HORÁRIO DE ATENDIMENTO De segundas às sextas-feiras,
das 7h30min às 11h30min, 13h às 17h

Segunda fase da vacinação contra a gripe inicia nesta quinta-feira

Dentre os públicos-alvos, estão os doentes crônicos e motoristas profissionais. Vacinação para estes públicos ocorre na Comunidade Cristã, em frente ao Centro Avançado de Saúde. Paralelamente, segue vacinação domiciliar de idosos na área urbana e nas comunidades nas localidade do interior. Quantitativo de doses disponibilizadas para esta semana é baixo

15 de abril, 18h45min

Paulo Sérgio Rosa/arquivo
Vacinação contra gripe segue de forma domiciliar para os idosos
Vacinação contra gripe segue de forma domiciliar para os idosos

Assim como em todo o país e mesmo com baixo quantitativo de doses disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, Teutônia inicia nesta quinta-feira, dia 16 de abril, a segunda-fase da vacinação contra gripe, que, dentre os públicos-alvo, contempla motoristas profissionais e doentes crônicos. A vacinação deste público ocorre na Comunidade Cristã, em frente ao Centro Avançado de Saúde, no Bairro Canabarro.

Além dos portadores de doenças crônicas e dos caminhoneiros e profissionais de transporte coletivo e portuários, a segunda fase ainda contempla indígenas, profissionais das forças de segurança e salvamento, população privada de liberdade, inclusive adolescentes, e funcionários do sistema prisional.

Os portadores de doenças crônicas deverão apresentar atestado médico com o CID da doença para receberem a vacina. Já os caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo deverão apresentar documento comprobatório da atuação, como carteira de trabalho, contracheque  com documento de identidade, carteira de sócio de sindicato da categoria, carteira de habilitação (C, D e E) ou crachá funcional. Os motoristas de aplicativo e táxi não se enquadram nesta fase.

Importante ressaltar que como o quantitativo de doses disponibilizadas esta semana é baixa e também há a prioridade de concluir a vacinação dos idosos. Por isso, solicita-se a compreensão dos públicos-alvos, até porque a campanha de vacinação segue até o dia 22 de maio, sendo que não é preciso ter pressa para se imunizar.

 

Vacinação dos idosos

Paralelamente ao início da segunda fase, Teutônia ainda tem como prioridade concluir a vacinação contra a gripes nos idosos, de forma domiciliar na área urbana e nas comunidades, conforme cronograma, nas localidades do interior. Importante: idosos não devem procurar os postos de saúde e o posto de vacinação na Comunidade Cristã, pois integram o público de risco do novo coronavírus (Covid-19).

Na área urbana, a vacinação domiciliar já foi concluída nos bairros Canabarro, Teutônia, Languiru e Centro Administrativo. Se algum idoso destas regiões não recebeu a vacina, o mesmo deve entrar em contato, por telefone, com o posto de saúde de referência, para que as equipes de vacinação possam elaborar uma nova estratégia de vacinação deste público. Nas demais áreas, a vacinação seguirá de forma gradativa, conforme disponibilidade das doses.

Diferente da área urbana, no interior a vacinação ocorrerá em pontos pré-definidos, como centros comunitários ou escolas. Neste locais, há opção de se realizar a vacinação no formato drive-thru, isto é, não havendo a necessidade de descer do veículo para ser imunizado. Cada localidade terá um turno em que será aplicada a vacina e o cronograma será gradativo, conforme disponibilidade das doses. Nesta quinta-feira, a vacinação será da seguinte forma:

– Linha Germano Fundos, das 8h às 11h, na sede do Flamengo;

– Linha Germano Frente, das 13h30min às 16h, na sociedade;

– Linha Wink, das 9h às 11h, no ginásio;

– Morgenland e Major Bandeira, das 13h30min às 16h, na sede do Grupo do Lar.

Se houver pessoas acamadas ou que não podem se deslocar até os locais de vacinação, as equipes devem ser comunicadas no dia da imunização. Da mesma forma, solicita-se a compreensão dos idosos, até porque a campanha de vacinação segue até o dia 22 de maio.

 

Mais informações

O público alvo total de Teutônia representa 8.918 pessoas (sem contar os caminhoneiros e motoristas de transportes coletivos). A meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis. Visando ampliar o acesso à vacinação dos grupos mais vulneráveis, as pessoas de 55 anos a 59 anos de idade também serão vacinadas na terceira fase da campanha.

Durante o período de campanha, que segue até o dia 22 de maio, a vacina da gripe estará disponível somente para pessoas dos grupos prioritários. O Dia D será dia 9 de maio. Solicita-se que as pessoas apresentem, no momento da vacinação, o documento de identificação e a carteirinha de vacinação. Para as gestantes, solicita-se também que apresentem o cartão da gestante.

As fases contemplam os seguintes grupos prioritários:

>>> 1ª FASE – em andamento

– idosos (60 anos ou mais)

– profissionais da saúde

 >>> 2ª FASE – 16 de abril a 8 de maio

– Caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários

– Profissionais das forças de segurança e salvamento

– Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais

– Povos indígenas

– População privada de liberdade, inclusive adolescentes

– Funcionários do sistema prisional.

>>> 3ª FASE – a partir do dia 9 de maio

– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos

– Gestantes

– Puérperas

– Professores das escolas públicas e privadas

– Adultos de 55 a 59 anos de idade

– Pessoas com deficiência

 

 

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer