Teutônia e Westfália iniciam obra da nova ponte sobre o Arroio Boa Vista

Obra foi iniciada nesta segunda-feira, dia 22 de junho, pela Construtora Edil Eireli

22 de junho, 17h36min

Cada município será responsável pelos ajustes na cabeceira da ponte no lado que lhe compete

Uma semana após o ato de assinatura da ordem de início das obras, mais um importante passo para a construção da nova ponte sobre o Arroio Boa Vista foi dado nesta segunda-feira, dia 22 de junho. Ainda pela manhã, as secretarias de Obras de Teutônia e Westfália, juntamente com a empresa vencedora do processo licitatório, iniciaram a terraplanagem e a limpeza da área.

A obra é considerada histórica para os dois municípios. A ponte atual, de madeira, construída na década de 50, serve de interligação entre a Linha Frank (Westfália) e o Bairro Boa Vista (Teutônia). A mesma está localizada em uma via importante para o escoamento da produção primária e para o desenvolvimento da economia dos dois municípios, uma vez que este trecho integra a Rodovia Transcitrus, que interliga os Vales do Taquari e Caí.

Com valor inicial projetado em R$ 1.194.916,16, agora licitada a obra sairá por R$ 988.107,13, representando uma economia de R$ 206.809,03 aos cofres públicos. A estrutura será construída pela Construtora Edil Eireli, de Teutônia.

Secretarias de Obras dos dois municípios iniciaram a obra nesta segunda-feira

Por estar localizada na divisa entre os dois municípios, cada prefeitura irá arcar com metade do valor da estrutura, a exemplo de outras etapas da elaboração do projeto, e será responsável pelos ajustes na cabeceira da ponte no lado que lhe compete. E são justamente os ajustes iniciais que as duas prefeituras começaram nesta segunda-feira, para que a estrutura possa ser construída.

A nova ponte será em concreto armado e terá 36,75 metros de extensão e 9,70 metros de largura, contando com duas pistas de rolamento (em sentidos opostos) e duas faixas para pedestres e ciclistas. A ponte terá capacidade para veículos de até 45 toneladas e terá sua altura elevada, visando evitar o bloqueio do trecho em dias de enchente do Arroio Boa Vista.

O início da obra ainda no primeiro semestre de 2020 foi possível graças à rápida análise do projeto para a emissão da licença ambiental pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). A obra será executada com recursos próprios dos municípios e a previsão é de que a nova ponte sobre o Arroio Boa Vista seja concluída ainda neste ano.

Os prefeitos de Teutônia, Jonatan Brönstrup, e de Westfália, Otávio Landmeier, acompanharam o início das obras na manhã desta segunda-feira. “Estamos muito felizes em tirar do papel esta obra tão importante para os dois municípios, trazendo mais segurança para quem trafega por este local e facilitando o escoamento da produção, já que a ponte atual é arcaica frente à modernidade e eficiência produtiva das propriedades rurais desta região”, frisou Brönstrup.

Prefeitos dos dois municípios acompanharam o início da obra

Landmeier lembrou que, quando Westfália ainda pertencia à Teutônia, já se falava da necessidade de construção de uma nova estrutura no local. “Esta ponte não será importante somente para Teutônia e Westfália, mas para toda a região, já que esta estrada interliga os Vales do Taquari e Caí. É um desafio para os dois municípios, neste momento, fazer uma obra deste porte, mas esta ponte é muito necessária e, por isso, não podíamos deixar de fazê-la”, enalteceu.

Por ora, o tráfego pela ponte seguirá normalmente, mas, em função das obras, poderão ocorrer bloqueios na via em determinados momentos ao longo dos próximos dias. Por isso, recomenda-se que motoristas, na medida do possível, evitem trafegar pelo local.

Prefeitos dos dois municípios acompanharam o início da obra

Etapas importantes

No primeiro semestre de 2017, o município de Westfália já iniciou a mudança do leito e aterro da estrada, fazendo com que famílias residentes no Travessão não mais ficassem ilhadas em dias de cheia do Arroio Boa Vista. A segunda etapa, até próximo à ponte, foi executada no ano de 2018. Posteriormente, parte do trecho elevado também recebeu pavimentação asfáltica.

Concluída a primeira parte, de responsabilidade do município de Westfália, iniciaram-se as tratativas para a construção da nova ponte em parceria com o município de Teutônia. Após reuniões técnicas, tiveram andamento diversas etapas necessárias e importantes para a execução desta obra histórica: assinatura do convênio entre Westfália e Teutônia; sondagem do solo para elaboração do projeto; elaboração do projeto estrutural por empresa especializada; contratação de empresa para o licenciamento ambiental; análise e aprovação do licenciamento pela Fepam; e licitação da construção da ponte em concreto armado.

Na semana passada, dia 15 de junho, ocorreu o ato de assinatura da ordem de início da obra, junto à atual ponte, contando com a presença de autoridades westfalianas e teutonienses, da presidente da Fepam, Marjorie Kauffmann, e de representantes das empresas envolvidas na execução do projeto, Construtora Edil Eireli e SMB Engenharia.

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer/AI Teutônia e Paloma Driemeyer Valandro/AI Westfália