Sociobiodiversidade foi tema do Encontro Anual dos Grupos Organizados do Lar de Teutônia

30 de setembro, 7h30min

divulgação
Encontro ocorreu na Linha São Jacó

Na tarde do dia 26 de setembro, em Linha São Jacó, foi realizado o Encontro Anual dos Grupos Organizados do Lar, acompanhados pela Emater-RS/Ascar de Teutônia. O encontro, que ocorre a cada ano em uma localidade diferente, tem o objetivo de promover, além do reencontro e confraternização entre diferentes comunidades, o resgate da sociobiodiversidade, através da troca de mudas e sementes entre todas as participantes.
Recebidas com música e animação, as aproximadamente 50 mulheres de 10 localidades do município, estiveram representando os Grupos do Lar Esperança, A União Faz a Força, Major Bandeira, Várzea, Girassol, 24 de Maio e Freüe Stunde. Em 2019, mais de 50 espécies como feijões, tubérculos, plantas medicinais, condimentares e aromáticas, ornamentais, entre outras, foram trazidas pelas participantes para partilha e troca.
O tema Sociobiodiversidade na Alimentação também foi desenvolvido pela assistente técnica regional da Emater Elizângela Mainardi Roso Teixeira, que coordenou um bate-bapo com as presentes sobre segurança e soberania alimentar, e riqueza e diversidade dos alimentos regionais.
O que é Sociobiodiversidade? É a relação entre bens e serviços gerados a partir de recursos naturais, voltados à formação de cadeias produtivas de interesse de povos e comunidades tradicionais e de agricultores familiares.

Foto: divulgação
Durante o encontro houve apresentação musical
Troca de mudas e sementes é uma das marcas dos encontros
Troca de mudas e sementes é uma das marcas dos encontros