HORÁRIO DE ATENDIMENTO De segundas às sextas-feiras,
das 7h30min às 11h30min, 13h às 17h

Teutônia promove Festival Internacional Online de Coros

Transmissão ocorre nesta sexta-feira, dia 27 de novembro, no Facebook da Associação de Coros de Teutônia (Acote), com a participação de 14 corais

24 de novembro, 9h32min

Édson Luís Schaeffer/arquivo
Este ano, corais se reinventaram e promoverão um festival internacional online
Este ano, corais se reinventaram e promoverão um festival internacional online

A tradição de Teutônia no canto coral estará em evidência nesta sexta-feira, dia 27 de novembro. É o 1º Festival Internacional Online de Coros: Teutônia – Capital Nacional do Canto Coral, que será transmitido pelo Facebook da Associação de Coros de Teutônia (Acote), pelo Facebook da Prefeitura e pelo Youtube da Rádio Popular FM, a partir das 20h. Serão 14 corais participantes do Brasil, Argentina, Paraguai, Estados Unidos e Alemanha.

Tradicionalmente, ocorre o festival de coros regional, promovido pelo Coral Municipal de Teutônia, o que não seria possível em 2020 em função da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). No entanto, a pandemia trouxe a possibilidade de se realizar um festival internacional, de forma online, tendo em vista ainda que os coros do mundo inteiro não estão conseguindo realizar os seu encontros de forma presencial.

Desta forma, cada coro está enviando uma música pré-gravada em vídeo, em forma de mosaico, com cada coralista em sua casa. E no dia 27, a partir das 20h, as canções pré-gravadas serão reproduzidas em forma de live pela página da Acote no Facebook, tendo como canal alternativo o Youtube da Rádio Popular FM, com apresentadores na transmissão ao vivo.

Participarão do festival os seguintes coros:

– Coral Municipal de Teutônia (RS);

– Coral Municipal Anos Dourados, de Teutônia (RS);

– Coral Municipal Infantojuvenil de Teutônia (RS);

– Vocal Entretantos, de Novo Hamburgo (RS);

– Coral do Instituto de Educação em Artes, de Goiânia (GO);

– Grupo Vocal Terça Maior, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), de Curitiba (PR);

– Coro Elo de Vozes, de Bom Princípio (RS);

– Coral Fratelli, de Ibirubá (RS);

– Coral do Litoral, de Balneário Camboriú (SC);

– Coro Espelho Sonoro IFRS, de Caxias do Sul (RS);

– Coro Infanto Municipal de Encarnacion, Paraguai;

– Coro de la Universidad de Belgrano, Argentina;

– Indianapolis Symphonic Choir, Estados Unidos;

– Coral de Darmstadt, Alemanha, com integrantes dos coros MixDur, QuerBeat e Git on Boa’d.

Conforme o maestro dos corais Municipal e Anos Dourados de Teutônia e diretor artístico do festival, Martin Altevogt, o objetivo é propiciar o intercâmbio entre artistas, coralistas e público de forma virtual, além de reforçar a identidade cultural do município, que detém o título de Capital Nacional do Canto Coral. “Diversos corais entoarão canções criando uma atmosfera de alegria e encantamento. Serão mais de 300 vozes que vão encantar e levar a música de qualidade aos lares, enobrecendo o ser humano através da arte e contribuindo para a construção de um mundo melhor”, destaca.

 

 

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer