HORÁRIO DE ATENDIMENTO De segundas às sextas-feiras,
das 7h30min às 11h30min, 13h às 17h

Solidariedade: cooperativa escolar arrecada donativos em prol das famílias atingidas pelas enchentes e em vulnerabilidade

Iniciativa foi liderada pela cooperativa escolar da Escola Professor Teobaldo Closs. Donativos foram entregues ao Corpo de Bombeiros Voluntários, que os destinará às famílias da região

3 de agosto, 15h30min

Édson Luís Schaeffer
Donativos foram entregues ao Corpo de Bombeiros Voluntários, que destinará às famílias em vulnerabilidade
Donativos foram entregues ao Corpo de Bombeiros Voluntários, que destinará às famílias em vulnerabilidade

Teutônia é conhecida como a “Terra do Cooperativismo” e, por isso, tem estimulado as novas gerações aos princípios cooperativistas. E isso ficou evidente durante o mês de julho, quando a Cooperativa Escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Teobaldo Closs (Coopertec), do Bairro Canabarro, realizou uma campanha de arrecadação de donativos em prol das famílias atingidas pelas enchentes na região e em vulnerabilidade no município.

A campanha surgiu a partir de troca de ideias entre a diretoria da Coopertec, iniciativa que foi liderada pelo presidente do Conselho de Administração, Alex Diogo Cortina, aluno do 8º ano. “A campanha iniciou a partir de vídeo com os próprios alunos da Cooperativa fazendo o chamamento para que a comunidade escolar viesse a participar. O vídeo foi divulgado nos grupos de Whatsapp das turmas e no Facebook da Cooperativa”, explica Cortina.

O resultado do Projeto de Arrecadação de Donativos, como foi denominada a campanha, surpreendeu os alunos. “Um grande número de pessoas da comunidade escolar, pais e professores contribuíram. Foram muitas sacolas de roupas, sapatos, kits de ranchos, caixas de leite e  produtos de limpeza. Mesmo com o isolamento e o distanciamento social, conseguimos arrecadar muito mais que esperávamos”, avalia o presidente.

Foto: Édson Luís Schaeffer
Campanha foi liderada pela Cooperativa Escolar

Na tarde desta segunda-feira, dia 3 de agosto, os donativos arrecadados foram entregues ao Corpo de Bombeiros Voluntários de Teutônia. A corporação fará a destinação às famílias em vulnerabilidade do município e às pessoas atingidas pela enchente histórica do Rio Taquari na região.

A professora orientadora da Coopertec, Raquel Soares, destaca a ação realizada pelos alunos da Coopertec. “A iniciativa deles nos faz acreditar num futuro melhor. Essas ações mostram o quanto estes projetos são importantes para o desenvolvimento dos alunos, princípios que levarão para o futuro”, pontua.

A secretária de Educação, Rosana Schneider Rühwiem, enaltece o papel desenvolvimento pelas cooperativas escolares. “A iniciativa da Coopertec mostra a essência do cooperativismo, ao mesmo tempo em que estimula a liderança. É emocionante ver os jovens assumindo este papel de liderança e desenvolver ações em prol do próximo”, frisa.

Teutônia conta atualmente com 10 cooperativas escolares, sendo sete de escolas da rede municipal. O programa é fomentado pela cooperativa Sicredi Ouro Branco, sendo assessorado pedagogicamente pelo professor Everaldo Marini, e conta com a parceria da Secretaria de Educação.

Foto: Édson Luís Schaeffer
Donativos foram entregues ao Corpo de Bombeiros Voluntários, que destinará às famílias em vulnerabilidade

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer