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SIMERS visita Secretaria de Saúde e elogia transparência

A principal demanda foi com relação a sobrecarga de trabalho dos médicos em função do planejamento de férias realizado no final do ano de 2020, e concedidas para os meses de janeiro e fevereiro.

9 de fevereiro, 10h33min

Imprensa Teutônia

No início do mês de fevereiro o Secretário Municipal de Saúde, Juliano Renato Körner, e o subsecretário, Alisson Saldanha da Costa, receberam o representante jurídico do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS), Rafael Andrade, a fim de estreitar laços entre a instituição e o município.

O sindicato representa a classe médica e veio se colocar à disposição, com o objetivo de fortalecer relações e intermediar o diálogo.

O representante agradeceu a recepção e a transparência quanto as informações repassadas com relação a sobrecarga de trabalho dos médicos, que estão trabalhando para cobrir os profissionais que entraram de férias neste primeiro mês do ano. Foram 11 profissionais, que de forma intercalada, estiveram em período de férias no mês de janeiro, as quais foram planejadas e concedidas ainda em 2020, o que sobrecarregou o sistema de atendimento nos postos de saúde, principalmente quanto a oferta de profissionais com especialidade, como no caso da pediatria.

O Secretário de Saúde, Juliano Renato Körner, reforçou que as férias são de direito dos profissionais, que executam com muito empenho e dedicação o serviço e precisam desse descanso. “Os profissionais de saúde foram os que mais sofreram e estão em uma situação de esgotamento psicológico e físico devido à pandemia, em virtude do aumento de demandas em todas as unidades de saúde. Nós sabemos o quanto este período de descanso é importante e necessário, porém, foi concedido o período para onze profissionais, de forma intercalada, mas dentro de um mesmo mês, e o reflexo dessa ação foi sentido diretamente pela população”, enfatizou.

O Subsecretário, Alisson Saldanha da Costa, destaca que mesmo com quadro reduzido de profissionais, houve um aumento muito expressivo nos atendimentos do Centro Avançado de Saúde, se comparado ao mês de janeiro de 2020. “Em janeiro de 2020, foram atendidas 555 pessoas no CAS, e em janeiro deste ano, 2.386 pessoas foram atendidas, ou seja, houve um aumento de 429% em quantidade de atendimentos, somente no CAS”, concluiu.

O prefeito Celso Aloísio Forneck destacou que a equipe de profissionais da saúde está focada em resolver os principais gargalos que foram identificados nos postos de saúde. “Estamos acompanhando de perto a situação e, em conjunto, definindo estratégias resolutivas, através de mudanças que visam melhorar o atendimento e a execução dos serviços. A partir de março diversas melhorias serão implementadas”, finaliza.