HORÁRIO DE ATENDIMENTO De segundas às sextas-feiras,
das 7h30min às 11h30min, 13h às 17h

Serviço de Inspeção Municipal de Teutônia é referência para Bom Retiro do Sul

Comitiva de Bom Retiro do Sul conheceu o SIM e conheceu uma agroindústria, bem como buscou informações sobre a adesão de Teutônia ao Susaf

8 de junho, 8h30min

divulgação
 Comitiva de Bom Retiro do Sul conheceu o Serviço de Inspeção Municipal de Teutônia
Comitiva de Bom Retiro do Sul conheceu o Serviço de Inspeção Municipal de Teutônia

O trabalho desenvolvido pela Secretaria de Agricultura de Teutônia na valorização das agroindústrias está gerando vários frutos. Na quinta-feira, dia 04 de junho, representantes do município de Bom Retiro do Sul estiveram em Teutônia conhecendo o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e como o município se adequou ao Sistema Unificado de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf).

A comitiva de Bom Retiro do Sul foi composta pelo coordenador de Indústria e Comércio, Carlos Henrique Dullius; coordenador de Agricultura e Meio Ambiente, William Roberto Faleiro; e o médico veterinário Henrique Schwertner Goellner. Eles foram recebidos pela subsecretária de Agricultura e Meio Ambiente, Nara Regina Nichterwitz, e pela médica veterinária e coordenadora do SIM de Teutônia, Candice Schmidt.

Teutônia aderiu ao sistema em 2018 e já possui cinco agroindústrias autorizadas a utilizar o selo do Susaf, o que permite a comercialização dos produtos em todo o Estado. Por isso, os representantes da Prefeitura de Bom Retiro do Sul conheceram o funcionamento do SIM e os passos que o Município de Teutônia deu para aderir ao Susaf, bem como iniciar a regulamentação do SIM no município vizinho. Na oportunidade, ainda conheceram a agroindústria familiar de queijos Casa Schneider, na Linha Ribeiro.

Nara Regina Nichterwitz destaca que Teutônia tem servido de referência a outras cidades no que se refere às agroindústrias. “As pessoas veem nosso município como um modelo a ser seguido. Isso é motivo de alegria para todos nós, pois entendemos que as agroindústrias são alternativa de renda e qualidade de vida no campo”, salienta.

O trabalho feito em Teutônia tem despertado a atenção de empreendedores de outros municípios. Comitivas de vários municípios, como Tabaí, São José do Sul e Montenegro, já vieram a Teutônia para conhecer o Serviço de Inspeção Municipal e as agroindústrias, bem como buscar informações sobre a adesão ao Susaf.

Foto: divulgação
Comitiva também conheceu a queijaria Casa Schneider

 

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer