

Foto: Matheus Prates
Durante entrega dos kits, alunos aprenderam sobre a importância da saúde bucal

Para o prefeito, Jonatan Brönstrup, que acompanhou a entrega dos kits em algumas escolas, a iniciativa não beneficia somente os alunos atendidos. “Tão importante quando tratar é cuidar. Neste sentido, o programa beneficia alunos de forma direta e eles se tornam multiplicadores do conceito e, assim, contribuem para a sociedade como um todo”, enaltece.

Foto: Matheus Prates
Executivo acompanhou a entrega dos kits em algumas escolas

A titular da Secretaria de Educação, Rosana Schneider Rührwiem, ressalta a importância das escolas incentivarem as crianças a ter hábitos saudáveis. “É desde cedo que as crianças devem aprender a manter uma higiene bucal adequada. Inúmeros benefícios acontecem quando se tem práticas saudáveis de saúde, como prevenção de doenças e melhora na qualidade de vida”, frisa.
A entrega dos aproximadamente 2.500 kits ocorre até o final do mês de maio. No momento, o dentista da Secretaria de Saúde está percorrendo os educandários para realizar a avaliação odontológica. Assim, em casos em que há necessidade de procedimentos odontológicos, os mesmos serão encaminhados para o atendimento junto à Unidade Móvel de Saúde, que cumprirá roteiro nos educandários de Teutônia.
O Projeto Sorrindo para o Futuro é pioneiro no Brasil e é realizado desde 2003 pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc em parceria com as prefeituras. A iniciativa visa trabalhar na prevenção de fatores de risco comuns às doenças crônicas, estimulando a formação de escolas promotoras de saúde e gerando motivação e envolvimento da comunidade escolar.

Foto: Matheus Prates
Escolas receberam kits de higiene bucal
Foto: Matheus Prates
Escolas receberam kits de higiene bucal
Foto: Matheus Prates
Escolas receberam kits de higiene bucal

CRÉDITOS DO TEXTO: Larissa Santos e Édson Luís Schaeffer