Terceira edição da Ação Consciência Limpa ocorre dia 21 de novembro

Ação contempla mutirão de coleta de resíduos ao longo de 11 quilômetros da ERS-128 (Via Láctea)

17 de novembro, 9h00min

Édson Luís Schaeffer/arquivo
Ação Consciência Limpa ocorre em sua 3ª edição

Com o objetivo de ampliar o trabalho de conscientização ambiental, que é desenvolvido durante todo o ano, além de prevenir potenciais criadouros de vetores, entre eles, o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya, Teutônia realizará a terceira edição da Ação Consciência Limpa. A ação ocorrerá no dia 21 de novembro e, este ano, somente contemplará o mutirão de coleta de resíduos e, em paralelo, a ação de descarte consciente de lixo eletrônico.

Neste ano, o mutirão de coleta de resíduos se concentrará ao longo de 11 quilômetros das margens da rodovia ERS-128 (Via Láctea), desde a interseção com a RSC-453 (Rota do Sol) até a divisa com Fazenda Vilanova (acesso à localidade de Posses). Os voluntários se reunirão às 8h do dia 21 no Pavilhão Multiuso do Centro Administrativo, onde receberão material e, em equipes, se deslocarão a trechos específicos da rodovia. Servidores da Prefeitura, colaboradores de empresas e comunidade em geral estão convidados para participarem do mutirão.

Foto: Édson Luís Schaeffer/arquivo
Ação Consciência Limpa ocorre em sua 3ª edição

Em 2018, a mesma ação recolheu aproximadamente 10 toneladas de lixo ao longo de 20 quilômetros das margens das rodovias ERS-128 (Via Láctea) e RSC-453 (Rota do Sol). Em 2019, também foram aproximadamente 10 toneladas de resíduos recolhidos, desta vez ao longo de cinco quilômetros da ferrovia, no trecho compreendido entre a Vila KS e a divisa de Teutônia e Paverama.

A Ação Consciência Limpa é uma realização da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e do Conselho Municipal de Meio Ambiente. A iniciativa ainda conta com o apoio das demais secretarias, além da Vigilância Sanitária, entidades e empresas representadas no Conselho.

Foto: Édson Luís Schaeffer/arquivo
Ação Consciência Limpa ocorre em sua 3ª edição

Paralelo a isso, no dia 21 também ocorre a ação de descarte consciente de lixo eletrônico, iniciativa que integra o movimento socioambiental teutoniense Revive Boa Vista, em sua 11ª edição. Nesse dia, das 8h às 12h, tendo por local o Pavilhão Multiuso, no Centro Administrativo, haverá posto de coleta de eletrônicos, sucatas, cartões magnéticos, celulares e baterias (exceto de veículos), além de óleo de cozinha.

A atividade é uma iniciativa da Unidade Parceiros Voluntários de Teutônia, com apoio do Município de Teutônia e das mantenedoras da ONG – CIC, Certel, Couros Bom Retiro, Seccare, Cooperativa Languiru e Sicredi Ouro Branco.

Foto: Paulo Sérgio Rosa/arquivo
No ano passado, mutirão de coleta de resíduos foi feito ao longo da ferrovia

————

NOTA: Notícia feita em 11/11/2020, mas publicada no site da Prefeitura somente em 17/11/2020, em atenção à Legislação Eleitoral.